Do Val diz que comunicou o Podemos sobre saída do partido, mas presidente da sigla nega

O senador Marcos do Val (Podemos), que de madrugada anunciou que renunciaria o mandato, mas agora de tarde já recuou, e que também confirmou ter participado de uma reunião golpista no Palácio do Alvorada, disse que já teria informado o Podemos sobre sua saída do partido. Porém, o presidente da legenda no Estado nega.

Em entrevista para a Globonews, Do Val disse que teria informado à presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, que iria deixar o partido e se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A conversa teria ocorrido no plenário do Senado, ontem (01), durante a votação que reelegeu o presidente Rodrigo Pacheco (Podemos).

“Durante a eleição, falei com Renata Abreu que sairia do Podemos e que tinha convite para ir para o PL. Ela disse: ‘Senador, faz isso comigo, não’. Eu disse: ‘Olha, está para estourar uma informação e eu não quero expor o Podemos. E o PL está me convidando”.

Segundo Do Val falou na entrevista, ele também teria alinhado com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sua ida ao partido. “Eu reportei isso para o presidente do PL, porque eles queriam que eu fosse agora. Eu disse: ‘eu não vou agora porque está para explodir uma informação que com certeza vai respingar no ex-presidente. Então eu falei com a Renata que eu sairia, mas falei com o PL que eu não entraria agora”.

Porém, o presidente do Podemos capixaba, o deputado federal Gilson Daniel, negou que o senador tivesse comunicado sua saída do partido. Questionado pela coluna De Olho no Poder, Gilson disse que não houve nenhuma comunicação a ele e nem a Renata. “Não falou comigo e nem com a Nacional. Estou com ela (Renata) todos os dias”, disse Gilson.

A coluna também questionou se Gilson tinha algum conhecimento sobre o caso relatado por Do Val, da reunião onde recebeu o convite para gravar secretamente o ministro Alexandre de Moraes com a intenção de anular a eleição e impedir a posse de Lula. “Nenhum”, respondeu Gilson.

Perguntado se o partido iria abrir um procedimento interno para investigar a postura de Do Val, Gilson disse que vai conversar com o senador primeiro. “Precisamos conversar com o Marcos. Não falamos com ele ainda”, concluiu Gilson.

Nos bastidores há uma discussão se Do Val teria prevaricado por não ter denunciado formalmente a tentativa de conspiração, o que poderia forçar o partido a também se posicionar sobre o tema.

Também chamou a atenção que Do Val tivesse a intenção de se filiar ao PL, mesmo depois de divulgar a reunião do golpe que atinge em cheio Bolsonaro, que é do PL, e também o presidente da legenda. Costa Neto depôs hoje na Polícia Federal e Do Val também vai depor, ainda hoje.

Em tempo: A coluna havia questionado também ao presidente do PL capixaba, senador Magno Malta, sobre o convite. Após a publicação da coluna, a assessoria do senador encaminhou a resposta afirmando que ele “desconhecia” qualquer convite do PL feito a Do Val.

LEIA TAMBÉM:

Vereador de Vitória entra com pedido de investigação contra Do Val no STF

Após anunciar renúncia, Do Val agora diz que vai ficar no mandato