Candidatura de Guerino à presidência não decola na Assembleia

guerino_zanon__324b1a13f4Com a maioria dos deputados já apoiando à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), a candidatura do deputado eleito Guerino Zanon (PMDB) para comandar a Mesa Diretora está difícil de decolar. Nos bastidores da Casa, há quem aposte que o peemedebista, que tem pretensões de disputar a prefeitura de Linhares em 2016, embora tenha sido derrotado nas últimas eleições, tenta negociar sua saída nos 45 minutos do segundo tempo. É aquela velha prática da barganha política.

Enfraquecido
Vai vendo… Guerino deve desistir de concorrer ao cargo em prol de uma candidatura de consenso para depois lá na frente receber alguma coisa em troca. Mas com a candidatura cada vez enfraquecida e sem apoio, dizem até que vai ser difícil negociar sua rendição.

Sem defensor I
Defensores públicos capixabas estão na bronca com o corte de 20% que a Defensoria do Estado sofreu no orçamento deste ano. Em percentual, foi a instituição mais prejudicada. A categoria, que ganha em média R$ 11,5 mil de salário e tem o segundo pior salário do país, acredita que com essa redução vai ser ainda mais difícil conter a evasão dos profissionais.

Sem defensor II
Segundo o presidente da Associação de Defensores públicos do Espírito Santo, Renzo Gama Soares, nesta quarta-feira haverá uma reunião para discutir o problema. Ele não descarta a possibilidade de entrar com uma ação contra o Governo na tentativa de uma suplementação no orçamento para a Defensoria. Atualmente existem 188 defensores no Estado, quando o número ideal seria no mínimo 450.

Seca I
Antes de assumir o Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung (PMDB) tinha como uma das principais preocupações ter um plano para evitar os prejuízos causados pelas chuvas que sempre acontecem nessa época do ano. Só não contava que em 2015 o problema seria justamente a falta de chuva.

Seca II
A situação está tão crítica que Hartung cancelou todos os compromissos para discutir o tema. Nesta terça-feira, se reuniu com prefeitos para tentar encontrar soluções para o problema. Entre eles, o de Vitória, Luciano Rezende. Nesta quarta-feira, Luciano bate ponto no Palácio novamente para discutir medidas para evitar o desperdício de água na Capital.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada