Câmara da Serra sem previsão para votar orçamento

foto_camara_newApós muita polêmica envolvendo a escolha da Mesa Diretora, a Câmara da Serra encerrou o ano sem votar o orçamento 2015 para o município. Os vereadores até que tentaram realizar a votação no fechar das cortinas de 2014, mas a sessão que aprovou o projeto foi anulada. Enquanto isso, a peça orçamentária não tem previsão de quando será apreciada. A prefeitura agora precisa fazer um novo projeto, realizar audiências públicas para depois enviá-lo novamente para o Legislativo. Enquanto a secretaria de Planejamento não conclui os trabalhos, o Executivo está usando 1/12 do orçamento para pagamentos de servidores e contratos contínuos.

Maratona
E o governador Paulo Hartung (PMDB) tem dividido seu tempo entre assuntos ligados à estiagem e à presidência da Assembleia Legislativa. Diariamente o peemedebista recebe deputados para discutir o tema. A princípio, o nome do presidente Theodorico Ferraço (PMDB) é o preferido do Palácio, mas ainda há quem aposte em uma reviravolta no caso.

Exonerado, mas…
O ex-secretário da Casa Civil Paulo Roberto, apesar de ter sido exonerado do cargo, mantém a rotina de articulação com os deputados e tem acompanhado as visitas dos parlamentares ao Palácio para discutir a presidência da Assembleia. Ele deixou o cargo momentaneamente para assumir função na Petrobras. O novo pedido de licença deve sair nos próximos dias, podendo assim voltar à secretária do Governo.

Racionamento
Embora a palavra racionamento não seja utilizada pelas autoridades capixabas, é inegável a crise hídrica em que o Estado está vivendo. O Governo anunciou medidas para conter o desperdício, que atingem agricultura e indústria. Em Guarapari, por exemplo, está proibido lavar calçadas e encher piscinas. O problema é sério, mas ainda não se viu nenhuma campanha de conscientização pelo uso racional da água.

Offline
Os tucanos capixabas estão animados e fazendo vários encontros pelo interior do Estado já se preparando para as eleições municipais de 2016. Mas por outro lado, quem busca informações sobre esses eventos fica a ver navios. É que o site do partido está desatualizado. A última notícia publicada foi no ano passado.

Esclarecimento
Sobre a nota publicada pela Coluna na edição anterior sobre o corte de 20% no orçamento da Defensoria Pública, a Secretaria Estadual de Planejamento (Sep) esclarece que a ajuste foi feito com base na proposta feita pelo Governo anterior. No entanto, afirma que apesar da redução, houve um aumento de 8,4% em relação ao percentual de 2014.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada