“Semana que vem fecharemos com o Podemos”, diz coronel Ramalho

Coronel Ramalho Secom / Governo do ES

O secretário estadual da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, bateu o martelo sobre o partido que irá abrigá-lo e já marcou até data de filiação: “Semana que vem fecharemos com o Podemos”, disse Ramalho. A assinatura da ficha no partido deve ocorrer na próxima quarta-feira (30).

Ramalho vai se desincompatibilizar do cargo para disputar uma vaga ao Congresso. O projeto do coronel da PM é disputar a única vaga disponível ao Senado, conforme ele já contou à coluna “De Olho no Poder”. “Vejo uma perspectiva melhor para o Senado. Meu projeto não é um projeto a curto prazo, tenho visto dificuldade de alguns deputados federais de alavancar alguns projetos e quando se fala de um projeto sensível e problemático como é o da segurança pública, precisa de um prazo maior para discutir com a sociedade”, disse Ramalho, na ocasião.

A escolha do partido está pacificada, já a vaga de Senado, porém, é algo mais complexo. Até porque não depende só do Podemos – que quer, e muito, indicar um nome a ser apoiado por Casagrande. Mas depende também de uma construção com outros partidos da base aliada, ou melhor, da frente ampla que será liderada por Casagrande.

Um dos partidos é o MDB, presidido pela senadora Rose de Freitas, que é a atual dona da vaga que estará em jogo em outubro. Rose, desde que assumiu o partido – no lugar do ex-deputado Lelo Coimbra – tem feito um movimento de aproximação com o governo do Estado. O MDB é um partido grande, com muito tempo de TV e recursos do fundo partidário, mas que enfrenta dificuldades no Estado principalmente na montagem das chapas.

Outro que também está na pista para negócios é o PP, que vem abocanhando muitas lideranças políticas e mandatários. Filiou o federal Josias Da Vitória e os estaduais Raquel Lessa e Marcos Madureira. Essa semana filiou o deputado federal Neucimar Fraga e está na expectativa de abrigar a família Ferraço e o deputado Marcos Garcia. O PP já deixou claro que “tem tamanho” para fazer parte do projeto majoritário (sendo como vice ou na vaga do Senado). O próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), mandou recado.

Coronel Ramalho sabe que a vaga que almeja é disputada, por isso, ele admitiu à coluna que iria alinhar tudo com o governador. Provavelmente o nome que disputará o Senado no palanque de Casagrande não será definido agora. O nome do vice, então, só deve ser selado nos 45 do segundo tempo.

Pode vir a federal?

Uma das possibilidades para resolver a questão é Ramalho disputar a Câmara Federal pelo Podemos, ao lado de Gilson Daniel, Dr. Gustavo Peixoto e outros nomes. Desafogaria a disputa ao Senado e daria mais tranquilidade à chapa federal do Podemos.

Quem assume?

Questionado sobre quem ficaria no seu lugar à frente da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Ramalho disse não saber. “O governador não me comunicou”. A coluna apurou que, nos bastidores, dois nomes seriam cotados e teriam até torcida dentro do secretariado: o do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, e do comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Cerqueira.

Neucimar na telinha

Neucimar deixou o PSD, mas estrelou no programa de TV do partido que foi ao ar ontem. Em pelo menos duas inserções do PSD na noite de ontem, Neucimar foi a figura central.