Telefonema revela mal estar entre Ales e Palácio Anchieta

O deputado Euclerio Sampaio foi visto esbravejando ao telefone pelos corredores da Assembleia Legislativa. Fontes da Coluna informaram que a conversa acalorada era com o presidente do PDT estadual, o deputado federal Sergio Vidigal. Vidigal cobrava de Euclerio as notícias que circularam na imprensa, em que o parlamentar colocava o PDT na oposição ao governo Paulo Hartung.

Será?
Euclerio Sampaio gritou para quem quisesse ouvir, que a oposição era pessoal e não tinha nada a ver com seu partido. Teria Vidigal aceitado a justificativa? Será que o governador chamou a atenção do deputado federal que preside o PDT no estado? Vamos acompanhar o que vem a seguir.

Reuniões sem quórum
As reuniões das comissões permanentes da Assembleia Legislativa não estão acontecendo como deveriam. Tudo por causa da falta de quórum. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante, por exemplo, tinha início previsto para as 13h, mas, já passava das 13h40 e os trabalhos ainda não haviam começado.

Adoção
Após 50 minutos de atraso, a reunião da CCJ iniciou e terminou 20 minutos depois. Terminaria em dez minutos se não fosse o discurso da deputada Luzia Toledo, que usou esse tempo para falar sobre um professor capixaba que está indo para Dubai, onde disputará um prêmio. A deputada inclusive disse que adotou o professor e que vai acompanhá-lo na viagem.

Mais que suplente
O deputado José Esmeraldo protestou no plenário, a inclusão de seu nome para a suplência da CPI que vai investigar o fim do FUNDAP. Em tom exaltado, Esmeraldo disse que não foi consultado pelo deputado Amaro Neto para ser suplente e que não participa de nada como suplente. O deputado só esqueceu que ele ganhou a vaga de titular na Ales nas duas últimas legislaturas, depois ter sido suplente da chapa encabeçada pelo PMDB.

Afastado
O governador Paulo Hartung vai se afastar novamente para continuar o tratamento médico. A partir do dia 05 de abril, o vice-governador César Colnago assume, pela sexta vez, a interinidade à frente do Poder Executivo Estadual.

Novo comando
O PSB de Guarapari realizou um evento para anunciar a nova Executiva Municipal. O ex-vereador Gedson Merízio entregou o comando da sigla a Leandro Inácio, que por sua vez afirmou que a prioridade do partido seria a recondução do PSB para a Assembleia Legislativa, através de Gedson. Mas, não foi a jogada casada que causou maior estranheza, foi o furo do convidado mais aguardado da noite, o ex-governador Renato Casagrande.

Preferências
Em clara movimentação eleitoral, Renato Casagrande tem percorrido diversos municípios, contudo não prestigiou o partido em Guarapari, o que levantou questionamentos entre os presentes e dúvidas no mercado político local. Mesmo que o presidente empossado, Leandro Inácio garanta que o ex-vereador Gedson seja prioridade de Casagrande para as eleições, o ex-governador estava em Cachoeiro de Itapemirim com lideranças de um movimento suprapartidário junto com o prefeito Victor Coelho e o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Bastos, ambos socialistas. Pelo visto as prioridades de Casagrande estão mais ao sul do que em Guarapari.

Febre amarela
O prefeito de Cariacica, Juninho, foi duramente criticado pelo vereador Celso Andreon. Celso protesta contra a forma como a prefeitura tem lidado com a situação da febre amarela no município. Em discurso na sessão da Câmara Municipal, o vereador afirmou que o Executivo está mais preocupado com recordes de vacinação do que atender bem a população, “Estão buscando uma maneira recorde para vacinar toda a população. Houve erro de diagnóstico, de programação e erro na execução do plano de trabalho”, ressaltou o parlamentar.