Inovação é Prática, não é Discurso

De tempos em tempos alguns conceitos e ideias passam a dominar o mundo corporativo.

Para destacarmos apenas três: Inteligência Artificial, ESG, Diversidade.

Esses movimentos são como uma resposta às pressões da sociedade, à evolução tecnológica, às mudanças de comportamento, por exemplo, que impactam diretamente a relação de consumo e a própria sustentabilidade dos negócios.

Natural, portanto, que as empresas se movimentem. E, nesse sentido, passa a ser natural também que o conceito de Inovação esteja no centro da estratégia.

A questão está em separar o que é discurso daquilo que é prática.

Falar em inovação é bem mais fácil do que definir, implementar e sustentar as ações.

É bonito, é “politicamente correto”, é moderno, chama a atenção, é uma boa peça de propaganda, mas em boa parte dos casos é um discurso vazio.

Na contramão disso, há iniciativas bem sucedidas em grandes grupos empresariais de diversos setores como Arcelor, Águia Branca, EDP, Timenow.

Também há casos de sucesso de startups que nasceram no Espírito Santo como PicPay e Zaitt, e que demostram que o Estado, com destaque para Vitória, tem um potencial enorme.

É nesse cenário que, na última semana, a Rede Vitória lançou um projeto chamado Rede de Ideias, envolvendo todos os nossos colaboradores.

O pressuposto é que a inteligência  coletiva é muito mais apta na busca de respostas e soluções inovadoras para que possamos aperfeiçoar continuamente os nossos serviços e atender, ainda melhor, o nosso público.

Outro ponto é que a inovação é um projeto de todos e não de uma área específica.

E o mais importante: o programa Rede de Ideias corrobora uma prática, intensificada e coordenada pelo HUGB, o Hub de Inovação do Grupo Buaiz.

O objetivo é conectar as empresas do Grupo com oportunidades do mercado e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação ao longo das cadeias produtivas.

Discurso e prática precisam andar juntos. Apenas, dessa maneira, as empresas colaboram, de fato, para uma sociedade com mais oportunidades e conectada com o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *