Sexta “bicuda” na política

A saída de Colnago

As horas que antecederam a desistência do PSDB em ter candidatura própria ao governo do estado conseguiram ser ainda mais tensas para os tucanos do que o período logo após o anúncio da saída de Paulo Hartung (MDB) do páreo.

No final da tarde de ontem, ao responder sobre o clima antes da reunião do partido, um dos integrantes respondeu “clima de nevasca ou furacão, pode escolher”.

O recuo de Majeski

Ao recuar da candidatura para senador e anunciar que vai disputar a reeleição, o deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) evitou um possível constrangimento. Caso Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) se aliem a Renato Casagrande, não só ele mas também Marcos do Val – o segundo candidato da chapa – teriam que ser, digamos, convidados a retirar os nomes.

O recuo de Majeski II

O curioso na nota divulgada pela assessoria de imprensa do deputado é uma dubiedade na data de hoje. A nota diz que a decisão foi tomada “nesta quinta-feira (20)”. Hoje é mesmo dia 20, mas sexta-feira. Deslize na digitação, ou a nota já estava pronta desde ontem?

Pode ser, afinal, já na quinta tudo indicava que o desfecho seria mesmo a saída de Colnago da disputa, abrindo as portas para a aliança PSDB/PSB.

PTB vai encarar

Nesta sexta-feira, o PTB reuniu a executiva estadual e resolveu manter a candidatura do professor e economista Aridelmo Teixeira a governador. A decisão foi por unanimidade. Segundo um dos membros do partido, seria “um pecado” não oferecer esta “alternativa de qualidade” ao mercado político capixaba.

PTB vai encarar II

E mais. A sigla acredita que o grande número de indecisos pode ajudar a levar a eleição para o segundo turno. Os petebistas creem poder agregar cinco ou seis partidos do antigo blocão hartunguista, e não só os chamados nanicos. É esperar pra ver.

Mandado de Segurança

O vereador de Vitória, Roberto Martins (PTB), autor de uma ação que tramita na 5ª Vara Cível da capital contra o projeto de lei do colega Davi Esmael (PSB) que cria a chamada “escola sem partido” comemora a obtenção de uma liminar a favor de um mandado de segurança pedindo a suspensão da tramitação do projeto na Câmara Municipal. Martins considera o projeto demagógico e antidemocrático. A sentença favorável é da juíza substituta Mariane Júdice, em caráter liminar, ou seja, ainda cabe recurso.

A coluna acredita que há assuntos mais urgentes a tratar na Câmara de Vereadores de Vitória do que disciplinar a conduta supostamente “ideológica” de professores em salas de aula, e se imiscuir no direito à liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal.

Obituário

O Espírito Santo perde um dos seus mais proeminentes empreendedores. Homem de visão, morreu hoje, aos 82 anos, o empresário Helmut Meyerfreund, ex-presidente da fábrica de chocolates Garoto. O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias no ES. O prefeito Max Filho fez o mesmo em Vila Velha. Mais do que merecido.

Polêmica no Tribunal de Contas

Ainda sobre a substituição de dois conselheiros do TCEES, cujo processo foi “superacelerado” visando emplacar dois nomes ligados a Paulo Hartung (estão na disputa os deputados Rodrigo Coelho, Marcelo Santos e Dari Pagung, e o chefe da Casa Civil Paulo Roberto). A Associação dos Controladores de Contas do ES (Asscontrol) defende que a lista tríplice de indicados para a Assembleia seja composta por três nomes técnicos. São eles, em ordem alfabética: Alexsander Binda Alves, Holdar De Barros Figueira Netto e Odilson Souza Barbosa Junior.

Composição

O TCEES tem sete vagas de conselheiros. Três são escolhidos pelo governador, e os outros quatro pela Assembleia (que não precisam necessariamente ser os próprios deputados). A Constituição Federal define, nos artigos 70 e 71, os critérios para se tornar conselheiro de contas. Entre eles, notório saber e conduta ilibada.

Em tempo: os afastamentos dos cargos se deram em virtude de Valci Ferreira ter sido  condenado por peculato e lavagem de dinheiro (ele está preso), e José Antonio Pimentel ter se tornado réu em processo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.