Briga da bancada por trás do cancelamento da visita de ministro?

Crédito: Ricardo Botelho/Minfra

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que viria ao Estado nesta quinta-feira (28) para tratar da duplicação de 22 km da BR-101 (entre Guarapari e Anchieta), da duplicação da BR-259 (Colatina a João Neiva) e da municipalização da BR-262, em Cariacica, cancelou a visita.

Oficialmente, o motivo seria um pedido do presidente Bolsonaro para que o ministro permanecesse em Brasília para tratar da pauta dos caminhoneiros, além de outras agendas. Nos bastidores, porém, um desentendimento entre a bancada federal capixaba pode ter sido a razão do cancelamento.

O ministro viria a convite da senadora Rose de Freitas que, no dia 20, chegou a divulgar em suas redes sociais uma parte da agenda que ele cumpriria no Estado. Em seu site, Rose afirma que a vinda ao Estado foi acertada com ela em audiência no ministério. O ministro passaria por Viana, Anchieta e Colatina. Teria agenda com o governador e com prefeitos locais.

Toda a articulação e programação da viagem teriam sido construídas pela senadora, sem envolver a bancada, que teria sido apenas comunicada. Isso teria deixado os parlamentares, principalmente os deputados bolsonaristas e o coordenador da bancada, Josias da Vitória, incomodados.

Primeiro porque as obras que o ministro viria anunciar contam com recursos de toda a bancada capixaba, que queria participar da construção da agenda. Segundo porque Tarcísio é um dos ministros mais bem avaliados do governo federal, a maioria da bancada quer aparecer ao lado dele na foto, principalmente fazendo entregas nas vésperas de uma eleição que promete ser concorrida, ao menos no Estado. Não custa lembrar que Rose e Da Vitória planejam disputar o Senado.

Confusão

Parlamentares também ficaram insatisfeitos ao saberem que prefeitos estariam convidando pessoas para o evento, como responsáveis pela vinda do ministro. Em Colatina, até outdoor foi instalado na cidade convidando o povo, em nome do governador e do prefeito Guerino Balestrassi – adversário político do deputado Josias da Vitória.

A maioria dos deputados, então, teria concordado em enviar um ofício, na manhã de terça (26) ao ministro pedindo que ele recebesse a bancada para debater a agenda. Nos bastidores, além do documento, dois deputados também teriam falado com Tarcísio, pedindo que ele não desse protagonismo a uma só pessoa, que no caso seria a senadora Rose de Freitas, e envolvesse a bancada. Com a confusão armada, o ministro, então, teria decidido cancelar a viagem. Quatro deputados e uma pessoa próxima ao governador confirmaram essa versão.

Na tarde de quarta-feira (27), Da Vitória convocou uma reunião com os deputados e senadores para tratar, entre outras coisas, sobre a visita de ministros ao Estado. Teria ficado acertado que as agendas que contam com obras de emendas e recursos dos parlamentares precisam ser debatidas dentro da bancada, por todos. A senadora Rose de Freitas não participou da reunião.

O Ministério da Infraestrutura também foi questionado. A vinda ao Espírito Santo não consta da agenda oficial do ministro disponibilizada pelo site do ministério. Até as 20h45 de quarta-feira (27), não havia compromissos oficiais listados na agenda. A assessoria não informou o motivo do cancelamento.

O deputado federal Evair de Melo disse, porém, que o ministro vai ficar em Brasília. “Fiz contato com o gabinete do ministro e fui informado que o cancelamento foi em função da necessidade de ficar em Brasília cuidando das agendas dos caminhoneiros, que o Presidente pediu para ele ficar e gerenciar os debates”. Já Da Vitória informou que o ministro teve os motivos dele para cancelar a agenda.

Em briga de mar e rochedo…

A senadora Rose de Freitas, que comanda a Comissão Mista do Orçamento (CMO) no Congresso, sempre teve bom trânsito com ministros do governo federal. Seja qual for o governo. Ela também sempre pautou seu mandato em pautas municipalistas, ou seja, sempre caminhou muito perto a prefeitos e vereadores.

Ela foi procurada pela coluna para se manifestar a respeito do cancelamento da visita do ministro, mas não falou sobre o assunto. Pessoas ligadas a ela disseram, porém, que quem vai perder com o cancelamento da visita do ministro é a população.

