GIRO POLÍTICO: Hartung não se filiou ao PSD, Rigoni em busca de senador e quem é o Judas desse ano?

Paulo Hartung não se filiou ao PSD, diz partido

O ex-governador Paulo Hartung, que foi mencionado como possível presidenciável do PSD, não se filiou ao partido, segundo a assessoria do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. A informação foi dada nesta quinta-feira (14), após a coluna “De Olho no Poder” questionar o dirigente partidário por duas semanas sobre o assunto.

Se essa condição permanecer – há ainda um suposto prazo até a próxima segunda-feira (18) para ajustes na lista de filiados que os partidos devem enviar para os cartórios eleitorais –, Hartung deve ficar fora das urnas, o que não significa fora do processo eleitoral, uma vez que ele tem participado dos debates nacionais sobre os presidenciáveis, estando bem próximo do ex-governador gaúcho Eduardo Leite.

***

Voto de silêncio

No PSD capixaba, a ordem é de silêncio e mistério. Nem o ex-vice-governador César Colnago, que se tornou presidente estadual da legenda; nem o vice-presidente, Zé Carlinhos; e nem o cotado para disputar o governo pelo partido, o ex-prefeito Guerino Zanon, falam a respeito das articulações da sigla e dos projetos futuros.

Nos bastidores é grande a especulação de que Guerino poderia recuar da candidatura ao governo, principalmente após o presidente do PSB capixaba, Alberto Gavini, afirmar que há conversas em andamento para que ele possa compor com Casagrande nas eleições. Colnago trocou o PSDB pelo PSD para disputar o governo, mas, ao que tudo indica, essa possibilidade está fora de questão.

***

Temos vaga!

Enquanto no campo do governador, a disputa pelo Senado é concorrida, no lado do deputado federal Felipe Rigoni (União), o posto está vago e ele está à procura de preencher a vaga, já que não deu certo a pescaria no aquário do Podemos, com a tentativa de puxar o ex-secretário da Segurança Coronel Ramalho para ser candidato ao Senado pelo União. E um detalhe: dinheiro para a campanha não deve faltar.

***

Os preferidos

O União Brasil anunciou a pré-candidatura a presidente da República de Luciano Bivar, que comanda a legenda. Mas Rigoni prefere uma chapa formada por Simone Tebet e Eduardo Leite (vice). MDB, PSDB, União e Cidadania conversam sobre a possibilidade de lançarem um candidato único.

***

E o Moro?

“Moro já foi descartado. Só que ele não sabe”, disse Felipe Rigoni sobre a possível e desacreditada pré-candidatura do ex-ministro Sergio Moro à Presidência da República pelo União Brasil.

***

Votos migraram

A possível saída do ex-ministro Sergio Moro da disputa presidencial seria um dos motivos da melhora de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto. Segundo algumas análises políticas, boa parte do eleitorado de Moro migraria para Bolsonaro.

***

Carlos Germano na área, mas fora do jogo

Casagrande, Carlos Germano e Ted Conti
Crédito: Ascom / Ted Conti

O ex-goleiro Carlos Germano, que tinha se filiado recentemente ao PSB, não será candidato nessas eleições. Ele foi nomeado para a Subsecretaria de Estado de Formação e Rendimento, da Secretaria Estadual de Esporte, e já está atuando.

Questionado se estava se preparando para ser candidato a prefeito de Domingos Martins em 2024, Germano descartou. “Apesar de ser minha cidade natal, não tenho pretensão de ser candidato a prefeito nem a vereador. Inclusive, eu me coloquei à disposição do atual prefeito para as próximas eleições em relação a apoiar os candidatos escolhidos”, disse o ex-goleiro.

***

E a transparência?

Não há mais a possibilidade de se checar se determinado político está filiado a um partido ou não. Desde que o TSE se adequou à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a listagem dos filiados a partidos políticos, que antes ficava disponível no site da Corte, está indisponível.

Segundo Simone Trento, ouvidora e juíza auxiliar da presidência do TSE, a limitação da divulgação dos dados foi uma necessidade percebida pela Ouvidoria. “Muitas pessoas nos reportavam que haviam perdido oportunidades de emprego por serem filiadas a um partido político. E isso é algo que não tem respaldo no nosso Direito. A pessoa é livre para se filiar a um partido político e não sofrer consequências negativas. Portanto, agora não é mais possível o acesso público à relação de filiados”, disse a juíza em matéria divulgada pelo TSE.

 

***

Via crúcis

O presidente do PSB-ES, Alberto Gavini, contou para a coluna que ainda tem partido que não fechou sua chapa e precisa de ajuda para enfrentar as urnas. Segundo ele, o prazo para ajustes na lista de filiados que vai para a Justiça Eleitoral vai até segunda-feira (18).

***

Malhação de Judas

Em ano eleitoral, o que não falta é gente fechando aliança e selando com beijo de Judas. Aliás, quem leva o posto esse ano?