Vereador de Cariacica pede impeachment do prefeito Juninho

O vereador Messias Donato (PTdoB) pediu, de forma oral, o impeachment do prefeito reeleito de Cariacica, Juninho (PPS), em sessão da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (21). Donato, que apoiou a candidatura do deputado Marcelo Santos (PMDB), quer que a prefeitura recontrate 230 agentes de endemias e agentes de saúde exonerados. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde diz que a própria legislação não permite o reaproveitamento dos agentes. Também recentemente, Juninho recebeu um novo alerta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) por não ter alcançado a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que disciplina o limite entre receitas e despesas, referente ao terceiro bimestre deste ano. Caso não adeque as contas, o prefeito pode ser multado. Surfando nesses pontos é que Donato, que não conseguiu a reeleição, resolveu sugerir o afastamento do chefe do Executivo em alto e bom som.

Impeachment II

Os advogados capixabas pela democracia (ACPD), organização que possui cerca de 100 membros no Estado, quer saber qual posição adotará o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB/ES), Homero Mafra, em relação à pendência da análise do pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB). Isso porque existe uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a instalação de comissão especial na Câmara dos Deputados para tratar do assunto.

Questionamento

Por meio de uma carta aberta destinada a Mafra, os advogados lembram que ele apoiou o impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas que, posteriormente, o MPF concluiu que pedaladas fiscais não são crime e que a perícia técnica do Senado afastou a tese de crime de responsabilidade cometido por Dilma. “Frente ao que já demonstrou o governo Temer, V. Sa mantém a mesma posição anterior ou a retifica?”, indagam os advogados.

Sem receio

Deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) seguem com as manobras para jogar pelos ares o projeto de Euclério Sampaio (PDT), que obriga a instalação de grades ou telas de proteção na terceira ponte para evitar suicídios. O movimento é liderado por Gildevan Fernandes (PMDB).

Não mais

Foi suspensa a convocação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, pela Comissão de Segurança da Ales. Ele teria de dar explicações aos deputados sobre os policiais militares da ativa à disposição de Rodney Miranda (DEM), Ministério Público Estadual (MPES) e Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES). “As coisas que pontuamos já discutimos e já estão consensualizadas” avisa Josias da Vitória (PDT), presidente da comissão.

Liberdade

Alan Cláudio Melo, que pretendia concorrer à Prefeitura Municipal de Vila Velha pelo PRTB, não está mais preso. Ele está em liberdade desde o dia 4 de novembro, depois de um mês e dois dias encarcerado sob a acusação de não pagar pensão alimentícia a uma de suas filhas. Agora, Alan pretende limpar a sua barra, depois de também ter sido acusado pelo PRTB de cometer diversas irregularidades enquanto comandava o partido na cidade canela-verde.