Segunda-feira 13 deu azar para o PSB?

Anúncio do Republicanos Crédito: Fabi Tostes

Esta segunda-feira, 13, não foi um dia fácil para o PSB. Começou com o anúncio, ainda na parte da manhã, de que o senador Fabiano Contarato iria se filiar ao PT com grandes possibilidades de ser candidato ao governo do Estado. Durante a tarde, o partido Republicanos lançou o presidente da Assembleia, Erick Musso, ao Palácio Anchieta e, à noite, ganhou força a possibilidade do prefeito Guerino Zanon deixar a Prefeitura de Linhares para também se dedicar à pré-candidatura ao Executivo estadual.

Nenhum dos três pegou o mercado político de surpresa. Embora estivesse conversando com outras legendas, a entrada de Contarato no PT sempre foi a possibilidade mais forte. Segundo lideranças petistas, o senador comunicou o partido na última sexta-feira (10) e marcou de anunciar ontem, dia 13, fazendo alusão ao número de urna do partido.

Em seu anúncio nas redes sociais e comunicado à imprensa, Contarato não diz se é candidato ao governo, mas o PT capixaba conta com isso. “É genuíno que o PT lance candidatura. Nunca houve uma sinalização de Casagrande em fazer campanha para o Lula. Não tem como ter palanque neutro. Se depender de nós, Contarato é candidato ao governo. Ele já entra no PT pontuando nas pesquisas de intenção de voto”, disse a presidente do PT-ES, Jackeline Rocha.

Ela disse que não se trata de um movimento contra Casagrande – fazendo referência ao entendimento que já é de consenso no campo progressista, que Contarato tira votos de Casagrande. “Não há que se dizer que houve um afastamento de Casagrande, porque nunca houve uma aproximação de agenda. O PT não está no governo dele. Quem tira voto de Casagrande é quem está na base aliada e lançando candidato”, disse Jackeline, sem citar nomes.

Crédito: Ricardo Stuckert

Hoje, os únicos fatores que podem tirar Contarato da disputa do Palácio Anchieta é ele mesmo e a criação da federação com PT, PSB e PCdoB. Se nacionalmente fechar a federação, o PSB vai apoiar Lula para presidente e o PT capixaba apoiará Casagrande à reeleição – se, claro, os dois disputarem. Mesmo que não concorra, tendo Contarato na sigla, o PT chega com outro peso para sentar na mesa de negociação do ninho socialista.

Reforço na oposição

No período da tarde, após uma agenda que envolveu visita à Findes, à Assembleia Legislativa, almoço com a Executiva estadual e passagem pela Prefeitura de Vitória, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, lançou o presidente da Ales, Erick Musso, pré-candidato ao governo do Estado.

“Considerando a gestão da Prefeitura de Vitória, as lideranças políticas aqui na Mesa, nós deliberamos que o deputado Erick Musso vai ser pré-candidato ao governo do Estado com a anuência de toda Executiva estadual do partido e também da Executiva nacional”, disse Pereira. Na mesa estavam o vereador de Vila Velha Devanir Ferreira; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o presidente estadual do Republicanos; Roberto Carneiro; o deputado federal Amaro Neto, além de Erick e Pereira.

Marcos Pereira disse que a prioridade é crescer a bancada de deputados federais, mas que no Espírito Santo e na Bahia devem ter candidatos ao governo. “O que não se quer são candidatos que não tenham condições de fazer um bom debate, não é o caso do Espírito Santo”, afirmou.

Erick se comprometeu a não deixar contaminar a pauta da Ales e os projetos do Executivo que estão em votação com a disputa política. Ontem mesmo foi aprovada a peça orçamentária do Estado para 2022 na Comissão de Finanças e que agora depende de Erick para ir à votação no plenário.

As alfinetadas, porém, devem continuar e a tendência é que Erick Musso endureça ainda mais as críticas ao governo. No anúncio, ontem, o próprio Marcos Pereira disse que há um “esgotamento” das lideranças que governam o Estado, em alternância, nos últimos 20 anos.

Reforço na oposição II

Crédito: arquivo pessoal

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que está de malas prontas para deixar o MDB, busca um partido para também se viabilizar como pré-candidato ao governo. Nos bastidores, é possível que ele deixe o comando da prefeitura no início do ano que vem para começar a andar o Estado visando o Palácio Anchieta.

Questionado pela coluna De Olho no Poder, o prefeito respondeu: “Até o final de março do próximo ano continuarei centrado na gestão do município de Linhares e percorrendo o Brasil na busca de novos investimentos para o Espírito Santo”, afirmou de São Paulo, onde disse estar para visitar duas indústrias.

Recentemente, Erick, Guerino e o ex-prefeito Audifax Barcelos se reuniram para falar sobre o cenário de 2022 e os três podem estar juntos se, nacionalmente, o Republicanos não fechar com o PL, partido de Bolsonaro, e forçar um alinhamento, de cima para baixo, nos estados.

“Vai ser divertido”

O presidente do PSB capixaba, Alberto Gavini, disse que não há preocupações com relação aos nomes colocados para a disputa do governo. “Não há nenhum problema, é hora de se mexer, é assim mesmo. Isso não nos preocupa. Vai ser divertido ter vários candidatos, o povo vai ter muita escolha. Só não pode esquecer de quem trabalha”, disse Gavini.

O presidente socialista voltou a dizer que é contra fechar uma federação com o PT, mas que essa semana vai conversar com a presidente petista, Jackeline Rocha. Na quinta-feira (16), o PT vai fazer uma reunião com seus diretórios estaduais para debater o cenário de 2022, principalmente a questão da federação.

***

Cria capixaba

O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, nasceu em Linhares, foi criado em São Mateus e cresceu em Colatina. Saiu do Espírito Santo em 1994.

 

dois nomes ao senado

O presidente do Republicanos anunciou que o partido no Estado tem dois nomes para a disputa ao Senado: o deputado federal Amaro Neto e o ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli, que não estava presente no evento sob a justificativa de que daria uma palestra fora do Estado. Segundo Pereira, os dois figuram nos primeiros lugares das intenções de voto de pesquisas feitas pelo partido.

Vai ter espaço?

Pereira disse que o Republicanos pode ter duas candidaturas majoritárias: uma ao governo e outra ao Senado. Mas Amaro Neto acredita que se vingar a candidatura ao governo, a do Senado deve ser negociada com algum outro partido de uma futura aliança. Na manhã de ontem, os republicanos se reuniram com lideranças do PSDB, MDB e Patriota.

Está no barco?

Ao ser questionado sobre um possível desembarque da base aliada do presidente Bolsonaro, o presidente republicano desconversou e citou que o próprio presidente da República tem dito que pode não ser candidato à reeleição no ano que vem.

Armandinho no Republicanos?

Quem esteve presente no evento do Republicanos foi o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos). Ele disse que foi convidado a se filiar ao partido e que deve entrar com ação na Justiça Eleitoral para deixar o Podemos sem perder o mandato. Podemos está na base do governo de Casagrande, de quem Armandinho é crítico.