Erick perde o PROS para Casagrande

Luciano Pingo

O PROS voltou para a base aliada do governador Renato Casagrande e vai apoiá-lo à reeleição, caso o governador se candidate. Esse foi o primeiro direcionamento do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que assumiu nesta segunda-feira (21) o comando da legenda no Estado.

“O partido vai acompanhar o projeto político liderado pelo governador Renato Casagrande”, disse Pingo que é aliado do socialista. Ele assumiu o comando da legenda ao mesmo tempo que se filiou. O prefeito estava sem legenda desde que deixou o Republicanos por discordar da postura das lideranças com relação ao governo do Estado.

Pingo nunca foi filiado ao PROS e, nos bastidores, teria assumido o partido pelas mãos de Casagrande. Ele, porém, diz que foi por meio de amigos em comum. “Houve mudança na presidência nacional do partido e o novo presidente, Marcus Holanda, me ligou. Meu nome foi sugerido por amigos em comum de Brasília. Vamos construir uma chapa agora e nossa meta é eleger dois deputados estaduais e um federal”, disse Pingo à coluna De Olho no Poder.

O então presidente do PROS-ES, Kauê Oliveira, assumiu o comando após um acordo entre a nacional e o deputado Renzo Vasconcelos, que seria candidato a deputado federal pelo partido. Renzo tomou o partido do ex-deputado Sandro Locutor, que é da base aliada de Casagrande e saiu da legenda levando todo seu grupo, dificultando a construção de uma chapa para federal. Mesmo assim Kauê, que na época era chefe de gabinete de Renzo, tentou atrair novos nomes para a disputa de outubro. Mas sem sucesso.

Agora, com a mudança do comando nacional da sigla e a migração de Renzo do PROS para o PSC, todos os acordos foram desfeitos, inclusive o apoio que o PROS daria ao pré-candidato ao governo e presidente da Assembleia, Erick Musso. “Com a mudança do comando nacional seria natural minha saída”, disse Kauê que garantiu que continuará filiado ao partido.

“Sou muito grato ao tempo que fiquei no Republicanos, respeito muito as lideranças, mas estamos em projetos políticos diferentes”, disse Pingo, que também é vice-presidente da Associação dos Municípios (Amunes).

Contra-ataque

Logo após perder um dos dois partidos que já tinha lhe declarado apoio, Erick Musso anunciou que o AGIR 36, antigo PTC, vai caminhar com ele. No sábado, o PSC declarou apoio ao presidente da Ales. “Erick tem muita capacidade de interlocução e sabe dialogar com todos os segmentos da sociedade”, disse o presidente do AGIR, Adriano Rocha.

Erick Musso e AGIR 36 juntos