Resposta do STF: Doutor Luciano sofre nova derrota

O prefeito afastado de Itapemirim, no litoral sul capixaba, Luciano de Paiva, sofreu nova derrota na Justiça. Em mais uma tentativa de voltar ao cargo, Doutor Luciano, como é conhecido, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas teve o pedido negado pelo ministro Gilmar Mendes. Luciano, que está afastado da prefeitura desde abril do ano passado, é acusado de suposta apropriação de bens e/ou verbas públicas em proveito próprio.

Supostos crimes nas eleições
Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPES), os supostos crimes foram cometidos nas eleições de 2012, quando Luciano de Paiva saiu vitorioso. O então candidato à prefeitura teria falsificado material eleitoral e a prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Doutor Luciano já foi afastado outras vezes do cargo. Desde o último afastamento quem comanda o município é o vice-prefeito Thiago Peçanha, o Doutor Thiago.

Central de Intérpretes
Foi apresentado nessa segunda-feira (18), um projeto proposto pelo vereador Davi Esmael, que defende a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto foi construído junto com a Associação de Integração de Surdos de Vitória (Assurvi). A central de interpretes será vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e através dela será ofertado um atendimento especializado para pessoas com surdez, deficiências auditivas e surdocegos. Além disso, as pessoas com alguma das deficiências já citadas poderão ser acompanhados por intérpretes em consultas médicas e outros serviços essenciais. 

Política desgastada
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso, esteva presente nessa segunda-feira (18) na sessão da Câmara Municipal de Linhares. Ao utilizar a tribuna, Erick falou sobre sua trajetória política e sobre o trabalho desenvolvido frente à Ales. Em seu discurso, ele citou como realizações a criação da Procuradoria da Mulher, o PROCON da Assembleia, a Delegacia do Consumidor, do Idoso e o Sistema Integrado de Comunicação. Erick explanou ainda sobre a situação da política nacional e a apatia do brasileiro, lembrando que cabe aos responsáveis, assim como ele, o exercício coletivo de liderança. “A política está desgastada. Fruto de decisões erradas e pessoas equivocadas em lugares errados, tomando decisões equivocadas e em benefício próprio ou de pequenos grupos de pressão que colocaram o Brasil do jeito que está”.

Radiologia
O deputado estadual Dr. Hércules promoveu reunião com representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo e o secretário de Estado da Casa Civil, Roberto Carneiro, no último dia 14. A categoria reivindica, principalmente, o reconhecimento da carga horária especial prevista na Lei Federal 7.394/85, de 24 horas semanais, não reconhecida pelo governo estadual.

Identificação de automóveis oficiais
Além de não utilizar o carro oficial e o combustível da Assembleia Legislativa desde o seu primeiro mandato, o deputado estadual Doutor Hércules é pioneiro na busca por identificar veículos públicos. Em 2013 apresentou o primeiro projeto, que foi aprovado em 2015 e vetado pelo Governo. Nesta terça-feira (19), o deputado reapresentou a iniciativa, onde buscar identificar não só os veículos dos deputados, como também de todos os órgãos do Estado, em homenagem a transparência e eficiência do uso dos bens públicos.