Após terminar ‘casamento’ de quase 30 anos com o PT, Roberto Carlos mira 2018 com a REDE

Depois de quase 30 anos no PT, Roberto Carlos deixa o partido para ingressar na REDE de Audifax Barcelos. Segundo o diretor de Administração e Finanças da Codesa, o martelo foi batido na semana passada, após uma conversa de reflexão com o prefeito, que tem dito que será candidato a governador em 2018. Roberto foi eleito deputado estadual em 2010 com 22,1 votos e em 2014 disputou o governo, quando obteve a confiança de 114,6 mil eleitores. “Em hipótese alguma saio negando a importância do PT. O PT foi e sempre será um partido importante”, declarou à coluna. Segundo o também professor, pesou na escolha pela REDE a identificação com a tese da sustentabilidade em todos os aspectos, seja ambiental ou econômico. Mas também houve reflexão sobre mudar para partidos que ele considera progressistas, como o PCdoB, o PV e o PDT de Sergio Vidigal. “Não saí da trincheira da luta democrática. Permaneço com a mesma convicção, mas fiz a opção de mudar de trincheira”. Após concluir o mestrado no ano que vem, no mês de abril, Roberto Carlos começará a pensar 2018. A meta, em princípio, é ser eleito novamente como deputado estadual, contribuindo com o plano da REDE de eleger pelo menos dois nomes na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Atualmente o partido só possui Marcos Bruno na Casa.

Novos nomes

Pode não parar em Roberto Carlos a debandada do partido de Lula. Se o movimento Muda PT não tiver o êxito esperado, no sentido de mudar o comando da sigla, vários nomes de esquerda devem deixar a estrela vermelha. No Estado, Givaldo Vieira e Helder Salomão são dois dos insatisfeitos com os rumos que o PT têm tomado.

PSOL X PSDB

Diante da possibilidade de a PEC 36 de Aécio Neves e Ricardo Ferraço (PSDB) ser votada e aprovada em segundo turno no Senado nesta terça-feira (22), o PSOL promete liderar uma forte resistência na Câmara dos Deputados, onde a matéria passará a tramitar caso seja aprovada.

Estudos

Segundo o partido, só não seriam afetados pela PEC que cria cláusula de barreira para acesso a fundo partidário e tempo de TV 11 siglas: PMDB, PSDB, PT, DEM, PDT, PP, PR, PSD, PSB, PRB e PTB.

Confirmado

O governador Paulo Hartung (PMDB) confirmou presença no 4º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, a ser realizado nesta terça-feira. O evento é realizado pelo Instituto Líderes do Amanhã e tem o objetivo de fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros.