Sapatos Mary Jane: um must atemporal

Crédito: Pinterest

Se você é uma fashionista de longa data, já deve ter notado a volta triunfal dos sapatos Mary Jane. Esses sapatos atingiram o auge da popularidade na década de 1920, e são caracterizados pela tira no tornozelo e salto grosso, feitos em couro ou outros materiais envernizados. A volta dos sapatos vintage não são casos isolados, mas uma onda que se demonstra bem presente nas passarelas dos últimos anos. A própria MiuMiu bebe bastante dessa água, e a volta das sapatilhas foi o caso! Essa tendência pode ser uma consequência da procura por itens duradouros e versáteis em vez de luxos com data de validade, por isso é um item que certamente não pode ficar fora do seu armário.

Se quiser manter o conceito old school e feminino, aposte em blusas de gola e silhuetas arredondadas. A clássica saia rodada e shorts estruturados são boas pedidas para colocar as pernas para jogo, o que orna perfeitamente com a tira no tornozelo, criando um efeito de alongamento nas pernas.

Crédito: Pinterest
Crédito: Pinterest
Mesmo que seu estilo não siga a ideia “bonequinha” tão associada ao clássico Mary Jane arredondado, o modelo serve de guarda-chuva que abarca estilos mais modernos e ousados. Embora os sapatos Mary Jane sejam frequentemente associados a estilos vintage, eles podem ser facilmente modernizados com pequenas mudanças no design, como o uso de cores vibrantes, estampas ousadas e materiais inovadores que podem transformar o sapato em uma peça fashionista e contemporânea. E, é claro, o mood também é um conjunto de todos os elementos.

Experimente contrastar a doçura do Mary Jane com itens robustos, retos e angulares para um efeito de choque. Calças jeans retas e alongadas, rasgadas e jaquetas de couro fazem bem o trabalho!

Crédito: Pinterest

O contraste também é válido com uma construção mais madura, como um office look maduro e luxuoso ao lado de um acessório que remete a um estilo mais nostálgico e inocente. Uma das grandes vantagens dos sapatos Mary Jane é que eles são confortáveis, por isso eles podem e devem compor com o look profissional! O salto grosso oferece suporte e estabilidade, tornando-os uma escolha popular para quem precisa ficar em pé ou caminhar por longos períodos de tempo. Além disso, a tira no tornozelo ajuda a manter o sapato no lugar, evitando que o pé escorregue para dentro ou para fora do calçado.

Crédito: Style du Monde

Esta é uma prova de que os Mary Janes podem sim exalar um estilo de sofisticação clássico que vai até os looks mais formais. Ele abre espaço para vários acessórios e infinitas possibilidades, do maximilista ao minimalista.

Crédito: Pinterest

Minha escolha foi unir o clássico ao clássico. Com um tecido suave e cheio de movimento, com parte do tornozelo à mostra e detalhes metalizados, construí um conceito elegante e feminino que confere conforto e referências vintage a um look mega versátil. E você, onde usaria esta combinação?

3 Respostas para “Sapatos Mary Jane: um must atemporal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *