Grampo em filha de Jatene afasta Aécio do Pará

Repercutiu muito mal em gabinetes de Brasília e na executiva do PSDB a denúncia do Diário do Pará que envolve a filha do governador Simão Jatene (PSDB), Izabela Jatene de Souza. Tucanos mensuram o tamanho do estrago que a notícia pode causar na votação de Aécio Neves no maior colégio eleitoral do Norte. Em gravação feita pela Polícia Civil em 2011, e vazada agora, a filha do governador pede ao subsecretário de Receita Nilo Rendeiro a lista das maiores 300 empresas do Estado e diz: ‘Vamos começar a buscar esse dinheirinho deles, né?’, sem detalhar do que se tratava.

Aécio , que avaliava com o comando da campanha revisitar o Pará e dar uma força para Jatene, agora quer passar longe de Belém.

Izabela Jatene foi grampeada por acaso. A Polícia investigava o sequestro de um empresário e o principal suspeito era gerente de uma fazenda de Nilo.
Nilo passou a ser grampeado pelo Guardião, um poderoso sistema de tecnologia nacional usado pela PF e secretarias de segurança, que atua como ‘tentáculos de polvo’.

Trem Bala em campo

É tamanha a polêmica com o famigerado trem-bala anunciado, que até os servidores envolvidos diretamente no projeto entraram na gozação. No tradicional torneio de futebol entre agências reguladoras, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) batizou seu time de Trem-Bala. A despeito da lentidão dos estudos de viabilidade, que devem consumir R$ 1 bilhão até o fim do ano, o Trem-Bala da ANTT entrou como locomotiva em campo e já venceu o time da ANEEL no último dia 22.

Fora de campo, a Empresa de Planejamento e Logística, que contratou a consultoria para o projeto, tem até dezembro para concluir os estudos. Sem gol contra.

Enquanto isso, sem demagogia e com projeto sério, o Japão, vanguarda no setor, vai lançar o MagLev: seu futuro trem atingirá 500 km/h.

O então presidente Lula prometeu o trem-bala Rio-SP com investimentos privados. Como nenhum investidor acreditou, só o governo deve investir. Se entrar no trilho.

No chão

Foi protocolada ontem ação popular no MP Federal e no MP de Goiás contra a construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis, uma das ‘capitais’ do agronegócio. As obras da pista de 3 km extensão e 45m de largura, realizadas pelo governo do Estado, não tiveram aval dos órgãos federais como a Agência Nacional de Aviação Civil.

‘É notório que a referida obra tem finalidade eleitoral e não tem se adotado os procedimentos previstos em lei, dentre eles: estudo de impacto ambiental, autorizações/pareceres emitidos por órgãos competentes e demais observações quanto às normas de segurança’, diz o texto. O tucano Marconi Perillo virou uma arara.

Fúria oficial

Uma fúria tomou ministros do PMDB e o da Justiça, José Cardozo, sobre a revista da PF no avião de Lobão Filho, candidato ao governo do Maranhão. Mas até hoje nenhuma nota do Itamaraty e um pio dessas autoridades foram soltos sobre outro episódio.

É sobre a revista que a Polícia Nacional do presidente Evo Morales fez no jato da FAB quando o então chanceler Celso Amorim passou por La Paz em 2011.

Código frouxo

Prova de que o Código Penal é frouxo: O ministro do STF Dias Toffoli determinou a execução imediata da prisão do ex-senador Luiz Estêvão, condenado há anos por uso de documentos falsos para esconder bens. A pena é de 3 anos e 6 meses. Mas a Justiça poderá decidir por pena em liberdade, por se tratar de menos de 4 anos de condenação.

Estêvão passeia por Brasília de Ferrari, é dono de prédios novos – alguns alugados para o governo – e recentemente gastou quase R$ 1 milhão em festa da filha. Seu escritório é a única casa vizinha da.. residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados.

Legalidade 2.0

Não é brincadeira. O serviço secreto do governo – envolve civis e militares – está gargalhando, mas leva a sério, como deve ser a praxe, e está de olho: identificou no Rio Grande do Sul um grupo de petistas revoltados que pretende pegar em armas e não entregar o governo caso a presidente Dilma perca a eleição.

Neste cenário, os ‘xiitas’ do PT, já identificados e, com certeza, monitorados, dão como certa a derrota do governador petista Tarso Genro para Ana Amélia (PP). Mas daí uma nova Campanha da Legalidade, como nos anos 60, virou piada em Brasília.

Primeiro tempo

Fenômeno na campanha – enterrou pretensões para um mandato no Senado do ex-governador Sérgio Cabral – o ex-jogador Romário é potencial senador eleito. Aliados dizem que a meta é o governo do Rio, e depois a Presidência da República.

Contra-ataque

Depois que os cristãos lançaram o site www.votocatolico2014.com, com seus principais candidatos, o movimento LGBT contra atacou: lançou o www.votelgbt.org. Entre os apoiados estão o senador Suplicy (PT-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Erika Kokay (PT- DF) e Eliana Pedrosa (PPS- DF).

A jato

Os Correios vão fechar parceria com a gigante Alibaba para operar galpão na China, a fim de dar celeridade às encomendas do e-commerce crescente entre os países.

NY eu o Poder

Um mistério ronda as agendas de Eike Batista e da presidente Dilma em Nova York. Eike viajou às pressas para lá para tentar encontrá-la. E também a seus credores..

Sem delação

Na surdina, o PT dá assistência a um dos maiores nomes do mensalão, Henrique Pizzolatto, preso em penitenciária do norte da Itália. Por lá não há delação premiada.

____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *