Terceira via unida, mais um bloco no jogo e a volta da Marcha da Família

Mazinho, Tyago, Gandini e Luiz Paulo: alinhamento

Terceira via unida

Chamou a atenção, na semana passada, um encontro entre os deputados estaduais Fabrício Gandini (Cidadania), Mazinho dos Anjos (PSDB) e Tyago Hoffmann (PSB) e o ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB). Os quatro são pré-candidatos à Prefeitura de Vitória e almoçaram juntos na última quinta-feira (21), no que parece ser o primeiro passo para uma aliança visando 2024.

Em conversas anteriores com a coluna De Olho no Poder, Tyago, que entrou na corrida eleitoral pela Capital recentemente, já tinha dito que iria procurar outros pré-candidatos de centro para conversar. A ideia é que o grupo caminhe junto e some forças para viabilizar uma terceira via competitiva contra a polarização Pazolini (Republicanos) x Coser (PT).

“O projeto atual não representa o que queremos para o futuro da cidade. Por isso, buscamos essa convergência de pessoas que têm projetos para Vitória. Não estamos discutindo nomes, mas ideias que possam convergir lá na frente”, disse Gandini.

O deputado está de saída do Cidadania e está pavimentando a entrada no PSD. Isso, claro, se a Justiça Eleitoral der aval para ele deixar o partido sem perder o mandato na Ales.

Ainda que num primeiro momento não se tenha discutido nomes, a questão que se coloca é: quem irá abrir mão da disputa como cabeça de chapa em prol de um nome do grupo? Quem estará disposto? Nenhum dos quatro ainda deu sinal de que seguirá nesse caminho.

***

Mais um bloco se formando

Crédito: Facebook/Odmar

Quem também deu o primeiro passo para caminhar no mesmo passo foi a trinca PSB, PDT e Rede que, no sábado (23), realizou o seminário “Cenários e visões em foco”, no auditório da FDV, em Vitória.

O evento foi organizado pela Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini (PDT), pela Fundação João Mangabeira (PSB) e pela Rede e contou com lideranças dos três partidos, além do ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB), que participou como convidado.

“Política nacional em perspectiva” e “O Espírito Santo e os frutos do progresso” foram os temas das duas primeiras mesas do evento, mas foi a terceira – “Expectativas para as eleições municipais” – que indicou que os três partidos devem fazer dobradinhas nos municípios para enfrentarem as urnas no ano que vem.

Odmar Péricles, articulador político do PSB, disse que a ideia é essa. “O projeto é esse, que os três partidos ideologicamente identificados, possam construir projetos que se apresentem nas cidades. Claro que respeitando as questões locais, mas vamos orientar para que articulem enquanto bloco e o bloco dialogue com demais forças políticas, sociais, empresariais, etc”, explicou.

Os três partidos são da base aliada do governo do Estado e também fazem parte da base do governo Lula, o que facilita na hora de montar as dobradinhas.

Algumas situações, porém, ficarão à parte, sob análise, como o caso de Vitória, onde o Psol tem a pré-candidatura da deputada estadual Camila Valadão. Psol é federado com a Rede e o “casamento” está valendo para as próximas eleições.

“Onde houver Psol organizado, como exemplo na Capital, poderá haver integração ou limitação do projeto (dos três partidos)”, disse Odmar.

Outra situação é na Serra, em que o PDT, que está à frente da Prefeitura com Sérgio Vidigal, deve tentar a reeleição. Porém, o secretário de Tecnologia do Estado, Bruno Lamas (PSB), também quer disputar.

O presidente do PSB, Alberto Gavini, já disse à coluna que na Serra, o PSB vai pleitear a vice, mas Bruno insiste que será candidato.

Questionado se o PSB iria apoiar o PDT na Serra, Odmar respondeu: “Faz parte dessa construção. Mas será a dinâmica do período eleitoral que determinará, ao final, que desenho teremos para a maior cidade do Espírito Santo”, disse o socialista.

Em tempo: Recentemente a coluna também destacou que uma outra trinca estava se formando nos bastidores políticos visando as eleições de 2024 e 2026, porém no espectro político oposto. Republicanos, PP e PL também têm projeto de caminharem juntos.

***

Pressãozinha básica para projetos saírem do papel

Crédito: Sebrae/ES

O Sebrae reuniu na semana passada parte da bancada federal capixaba para o “Café da manhã com parlamentares”, quando foram apresentadas 32 propostas legislativas que tramitam em Brasília – 21 na Câmara Federal e 11 no Senado – que impactam as micro e pequenas empresas.

No pacote de matérias está o PLP 33/20, que institui o Marco Legal do Reempreendedorismo; o PLP 108/21, que atualiza o teto de faturamento do MEI, e o PL 4395/20, que tem como objetivo criar uma política nacional específica para o fomento do turismo rural no Brasil.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, abriu o evento destacando a importância da aprovação das propostas de leis que beneficiam as micro e pequenas empresas na Câmara Federal. Participaram do café os deputados federais Josias da Vitória (PP), Helder Salomão (PT), Victor Linhalis (Podemos), Gilson Daniel (Podemos) e Evair de Melo (PP).

Presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, Helder disse, durante o evento, que algumas pautas do setor devem ser votadas na Câmara Federal até o final do ano.

***

Conservadores voltam com Marcha da Família

Após uma pausa – talvez pra assimilar a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas –, o Movimento Conservador vai organizar uma “Marcha da Família” no próximo dia 12 – Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil.

“Povo nas ruas em defesa da vida, da família e da liberdade” será o tema do evento, segundo a presidente do Movimento Conservador do ES, Alexandra Silva. Segundo ela, também será uma marcha contra o aborto.

Erick e Alexandra

O tema está sendo discutido no STF e, na última sexta-feira (22), a presidente do STF, ministra Rosa Weber, votou pela descriminalização do aborto até 12 semanas. Num voto de 129 páginas, a ministra disse ser “desproporcional” atribuir pena de detenção de 1 a 4 anos para a gestante, caso provoque o aborto por conta própria ou autorize alguém a fazê-lo, e também para a pessoa que ajudar ou realizar o procedimento.

A marcha será na Orla de Camburi e vai se concentrar às 13h no K1, seguindo até o K4, segundo Alexandra, que recentemente se filiou ao Republicanos e é pré-candidata à vereadora de Vitória nas eleições do ano que vem.

***

Irupi 100% digital

Irupi, a pequena cidade do Caparaó capixaba com pouco mais de 13 mil habitantes, conseguiu abolir o papel nos processos públicos do município e adotar a comunicação 100% digital. Isso significa que mais de 250 requerimentos (ouvidoria, fiscalização de obras e processos administrativos, entre outros) serão realizados totalmente de forma digital.

O acesso agora é pelo site do município ou pelo aplicativo da 1Doc, GovTech. E todos os procedimentos podem ser acompanhados de forma remota. A mudança vai significar uma economia aos cofres públicos de R$ 10 mil por mês. Serão menos 6 mil folhas de papel impressas, o que representa, segundo a prefeitura, menos sete árvores derrubadas e mais de 57 mil litros de água economizados.

***

Camata é eleito presidente do Conaci

O secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para o biênio 2024-2025. Ele foi escolhido por aclamação durante a 47° Reunião Técnica, que foi realizada em Campo Grande (MS).

O Conaci é responsável por criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Camata participou do evento levando experiências do Estado.

***

Um dia pra chamar de seu

Foi sancionada, no último dia 14, a lei 11.900, de autoria do deputado Tyago Hoffmann (PSB), que cria o “Dia Estadual do Educador Técnico-Administrativo”, a ser comemorado sempre no dia 7 de dezembro. A lei foi sugerida pelo presidente do SindEducação, Leonil Dias.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!