“O governador foi imprudente”, diz Contarato sobre encontro entre Casagrande e Moro

Lançamento da pré-candidatura de Contarato ao governo do ES

O senador Fabiano Contarato (PT) classificou como “imprudente” o episódio do governador Renato Casagrande ao receber o ex-ministro Sergio Moro para um encontro na Residência Oficial da Praia da Costa no último dia 12. Segundo Contarato, o PSB “esticou a corda”.

“O comportamento do governador, com todo respeito, foi imprudente. Acho que ele não deveria ter feito isso. Esticou a corda entre o PSB e o PT”, disse o senador à coluna De Olho no Poder, poucas horas antes de se reunir na sede do PT para lançar sua pré-candidatura ao governo do Estado, ao lado de toda a cúpula petista.

Embora ele tenha dito que sua pré-candidatura é resultado de uma decisão do diretório do PT, a “visita da discórdia” do ex-juiz, que mandou Lula para a prisão, ao governador e secretário-geral do PSB teria contribuído bastante para o lançamento da sua pré-candidatura e para mais um entrave na negociação da federação entre PSB e PT. O que corresponde também a mais um entrave na construção da frente ampla para a candidatura de Lula.

Questionado se ainda haveria clima para a construção da federação, primeiro Contarato disse achar possível, mas depois afirmou que essa resposta só quem poderia dar é o PSB. “Acho que essa resposta quem deveria dar é o PSB, porque quem provocou isso, quem esticou essa corda para chegar nesse ponto, na minha opinião, foi o PSB, com o comportamento do governador Casagrande. Mas eu vejo que o PT sempre está aberto ao diálogo, acho que o PT é superior a tudo isso”, disse o senador.

Casagrande recebeu Moro na Residência Oficial

Contarato disse, porém, que tem boa relação com Casagrande. “Sempre tive excelente relacionamento com o governador Casagrande, sempre coloquei o mandato à disposição para contribuir com o Espírito Santo. Tão logo ele soube da minha filiação ao partido, ele me ligou para parabenizar”.

O senador não vê sua pré-candidatura como irreversível. Diz que, se lá na frente PSB e PT se unirem, não tem problemas em seguir a orientação do partido de se retirar da disputa.

“Se for viável e houver a possibilidade do PT manter minha pré-candidatura ao governo do Estado, eu estarei à disposição. Mas, se lá na frente, de alguma forma, for feito um acordo em que o PSB e o PT se una ao presidente Lula, logo seria incompatível a nossa pré-candidatura, eu irei seguir a determinação do partido”, afirmou.

Lançamento

Na noite desta segunda-feira (21), na companhia da presidente estadual do PT, Jackeline Rocha, do deputado federal Helder Salomão, da deputada estadual Iriny Lopes, da vereadora de Vitória Karla Coser, e outras lideranças do partido, o PT lançou Contarato ao governo.

Jackeline abriu o evento e falou da importância do PT ter uma candidatura ao Estado, como teve em 2014 e 2018. Iriny disse que está se discutindo uma frente ampla para Lula, mas que o PT quer também discutir o Espírito Santo. Helder, em sua vez de falar, disse que há uma possibilidade de Lula coligar, no primeiro turno, com seis ou sete partidos, porém, não disse quais, nem citou também o PSB.

Em seu discurso, Contarato disse que não foi fácil fazer a escolha por um partido que “infelizmente foi criminalizado” e disse que não poderia se cair no equívoco de criminalizar um partido e a política.

Disse também que em nenhum momento a entrada dele no PT se deu com a imposição de uma candidatura ao governo. “Minha entrada no Partido dos Trabalhadores é porque eu não tenho dúvida que o PT é aquele que olha para os pobres, para os pretos, para as mulheres, para os índios, para os quilombolas, para as pessoas com deficiência, para a população que mais precisa”.

Contarato mirou seu primeiro discurso como pré-candidato ao governo principalmente no governo federal. Citou os ataques de Bolsonaro às instituições, a crise sanitária da pandemia, disse que Bolsonaro tem uma personalidade cruel e que seu governo “é um governo que não sabe viver em democracia”. “Vamos ter a serenidade de virar essa triste página da nossa história”, disse Contarato.

De molho

O ex-prefeito de Vitória João Coser não compareceu ao evento porque, segundo ele, tinha feito uma cirurgia na boca. “Só depois do Carnaval retorno”, escreveu ele, numa mensagem de WhatsApp à coluna.

Quinta tem mais!

A entrevista completa com o senador Fabiano Contarato será veiculada na próxima quinta-feira (24) no programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz), a partir das 16 horas. Ele fala sobre a candidatura e outros temas referentes ao mandato e à política.