Como anda a disputa pela presidência das Câmaras Municipais da Grande Vitória

Por Weverton Campos ([email protected])

Neste domingo (1º), além da posse dos prefeitos eleitos e reeleitos, também acontecem as eleições das Mesas Diretores das Câmaras Municipais, cuja disputa anda bem aquecida em alguns municípios. Em Vitória foi registrada chapa única encabeçada pelo vereador Vinicius Simões (PPS). Além dele, figuram na chapa Wanderson Marinho (PSC), Leonil (PPS), Dalto Neves (PTB), Luiz Paulo Amorim (PV), Sandro Parrini (PDT) e Cleber Felix (PP). O nome de Simões, que reinou após a saída de Davi Esmael (PSB) da disputa, foi bem aceito pelos pares. Entretanto, já circula na nova composição da Câmara o desejo de mudar o estatuto da casa para que as próximas chapas tenham apenas quatro membros. Isso porque o estatuto atual é da época em que o Legislativo tinha 21 vereadores (hoje são apenas 15). O que significa que só é necessário a um grupo garantir um voto a mais para ter maioria e se eleger. Na opinião de fontes ouvidas pela coluna, isso faz com que a disputa sempre ‘penda’ para o modelo de chapa única.

Vila Velha

Em Vila Velha, Ivan Carlini (DEM) tanto tentou que conseguiu garantir seu quinto mandato, aparentemente com as bênçãos de Max Filho (PSDB), com quem se reuniu. Na chapa única encabeçada pelo correligionário de Rodney Miranda (DEM) temos os nomes de Adeilson (PSD), Mirim Montebeller (PTN), Osvaldo Maturano (PRB), Tia Nilma (PRP) e Patricia Crizanto (PMB). Apesar da grande maioria da Câmara Municipal canela-verde apoiar a recondução de Carlini ao posto, alguns vereadores devem votar contra a chapa por rejeitarem a ideia da reeleição.

Serra

Na Serra a disputa está embolada entre a atual presidente da Câmara, Neidia Maura Pimentel (PSD), e Nacib (PDT) que, apesar de ser do mesmo grupo de Neidia, também quer a presidência da Casa, assim como Basilio da Saúde (PROS). O grupo dos aliados de Sergio Vidigal (PDT) tem 12 nomes. Já o outro grupo pode ser encabeçado por Alexandre Xambinho (REDE) ou Guto Lorenzoni (PP). Outro no páreo, segundo as conversas de corredor da Câmara, é Luiz Carlos Moreira (PMDB). O grupo ligado a Audifax Barcelos (REDE) tem 11 nomes.

Sem chapa única

Segundo fontes ouvidas pela coluna, a possibilidade de consenso na Serra é praticamente nula, assim como a possibilidade de debandadas ou traições nos grupos – apesar de na política tudo ser possível. Assim sendo, caso o quadro não se altere, há possibilidade do grupo ligado ao prefeito votar na chapa oposta para não demonstrar fraqueza ou bater de frente com a Mesa Diretora que irá comandar a Casa pelos próximos anos.

Cariacica

Em Cariacica foi registrada chapa nesta sexta-feira (30) encabeçada por Itamar Freire (PDT). Na composição estão Lelo Couto (PR), Professor Elinho (PV), Edgar dos Esportes (PMN), Romildo (PP), Broinha (PMN) e Léo (PDT). A intenção de Itamar é conseguir o apoio de mais três vereadores para garantir a maioria, tendo em vista que Cariacica tem 19 vereadores. A outra chapa é encabeçada por Cesar Lucas (PTC), que já vem cantando vitória.

Data

O governador Paulo Hartung (PMDB) sancionou a lei que institui o dia 13 de agosto como o Dia Estadual do Economista. A iniciativa é do deputado estadual Josias da Vitória (PDT), que está de malas prontas para o PRB.

Economia nas Câmaras

A Câmara Municipal da Serra anunciou que irá devolver R$ 2 milhões à Prefeitura Municipal.