Suplente de Capitão Assumção já pediu intervenção federal. Veja quem é

Rafael Monteiro é suplente do PL

O psicólogo Rafael Monteiro, de Venda Nova do Imigrante, que na eleição de 2022 foi candidato a deputado estadual pelo PL e teve 10.004 votos, é o suplente do deputado Capitão Assumção – preso na noite de ontem (28) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ferrenho defensor de Bolsonaro, Rafael, que é servidor do Tribunal de Justiça, chegou a gravar um vídeo – em novembro de 2022, logo após as eleições que culminaram com a vitória de Lula sobre Bolsonaro – pedindo intervenção federal e falando em “tomar o poder que emana do povo”.

Ele participou da concentração organizada por bolsonaristas em frente ao 38º Batalhão de Infantaria – manifestação igual ocorrem em muitos quartéis do Exército em todo o País – e convocou outros apoiadores para o movimento.

“Nós estamos subindo para ir para o 38º Batalhão do Exército, em Vila Velha, onde uma grande concentração ocorrerá às 16 horas. Eu quero incentivar vocês: não pensem em chuva, não pensem em nenhuma impossibilidade. É tempo de estarmos nas ruas nos manifestando pela intervenção federal”, convocou o psicólogo, num vídeo postado no dia 3 de novembro de 2022, conforme noticiou a reportagem do Folha Vitória.

Num outro vídeo, gravado no dia 31 de outubro – um dia após o 2º turno das eleições –, num lugar aberto e com dezenas de pessoas ao redor, Rafael diz que é o momento de ir para a rua para “tomar o poder que emana do povo” e resistir até as “últimas consequências”.

“Nós não podemos cair na narrativa que o Brasil está dividido. O Brasil tem grande maioria que não aceita que tomem o nosso poder da forma como foi feito ontem (domingo) aos nossos olhos. E é por isso que nós estamos aqui hoje, nós vamos resistir. Nós não precisamos, como povo, depender que o Bolsonaro tome uma atitude. Nós temos que tomar essa atitude por ele. Ele já segurou toda a barra até aqui. Agora falta pouco para que ele, em cima da nossa resistência civil, acione os mecanismos legais que têm que ser acionados”, disse Rafael, sendo aplaudido.

Na ocasião, ele disse ainda que os manifestantes teriam suporte com recursos: “Nós vamos ser apoiados por aqueles que não podem estar aqui. Tem pessoas que tem que continuar trabalhando, mas vão mandar recursos. Não vai nos faltar nada para que a gente continue aqui resistindo civilmente até as últimas consequências”, disse no vídeo que foi anexado à reportagem.

“Estou na torcida para que Assumção volte ao mandato”

Monteiro foi procurado pela coluna De Olho no Poder e questionado se faria algum movimento para ocupar a cadeira na Assembleia, vaga com a prisão do deputado Capitão Assumção – embora não haja previsão, por parte do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), de convocar o suplente, segundo o próprio Marcelo falou com a coluna.

“Não vou fazer nenhum movimento, pelo contrário. Lá em casa estamos orando por ele e pela sua família. Da minha parte, estou na torcida que ele volte logo ao mandato, pois detesto injustiça e jamais ficaria feliz em assumir um mandato nessas circunstâncias”, afirmou.

Monteiro é pré-candidato a prefeito de Venda Nova do Imigrante pelo PL e disse acreditar que Assumção retorne em breve ao mandato. “Ele pode ser solto a qualquer momento, pois foram muito frágeis as justificativas de sua prisão. Acredito na justiça e confio que logo ele estará de volta ao mandato”, disse o psicólogo.

Assumção passou por uma audiência de custódia nessa tarde e a prisão preventiva foi mantida.

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Em vídeo, servidor do TJES pede intervenção federal

“Vamos cumprir a ordem do Judiciário”, disse Ricas sobre transferência de Assumção

Além de prisão, Capitão Assumção é multado em R$ 20 mil pelo STF

“Surpresa e preocupação”, diz presidente da Ales sobre prisão de Assumção