***

Após 7 meses, governador telefona para presidente da Assembleia

 

Crédito: Ellen Campanharo/Ales

Na terça-feira (26) de manhã, antes da sessão em que deputados aliados miraram toda a artilharia em secretários do governo, o governador Renato Casagrande (PSB) telefonou para o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos). A ligação quebrou um jejum de aproximadamente sete meses em que os dois não se falavam.

No telefonema, Casagrande teria pedido a Erick celeridade na votação do Projeto de Lei Complementar que estabelece uma nova tabela de salários para o magistério, resultando num aumento inicial de 25%. A conversa foi cordial e protocolar. Foi, porém, intermediada por um interlocutor comum aos dois, um deputado com bom trânsito no governo e com o presidente.

O projeto foi aprovado na quarta-feira (27), em regime de urgência e em sessão extraordinária, contando com o voto favorável de todos os deputados presentes. Ao sancionar o projeto, horas depois, o governador postou em suas redes sociais um agradecimento aos parlamentares.

Ninguém sabe, ao certo, o que teria causado o distanciamento entre o governador e o deputado. Após estarem juntos na eleição da Mesa Diretora da Assembleia, em fevereiro deste ano, os dois dão sinais de que estarão em lados opostos na eleição para o governo em 2022.

 

Romaria na Casa Civil

A Casa Civil do governo do Estado, ontem (27), foi visitada por diversos parlamentares. Alguns preocupados com emendas, outros com projetos para seus redutos e alguns para debater sobre a crise criada com os discursos sobre a atuação de secretários do Estado que estariam usando os repasses de fundo a fundo para se promoverem politicamente, segundo parlamentares contaram à coluna.

 

Espaço apertado

“Dentro do mesmo partido não cabem duas candidaturas majoritárias. A preferência é da senadora Rose de Freitas em disputar a reeleição. Ela está no mandato”. Do ex-deputado e ex-presidente do MDB Marcelino Fraga sobre a provável saída do prefeito Guerino Zanon do partido. Guerino é cotado para a disputa ao governo no ano que vem.

 

Sob nova direção
Preto Walter, Neucimar e Celso Andreon

O ex-presidente do Avante de Cariacica Preto Walter deixou o partido e agora assumiu o PSD de Cariacica. Vai ajudar o presidente estadual, Neucimar Fraga, a montar as chapas estadual e federal.  “Vamos organizar o partido no município para 2022 e 2024”, disse Walter.

Ele vai ocupar o lugar do ex-candidato a prefeito Celso Andreon, que será secretário-geral do partido, e diz já ter convidado a vice-prefeita, Enfermeira Edna (Avante) para também ingressar no PSD.

 

Mais um na gaveta

A Corregedoria da Câmara de Vitória arquivou mais um processo (o 5º) contra o vereador Gilvan da Federal (Patriota) por quebra de decoro. O relator, Duda Brasil, alegou que a ação, proposta pelo Sindicato dos Jornalistas, não preenchia os requisitos formais pedidos no regimento e, no mérito, o relator considerou que não houve excessos por parte do vereador, por conta da imunidade parlamentar. O vereador Maurício Leite fez coro à defesa da inviolabilidade do mandato, o que foi rebatido por Camila Valadão, dizendo que a imunidade parlamentar tem limites.

Na ação, o sindicato citou as inúmeras vezes que o vereador atacou a imprensa e a honra de profissionais da Comunicação – xingando principalmente jornalistas mulheres – e chegando a rasgar edições de jornais do Estado durante as sessões. O sindicato disse que vai recorrer.

 

Encontro dos presidentes

Os presidentes das câmaras de Vitória, Davi Esmael; de Vila Velha, Bruno Lorenzutti; de Cariacica, Lelo Couto; e de Viana, Joilson Broedel, se reuniram na tarde de quarta-feira (27), num almoço, para debater pautas comuns aos legislativos. O diretor da Câmara de Viana também esteve presente e o presidente da Serra não participou, segundo Davi, por incompatibilidade com o horário da agenda.

Segundo o presidente do Legislativo da capital foram discutidos, no encontro, o papel do vereador, desafios das presidências legislativas e desafios da metrópole. Davi disse também que as câmaras devem uniformizar legislações sobre a atenção a pessoas com deficiência. O próximo encontro foi marcado para 8 de novembro, na Câmara de Vila Velha.

 

Artistas homenageados

Cerca de 30 artistas e produtores de funk, hip-hop e rap foram homenageados na Comissão de Cultura e Turismo pelo vereador de Vitória Anderson Goggi, na quarta-feira (27). No encontro, eles também debateram ideias e ações para o setor e formas de atuação na da Grande Vitória.