Foletto e Ferraço articulam vinda do ministro de Minas e Energia ao ES

Por Weverton Campos ([email protected])

O deputado federal Paulo Foletto (PSB) e o senador Ricardo Ferraço (PSDB) visitaram nesta quinta-feira (2) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), a fim de trazê-lo ao Estado no dia 14 de fevereiro. Dessa data até o dia 17 acontece a principal feira do setor de mármore e granito do Espírito Santo, que já tem a presença confirmada de expositores de mais de 20 países e deve receber também o governador Paulo Hartung (PMDB). Outro que tem sinalizado presença na feira é o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A ideia dos parlamentares é apresentar as potencialidades do Espírito Santo a Fernando Coelho e também prestigiar, com a presença do membro do governo, o setor produtivo de rochas ornamentais, responsável por cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Espírito Santo.

Capixaba na Mesa

Carlos Mannato (SD) foi eleito o quarto suplente de secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O líder do Solidariedade no ES, que até pouco tempo era corregedor da Casa, obteve 272 votos, contra 377 de Pedro Uczai (PT-SC), 383 de César Halum (PRB-TO) e 402 de Dagoberto (PDT-MS), eleitos terceiro, segundo e primeiro suplentes respectivamente.

De boa

Marcus Vicente (PP) afirma que não ficou chateado por não conseguir vencer, na disputa interna, o deputado André Fufuca (PP), eleito segundo vice-presidente da Mesa Diretora com 283 votos. Como bom partidário, Vicente até pediu voto para o colega.

Oposição

Assim como pressupõe a democracia, não foram todos os capixabas que ficaram satisfeitos com a recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Helder Salomão (PT), Givaldo Vieira (PT) e Sergio Vidigal (PDT) têm criticas ao demista. “O resultado da eleição da Mesa Diretora da Câmara representa a continuidade da subserviência do Legislativo frente à agenda retrógrada do governo ‘ilegítimo’ Temer”, declarou Givaldo.

Oposição II

“Votei no candidato do PDT, deputado André Figueiredo. Acredito que se fosse eleito, André faria um mandato íntegro e democrático”, disse Vidigal.

2018

A meta do PHS para 2018 é reeleger o presidente do partido no Espírito Santo, deputado federal Jorge Silva, e eleger de um a dois deputados estaduais. “Estamos em fase de namoro com alguns nomes”, disse o médico quando perguntado pela coluna sobre conversas com lideranças de outras siglas.

Licenciado

O prefeito Juninho (PPS) passa, nesta sexta-feira (2), o bastão da prefeitura para o vice Nilton Basílio (PSDB). Geraldo Luzia irá curtir dez dias ao lado da esposa. Segundo a prefeitura, a licença não será remunerada.

Convidados

A razão do afastamento é que o prefeito de Cariacica se casou no religioso na última quarta-feira (1º) no templo dos Arautos do Evangelho, em Nova Campo Grande. Participaram, entre outros convidados, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e as deputadas Janete de Sá (PMN) e Luzia Toledo (PMDB).

Luto

Diferentemente de outros petistas, o deputado estadual Padre Honório ainda não prestou condolências ao ex-presidente Lula nas redes sociais pela morte da ex-primeira dama Marisa Letícia.

Bom coração

Conhecido pela empatia, Perly Cipriano, que concorreu à Prefeitura de Vitória, até cancelou o relançamento do seu livro Teias de Solidariedade em respeito ao falecimento de Dona Marisa.