Ex-deputado da Rede vai comandar a Ceturb

Marcos Bruno, presidente da Ceturb

Está marcada para às 10 horas desta quarta-feira (31) a posse do ex-deputado estadual Marcos Bruno para o comando da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

Marcos Bruno será o diretor-presidente da companhia. Ele é filiado à Rede, mas, segundo a porta-voz (presidente) da Rede no Estado, Laís Garcia, o ex-deputado não é indicação partidária. Nos bastidores, há informação de que ele teria recebido convite do PSB e pode migrar para o partido do governador Renato Casagrande a qualquer momento.

Marcos vai ocupar o lugar de Raphael Trés que, por sua vez, vai para a Subsecretaria Administrativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Raphael também é filiado ao PSDB e genro do deputado estadual Emílio Mameri (PSDB), que não foi reeleito. Ele disse, porém, que sua indicação também não é partidária.

“Estou de saída (da Ceturb). Deve acontecer amanhã (31), mas ainda estou aguardando a confirmação da SEG (Secretaria de Governo). Ainda estou filiado, mas é fora da cota do partido”, disse Raphael, ao falar de sua indicação ao novo posto.

Mameri também fez coro de que a indicação do genro é técnica. “Governador conhece o seu trabalho e sabe o que faz. Ele (Raphael) é super competente e funcionário exemplar. Acredito que tenha sido técnica, mas estou feliz com sua indicação”, avaliou o deputado. Mameri era cotado para fazer parte da nova gestão de Casagrande.

Mesmo que as indicações sejam técnicas, não há como negar que a Rede e o PSDB ganham espaço. Rede apoiou o governador no segundo turno. PSDB fechou aliança desde o primeiro turno e emplacou o vice-governador, Ricardo Ferraço.

Conselho precisa aprovar

Para a mudança no cargo de diretor-presidente efetivamente ocorrer é necessário, porém, que passe pelo crivo do Conselho de Administração da Ceturb-ES, composto por cinco membros.

O colegiado precisa aprovar a indicação de Marcos Bruno e uma reunião entre os membros estaria marcada para ocorrer amanhã (31), às 8 horas, antes da posse. Mas, segundo bastidores, a aprovação do nome do ex-deputado já é dada como certa.

Atualmente, Marcos Bruno atua como diretor administrativo-financeiro da Ceturb – cargo que já ocupa há dois anos. Ele foi deputado estadual entre os anos de 2015 e 2018.

 

Fale com a coluna De Olho no Poder: [email protected]