Sessão na Assembleia: muito trovão para pouca chuva!

Crédtio: Ellen Campanharo/Ales

A sessão da Assembleia desta segunda-feira (07) fez muito barulho, teve bate-boca, deputados se estranhando, atraiu manifestantes para a galeria e curiosos para o plenário e para os canais de transmissão ao vivo, mas ao final, entregou o resultado que já era esperado.

Nenhum dos requerimentos de urgência dos deputados da oposição passou pela votação do plenário. Todos foram derrubados pela base aliada com ampla maioria. Os requerimentos com maior adesão, contaram com oito votos, como o que pedia urgência ao decreto legislativo do deputado Carlos Von que suspende os efeitos da portaria do governo que permite aos ônibus saírem dos terminais com passageiros em pé. Mas os votos contrários ao requerimento somaram 19.

O requerimento de urgência, também do deputado Carlos Von, para o projeto que suspende o reajuste da passagem do Transcol foi derrubado por 21 votos contra 7. O referente ao que congela o imposto do IPVA, do mesmo deputado, foi derrotado por 20 votos contra 8, e a urgência ao que susta a portaria sobre o passaporte vacinal foi rejeitada por 18 votos contra 7.

A sessão também contou com alguns embates: entre Dary Pagung e Carlos Von; entre Capitão Assumção e Marcos Garcia; entre Hudson Leal e Torino Marques. Hudson, que é médico, chegou a levar dados comparativos sobre o número de mortes pela Covid entre não vacinados e vacinados, nos Estados Unidos, concluindo que há mais mortes entre não vacinados. Torino contestou, mas sem apresentar dados contrários. Assumção também contestou dados de Marcos Garcia sobre internações de crianças com Covid, no que Marcos subiu o tom contra o colega.

Deputados da oposição durante a derrubada dos requerimentos de urgência / Crédito: Ellen Campanharo

O deputado Bruno Lamas chegou a intervir, reclamando da sessão: “Poucas vezes, eu vi uma sessão com o nível tão baixo, mesquinho, com os colegas agredindo uns aos outros com falácias, colocando responsabilidade onde não há, generalizando as coisas. E depois convive como se nada tivesse acontecido. É o tipo de gente que acha que na política vale tudo. Lá fora é uma pessoa, em casa e na igreja, mas aqui vale tudo. Vale conversar fiado, acusações e dedo na cara.”

A contar que se trata de ano eleitoral e que a campanha ainda nem começou, a tendência é que as sessões fiquem cada vez mais tumultuadas, com debates acalorados, dedo em riste e bate-bocas frequentes. É bom preparar a pipoca!

***

Mandou recado

Chamou a atenção os votos do deputado Hércules Silveira, que até então faz parte da base aliada do Palácio Anchieta, votando contra a orientação do líder do governo, deputado Dary Pagung. Hércules votou a favor de todos os requerimentos de urgência da oposição, inclusive no que previa a suspensão do passaporte vacinal. Médico, ele votou de forma oposta ao colega (mas não amigo) de plenário, o também médico Hudson Leal. Nos corredores, a conversa era de que Hércules queria mandar um recado ao governo.

***

Pauta trancada

Dez vetos do governo a projetos dos deputados encabeçavam a pauta de votações da ordem do dia. O deputado Marcos Garcia, que foi designado como relator do primeiro veto da pauta, pediu vista, o que trancou as votações de outros vetos e projetos.

***

Pauta recheada

A pauta do expediente da sessão da Assembleia de ontem (07) contava com 1.193 itens, sendo 10 requerimentos de urgência e 414 mensagens do governo do Estado respondendo a requerimentos de informação dos parlamentares, quase todos de autoria do deputado Capitão Assumção.

***

Xingamentos e gritos na galeria

Uma das duas galerias da Assembleia foi ocupada por manifestantes contra o passaporte vacinal, que levaram cartazes, a bandeira do Brasil e muitas palavras de ordem – que por várias vezes descambaram para ofensas e xingamentos – para acompanhar a sessão. Os manifestantes aplaudiram quem votou contra o passaporte e vaiaram e xingaram quem votou a favor. Sobrou até para quem não estava na sessão, como o governador Renato Casagrande.

***

Fazendo a egípcia!

Durante e votação do requerimento de urgência para derrubar a decisão do governo que permite que os ônibus do Transcol saiam do terminal com gente em pé – o requerimento foi rejeitado –, deputados discutiam o absurdo e o risco de um ônibus lotado em meio à pandemia. O que faz sentido, já que é impossível manter distanciamento dentro de um coletivo cheio. O que não tem lógica é agir como se algum dia, com ou sem pandemia, os ônibus tivessem circulado vazios. Tem deputado que está precisando dar uma voltinha no 507, 504, 121…

***

Do outro lado da ponte…

Em Vila Velha, o vereador Devanir Ferreira também fez discurso contra o passaporte vacinal. E também citou os ônibus como lugar de aglomeração e sem cobrança do comprovante de vacina. Mas, se for adotada a exigência do comprovante de vacinação nos ônibus, a medida será aplaudida ou repudiada, com o argumento de que está indo contra o direito de ir e vir da população?

***

Eleição no Bairro da Penha

A eleição para a Associação de Moradores do Bairro da Penha repercutiu na Câmara de Vitória, durante a sessão desta segunda-feira (07). O vereador Denninho Silva comemorou o resultado após a vitória do seu aliado e assessor Baiano do Salão, da chapa 2, com 839 votos, contra a chapa 1, encabeçada por Crislayne Zeferina do Projeto Social, que teve 236 votos.

No discurso-desabafo, Denninho disse que Baiano ganhou a eleição “contra tudo e contra todos”. “Ganhamos contra deputado, vereador, ex-vereador, cesta básica e até assessor da prefeitura”, disse Denninho. Baiano foi candidato a vereador e é suplente do vereador Anderson Goggi.

***

Mirou em quem?

E falando em Denninho, na tarde de ontem (07), o vereador publicou uma foto em seu Instagram com o ex-governador Paulo Hartung. “Hoje, tive a honra de dialogar com nosso amigo e ex-governador Paulo Hartung. Referência nacional como líder político e gestor público. Sempre um prazer poder ouvir conselhos daqueles que admiramos em nossa caminhada. Muito obrigada pela recepção e carinho, meu amigo”, escreveu na legenda.

Depois, republicou a mesma foto no story do Instagram e acrescentou: “O importante da vida é valorizar quem te valoriza e não quem despreza a sua história e trabalho. Obrigado pelo carinho e diálogo, Paulo Hartung!”. Quem será o alvo da indireta?

***

Duda que se cuide!

O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, não se segura quando o assunto é defender a gestão municipal, tanto que ontem ele fez algumas intervenções, até no discurso da vereadora Camila Valadão, que precisou lembrá-lo que não havia cedido um aparte (autorização para interromper sua fala). Duda Brasil que se cuide para não perder o posto de líder do prefeito!