A Indústria do Turismo deve ser Apoiada e Estimulada

O turismo tem se mostrado uma indústria em crescimento contínuo, tanto em nível nacional quanto no Espírito Santo. E o verão, tão esperado por capixabas e turistas que desejam viajar pelo Estado, representa o aquecimento das atividades ligadas ao turismo, assim como a movimentação econômica de toda a cadeia produtiva do setor.

O fluxo médio de aeronaves nos principais aeroportos do país voltou ao nível observado antes da pandemia. Por aqui, a Zurich Airport do Brasil, concessionária responsável pelo terminal capixaba, estima algo perto de 3 milhões de passageiros no Aeroporto de Vitória em 2023, número que deve superar o registrado no ano passado.

Dados recentes do Boletim da Economia do Turismo também mostram que, no ranking que mede a variação do volume da atividade turística entre as unidades da federação, o Espírito Santo se manteve no grupo dos estados que registraram crescimento, ficando na 7ª posição, na comparação interanual.

O crescimento do turismo teria sido ainda mais expressivo se houvesse investimentos na modernização das estradas capixabas, a exemplo da BR 262. Dos fiascos dos leilões sem interessados à desistência de realizar as obras de duplicação com investimentos privados, lá se vão dez anos.

Viajar de avião também ficou muito mais caro. O preço das passagens aéreas é um desafio para o setor. O valor subiu 48,11% em 2023, a maior alta em 12 anos, de acordo com o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15).

A chegada do verão traz expectativas de grande movimentação turística no Estado. No fim deste ano, o mercado se viu aquecido com a inauguração de empreendimentos já em atividade no setor hoteleiro e restaurantes, que, junto com os equipamentos, abrem postos de trabalho e demandam também mais qualificação de mão de obra.

Um exemplo disso é Guarapari. Com nova orla e uma praia com mais de 50 metros de extensão de areia, Meaípe,é promessa para se tornar um dos principais destinos turísticos do verão capixaba.

Recentemente, uma tradicional casa de shows de Meaípe reabriu as portas, assim como vários restaurantes. Isso atrai turistas, investimentos e otimismo para todos os envolvidos no turismo da região.

Cabe às prefeituras cumprir a sua parte no cuidado com a mobilidade urbana e com os serviços dos balneários para que os turistas voltem outras vezes e que novos venham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *