Aula de ideologia, corte de salário para servidor que não se vacinar e pescoço de peru aos candidatos

Em voto favorável a vereador, procurador dá aula sobre ideologia no PTB

Goggi está perto de deixar o PTB Instagram

O vereador de Vitória Anderson Goggi (PTB) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral alegando justa causa para se desfiliar do partido sem perder o mandato. Goggi alegou grave discriminação, citando que foi destituído da presidência do partido em Vitória e da secretaria  estadual da legenda, por uma decisão unilateral. Ele também justificou que houve mudança no programa e no estatuto do partido, que virou defensor do bolsonarismo. O PTB negou a discriminação e a mudança no programa partidário.

A Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer favorável a Goggi, manifestando pela “procedência da ação declaratória de justa causa para desfiliação partidária”. Mas o que chama a atenção no parecer é o voto do procurador regional eleitoral, André Pimentel Filho.

O procurador não somente aceitou a alegação do vereador, como provou que as mudanças partidárias ocorreram no estatuto da legenda “afastando-se de posicionamento político histórico do partido e filiando-se à ideologia contrária a anteriormente defendida”. Ele ainda deu exemplos.

“Isso porque, conforme se extrai do novo estatuto do partido, aprovado em 18/11/2020 e disponível na rede mundial de computador no link https://ptb.org.br/PTB/programae-estatuto-do-ptb/, o PTB passou a defender ideias próximas ao perfil político de direita, valendo destacar as alterações promovidas no estatuto que, respectivamente, pregam um sistema de saúde e um sistema de ensino superior não gratuito”, justificou o procurador citando, literalmente, o que consta no novo programa.

“Tais bandeiras não constavam no estatuto anterior do partido e consistem em pontos polêmicos sob aspecto político, eis que um Estado menor cuida-se de ideia defendida majoritariamente pela direita, posicionamento que destoa do perfil histórico do partido, que anteriormente se filiava à ideologia de esquerda, tanto que apoiou o Partido dos Trabalhadores nas gestões ocupadas no governo federal”. O voto do procurador surpreendeu até a defesa, que não chegou a citar os pontos do estatuto onde ocorreram as mudanças.

Pré-candidatura à Ales

O vereador Anderson Goggi vai disputar no ano que vem uma cadeira na Assembleia. Ele disse que conversa com alguns partidos e que está bem próximo ao PP. “Só não vou para o PP se o Bolsonaro entrar”, disse Goggi. Ele está em contato com o governador e vai entrar num partido da base aliada. O vereador também deve aumentar a defesa do governo do Estado na Câmara.

***

 

Prefeito cogita tirar da folha de pagamento servidor que não se vacinar

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, criou uma comissão para avaliar a situação de servidores públicos que não querem se vacinar. A comissão, formada também por servidores, deve apresentar um relatório até quarta-feira (10). “Muitos servidores que se vacinaram estão reclamando dos colegas que não querem se vacinar. Porque colocam os outros e até o contribuinte em risco”, disse Enivaldo.

Entre as medidas estudadas, está a criação, por meio de um projeto de lei, para autorizar o trabalho home-office dos não vacinados e também a punição, com afastamento e desconto no salário, de quem não apresentar justificativa por não ter se imunizado. “Há a possibilidade deles serem afastados e descontar no salário, até se adequarem, porque isso é uma indisciplina administrativa”.

Sorteio de TV e vale-compras

Nesta sexta-feira (05), o prefeito Enivaldo dos Anjos vai sortear uma TV de 32 polegadas e um vale-compras de R$ 1 mil aos moradores que se vacinaram contra a Covid no mutirão da vacinação que a prefeitura promoveu na quarta e na quinta-feira. Segundo o prefeito, a adesão foi positiva.

“Até as 16 horas (quinta-feira), 1.800 pessoas tinham sido vacinadas. Deve superar nossa expectativa, que era de vacinar duas mil pessoas”, disse. A vacinação foi até às 22h de ontem.

***

 

Pescoço de Peru, batata e Gustavo Peixoto no Solidariedade?

Divulgação

Ex-presidente do Pros, Sandro Locutor fez questão de divulgar que recebeu em sua casa, para uma conversa regada a pescoço de peru com batata, o presidente estadual do Solidariedade, Messias Donato, e os pré-candidatos à Câmara Federal Gustavo Peixoto e Coronel Laércio. Detalhe: o Pros conta com Peixoto e Laércio como pré-candidatos a deputados federais pelo partido.

“Política na mesa, um bom bate-papo com pescoço de peru e batata, e uma discussão muito grande em favor do Espírito Santo e do Brasil”, divulgou Locutor. Além deles, também estavam presentes o vereador Paulo Foto (Pros) e o secretário-geral do SD, Douglas Neres.

Na quinta-feira passada (25), uma outra foto circulou com Peixoto e o ex-prefeito Juninho num almoço selando uma parceria para caminharem juntos, no Pros, em 2022, segundo informou, na ocasião, o presidente do Pros-ES, Kauê Oliveira.

“Fizemos o compromisso de caminhar juntos para 2022. O Renzo e o Gustavo já são pré-candidatos a deputado federal, o Juninho pode ser federal, mas ele coloca o nome à disposição do partido para uma eventual candidatura ao que o partido precisar ou a conjuntura pedir”, disse Kauê.

Resta saber, agora, qual partido os “cobiçados” pré-candidatos irão escolher.

***

 

Prestação de contas

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, presta contas nesta sexta-feira (05), às 9h, aos deputados estaduais, numa sessão presencial na Assembleia. A sessão deve ser transmitida pelos canais da Ales e devem vir à tona projetos que tramitam na Casa, como a liberação da obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos e a proibição da exigência de vacinação contra Covid em crianças e adolescentes na hora da matrícula escolar. Os dois projetos são do deputado Capitão Assumção.

***

 

Presidenciável no Estado

O pré-candidato à Presidência pelo partido Novo, Felipe D’Ávila, participa nesta sexta-feira (05) do 9º Fórum Liberdade e Democracia que acontece, desde ontem, no Centro de Convenções de Vitória. Ele e o deputado federal Felipe Rigoni dividem o painel: “Política e Liberdade, o papel do Estado”.

Durante o evento, o Instituto Líderes do Amanhã fará a entrega de homenagens a personalidades que têm contribuído para a construção de uma sociedade mais justa e livre. O Prêmio Liberdade, neste ano, será entregue ao apresentador, comediante e empresário Danilo Gentilli.

***

 

Presidenciável na pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná questionou se o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro deve ser candidato à Presidência da República. A maioria, 57,7%, disse que não. Já 35,5% disseram que sim. Outros 6,8% não souberam ou não responderam. A pesquisa foi feita com 2.462 pessoas, de 208 municípios, dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2% e o grau de confiança, de 95%.

Uma leitura que se faz desses números é que Moro já inicia a pré-candidatura com uma rejeição alta – que vem, principalmente, dos defensores de Lula e de Bolsonaro. A candidatura de Moro, se vingar, deve dividir os votos dos candidatos de centro-direita e do Presidente.

***

 

Diversificação da matriz energética

Nos próximos dias 9 e 10, a Findes promove a “Oil, Gas and Energy Week”, um painel que vai debater a diversificação de matriz energética nacional e a importância de não depender da hidroenergia. Neste ano, o País viveu a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. A situação afetou também a geração de energia elétrica.

Estarão presentes o diretor de inovação e sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Ansgar Pinkowski, a analista ambiental do Ibama-ES, Renata Lima, a subsecretária estadual de Ciência e Tecnologia, Rachel Freixo, e o governador Renato Casagrande, que está participando da COP26, na Escócia. O diretor de Relações Institucionais da Equinor no Brasil, Rafael Tristão, apresenta um seminário sobre a estratégia global de aceleração da transição energética.

***

Defesa da pesca

A Assembleia criou a Frente Parlamentar em Defesa da Pesca, de autoria do deputado Bruno Lamas com o apoio de outros nove deputados. Segundo Bruno, a Frente vai dar voz ao pescador e debater temas relevantes à categoria, como a aposentadoria e captação de recursos para projetos.