PF investiga fraudes das classes A e B no ‘Minha Casa’

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, revela que a Polícia Federal atualmente tem mais de 250 inquéritos abertos sobre fraudes no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, e não apenas por apropriação indébita de imóveis por não-beneficiados – como casos recorrentes e recentes no Rio de Janeiro.

Há uma nova modalidade de crime: pessoas de muitas posses, das classes A ou B, usam terceiros para conseguir financiamento da Caixa a juros baixos e vendem a casa para os ‘laranjas’ tão logo são construídas.
Pelas regras do programa, o morador beneficiado só pode vender a casa 10 anos depois, ou quitar à vista o débito com o banco para o repasse. Os crimes com laranjas burlam várias regras.

Apesar dos inquéritos, o programa é considerado de sucesso, porque o número é muito pequeno diante dos 4 milhões de contratos. Mas de acordo com dados divulgados recentemente há mais de 1.500 denúncias em análise.
Às vésperas da eleição e perdendo pontos, a presidente Dilma está preocupada com o programa carro-chefe de sua gestão. Mandou a PF intensificar investigações.

Egresso da Caixa, com 35 anos de carreira, o ministro Gilberto Occhi garante que o banco tem técnicos suficientes para medições – as vistorias para liberação de verbas – de obras municipais, poucos anos atrás um gargalo do governo.

O ENTERRO DO GERÚNDIO
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende, garante que a partir de 8 de Julho termina o calvário virtual do consumidor que não consegue ser atendido pelos call-centers para reclamações ou cancelar seu contrato com as telefônicas.

É o dia em que entra em vigor, por força de Resolução da Anatel, o serviço de cancelamento automático obrigatório nos sites das operadoras – o cidadão digita a linha e seu contrato, e num clique o encerra caso queira.
Será o enterro do gerúndio tanto falado pelos atendentes, o ‘vamos estar resolvendo’..As teles também terão direito: dois dias para tentar reconquistar o assinante. Então prepare os ouvidos.

‘É evidente que é mais uma pressão do usuário’, explica Rezende, sobre a resolução, fruto de um trabalho de consultas da Anatel aos consumidores.

Não é segredo no país: as teles lideram as reclamações nos Procons, por maus serviços ou pior, não atendimentos. É aquele suplício da chamada em espera que vai acabar.

O call center da Anatel, que atua como um ‘canal recursal’ após tentativas frustradas de consumidores nas teles, tem 330 atendentes e recebe 22 mil ligações por dia.

E$PECIALI$TA$
A despeito da intervenção branca do COI e o vexame das obras (muito) atrasadas, o Comitê Rio 2016 abriu mais 77 vagas. Difícil entender as já preenchidas para Especialista em Uniformes e Especialista em Revezamento de Tochas. Em suma, nos bastidores, o pau quebra nas reuniões entre os representantes do COI, da prefeitura do Rio, e dos governos do Estado e Federal. Uma fonte diz que o COI está preocupado com a criação da inédita modalidade ‘Salto com verbas’. A menos de dois anos do evento, só agora o Rio 2016 procura um… Orçamentista, para ‘realizar as atividades referentes aos orçamentos das obras da área de instalações’.

OPERAÇÃO IDEOLÓGICA
A história vem à tona revelada por quem acompanhou de perto: o atual embaixador da Venezuela nos EUA, Maximilien Arvelaiz, operou frustrada operação ideológica em sindicatos no Brasil. Consistia em introduzir ideias bolivarianas nas classes. Conseguiu ingerência em entidades de Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. Arvelaiz foi apresentado ao então presidente Chávez por um editor do Le Monde Diplomatic, ambos afinados com o Chavizmo.Mas o projeto não vingou, e depois da tentativa fracassada de núcleos no Brasil, bancada por Chávez, Arvelaiz sumiu.

JORNALISTAS HERÓIS
A ONG Repórteres Sem Fronteiras publicou uma inédita e interessante lista dos 100 Heróis da Informação do mundo. São jornalistas que afrontam todo tipo de risco para levar informação independente e isenta a seus leitores. Entre eles surge um brasileiro. O brasileiro da lista da RSF é o sociólogo paraense Lúcio Flávio Pinto. Há 25 anos ele deixou O Liberal e publica, do próprio bolso, com ajuda de amigos, o Jornal Pessoal – distribuído no comércio e em bancas de Belém.

MEMÓRIA DO PAINEL
trinta anos depois da queda da Emenda Dante para as Diretas Já, uma conferida no painel da votação à época de hoje expoentes: pelo Sim à Emenda, votaram os deputados Collor, Arthur Virgílio, Jutahy Jr, João Agripino, Joaquim Roriz, Sarney Filho etc. Mas…Se abstiveram Reinhold Stephanes e o agora senador Mozarildo Cavalcanti. Paulo Maluf, que tentou a presidência da República, nem apareceu.

NEGÓCIO ELEITORAL
O PGR Rodrigo Janot confirmou em entrevista a um site a bola cantada pela Coluna há duas semanas: O financiamento público não inibe a corrupção e pode aumentar o caixa 2. É que seria vantajoso para partidos e candidatos terem as campanhas pagas pelo fundo partidário, ou, claro, você. E continuar operando o caixa 2 livremente.

O CHEFÃO
Veja as voltas que o mundo dá. Os bingos foram proibidos no Brasil em 2006, mas o maior fabricante do mundo de máquinas caça-níqueis é o brasileiro Johnny Ortiz, dono da Zitro. Mora na Espanha, é sócio de cassinos e fatura 76 milhões de euros por ano.

MOQUECA IMPERIAL
Depois de apoiar Casagrande (PSB) à sua sucessão, o ex-governador Paulo Hartung, chamado de O Imperador, resolveu se lançar contra a cria este ano. Também deixou de lado o senador Ferraço, o seu preferido na campanha passada, e já não são tão aliados.

CERCO OFICIAL
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou sugestão do presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, e vai convidar o ministro da Defesa e os chefes militares para falar sobre os fatos ocorridos durante a ditadura militar.

LOYOLA AFINADO
O conceituado jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão soltou o verbo na Flipiri, a Feira do Livro de Pirenópolis (GO), gozando a festa de Paraty: ‘A Flip é uma baboseira para grã fino. Eles têm dinheiro para pagar ingressos (e cobram)’.

MAIS DOIS
O PRTB lança à Presidência dia 13 de junho Levy Fidelix – o grande propagandista do Aerotrem há muitas campanhas . Outra surpresa pode aparecer: O PR balança sobre apoio a Dilma Rousseff e pode lançar o senador capixaba Magno Malta.

SORTE DUPLA
Um lavrador de Figueirão (MS), de 3 mil habitantes, ganhador de R$ 37,6 milhões da Mega Sena, ficou tão feliz que deu R$ 500 mil para um homem que conferiu o bilhete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *