Patrulha na roupa de professores, Contarato a um passo de disputar o governo e aproximação de Casagrande com evangélicos

Prefeitura de Vitória é a mais cobiçada

Secretaria da Educação de Vitória envia ofício às escolas cobrando “vestimentas adequadas”

Uma “orientação” da Secretaria de Educação de Vitória enviada para diretores tem gerado burburinho nas escolas municipais. O documento, assinado pela subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Barcelos Risso, cobra “vestimentas adequadas” dos servidores.

“Considerando o início do ano letivo e a necessidade da retomada de orientações, solicitamos especial atenção ao disposto no artigo 170 da Lei 2.994/1982 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória) e ao Decreto Nº 16.559/2015 (Código de Ética), respectivamente: ‘São deveres do funcionário: VIII – apresentar-se convenientemente trajado ao serviço ou uniformizado, quando a isso obrigado em função do cargo exercido; Artigo 12. É dever do servidor público: XVIII – apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função’”, diz trecho do comunicado que foi encaminhado às escolas no dia 10 deste mês.

A orientação não apresenta um modelo do que seria “vestimentas adequadas” e nem o motivo da cobrança, o que deu margem para todo tipo de questionamento. Em grupos de professores teve quem dissesse que irá adotar uma “burca” para ir trabalhar.

“Foi motivo de muito questionamento dos profissionais. O que é vestimenta adequada? Os nossos trabalhadores não têm remuneração decente, não têm reposição inflacionária há anos e ainda quer cobrar roupa? É claro, nenhum profissional está indo despido para as unidades de ensino ou qualquer outro setor trabalhar, mas nenhum profissional também está com dinheiro sobrando para ir no modelo executivo, com blazer ou calça social. Vamos oficiar a prefeitura para saber qual o parâmetro para enviar uma documentação dessa, visto que sequer as condições salarias e de trabalho são mantidas”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), Waleska Timóteo.

O que diz a prefeitura

A coluna De Olho no Poder fez quatro questionamentos à Secretaria de Educação de Vitória (Seme) sobre o comunicado: primeiro se procedia, segundo sobre qual seria o motivo da orientação, o terceiro sobre qual seria a vestimenta adequada e se a prefeitura iria oferecer uniformes para os servidores municipais atuarem nas escolas.

Por meio de nota, a Secretaria respondeu: “A Seme informa que se trata de comunicação de praxe, orientação geral e impessoal, enviada por meio de circular, sobre o início do ano letivo, dentre outras comunicações que foram enviadas às unidades de ensino, sempre com base nos princípios legais e éticos que regem a administração pública”.

“Estou na rede desde 2005 e nunca recebemos um comunicado desse. Além do mais eu desconheço qualquer situação envolvendo nossos profissionais com ocorrências envolvendo o tipo de roupa”, disse Waleska.

***

PT se reúne para definir se lança Contarato ao governo

Aniversário do PT / crédito: Glacieri Carraretto

A cúpula estadual do PT vai se reunir neste sábado (19) para definir se lança ou não o senador Fabiano Contarato como pré-candidato ao governo. Se a decisão for pelo lançamento, o anúncio deve ocorrer na próxima segunda-feira (21).

A reunião ocorre após uma semana de desencontros entre petistas e socialistas. Os dois partidos (PT e PSB) negociam, nacionalmente, a construção de uma federação. Porém, no último sábado (12), o governador se reuniu com o ex-ministro Sergio Moro, presidenciável do Podemos – partido que faz parte da base de Casagrande – o que colocou fogo no parquinho do Palácio Anchieta.

Durante a semana, o PT emitiu nota pública repudiando o encontro. Lideranças socialistas tentaram acalmar os ânimos, afirmando que Casagrande é governador, democrata, educado e apenas conversou diplomaticamente com o ex-ministro.

Porém, Casagrande endossou uma postagem em que um subsecretário dizia que o “PT faz aliança até com satanás” e depois deu uma entrevista chamando de “arrogante” a cobrança que sofreu de petistas. Agora, até em grupos de WhatsApp, simpatizantes do PT e do PSB estão se engalfinhando.

Festchinha!

O PT reuniu parte da sua militância para celebrar os 42 anos de existência com um encontro na Serra. Participaram a presidente estadual, Jackeline Rocha, o deputado federal Helder Salomão, a deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito João Coser, a vereadora de Vitória Karla Coser e o recém-filiado e senador Fabiano Contarato, além de outras lideranças.

***

Governador na posse da Cadeeso

O governador Renato Casagrande participa neste sábado (19) do culto de ação de graças pelo 89º aniversário do presidente da Cadeeso, pastor Arnaldo Candeias, na igreja Assembleia de Deus de São Torquato.

A Cadeeso é uma das maiores convenções da igreja evangélica Assembleia de Deus – reunindo cerca de seis mil pastores e evangelistas – e uma das que mais se envolve no debate político. Além do aniversário, também terá a posse da nova diretoria da Convenção, tendo o pastor Rafael Ferreira como diretor da Comissão Política.

Ferreira e boa parte dos novos diretores têm boa relação com o governador. Quem também deve se fazer presente no evento é o pastor Nelson Júnior, do movimento “Eu escolhi esperar”. Ele é cotado para a disputa ao Senado.

***

Além das moquecas: projetos de parceria entre Vitória e Salvador

Pazolini na Prefeitura de Salvador / crédito: Assessoria da PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve ontem (18) em Salvador, a convite do prefeito soteropolitano, Bruno Reis, para conhecer o projeto “Morar Melhor”, uma iniciativa da capital baiana que reforma casas, de famílias de baixa renda, investindo até R$ 7 mil por residência. Segundo a assessoria de Pazolini, o programa é premiado e tem gerado impactos sociais nas comunidades onde é aplicado.

O encontro foi também para uma troca de experiências administrativas e Pazolini apresentou o programa de licenciamento de obras, de classificação de risco, implantado em Vitória. Segundo o prefeito, trata-se de uma referência na agilidade da desburocratização para o licenciamento de obras e reformas. Uma equipe da Prefeitura de Salvador virá a Vitória conhecer melhor o programa.

***

Articulação

O vereador de Vitória Aloisio Varejão se articula para derrubar o veto da prefeitura ao seu projeto, que isenta do pagamento de estacionamento rotativo em Vitória os idosos e pessoas com deficiência. Ele alega que esse projeto já foi lei na capital e foi revogado.

***

Protesto no hospital

A re-re-reinauguração do Hospital Materno-Infantil, na Serra, contou com a presença de autoridades, da prefeitura e do governo do Estado, e também com o protesto de manifestantes que levaram faixas para agradecer ao ex-prefeito Audifax Barcelos pela obra. Uma das faixas dizia: “A população sonhou, Audifax executou, e nós estamos aqui para agradecer”.