Da Vitória reeleito, a frustração de Gandini e dois candidatos no ninho do PSB?

PSB com dois candidatos à Prefeitura de Vitória?

Chamou a atenção um comunicado enviado à imprensa do Núcleo de Base do PSB de Jardim Camburi (Vitória) alçando a secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, como pré-candidata à prefeita de Vitória.

A nota, que é assinada pelo coordenador do núcleo, Manoel Mendonça, destaca que o nome da secretária foi visto com potencial numa reunião do grupo. Jacqueline costuma participar de encontros políticos dessa célula do PSB.

“A escolha foi tomada com o intuito de fortalecer a representatividade do partido na Capital capixaba e oferecer uma alternativa consistente para o pleito municipal. Caso o deputado estadual Tyago Hoffmann, também do PSB, opte por não concorrer, Jacqueline Moraes surge como uma opção de liderança experiente e comprometida com o desenvolvimento da cidade”, diz trecho do comunicado.

Jacqueline tem reduto eleitoral em Cariacica, mas passou a morar em Vitória no final de 2022 e, no ano passado, transferiu seu domicílio eleitoral também para a Capital.

Na ocasião, em entrevista para a coluna, ela disse que apoiaria a candidatura de Tyago em Vitória e de Euclério Sampaio, em Cariacica. Não fez menção de ser candidata neste ano.

Questionada, agora, se havia mudado de opinião, Jacqueline respondeu: “O PSB está formando núcleos de base nas regiões e fui convidada para participar de uma reunião em Jardim Camburi, quando surgiu essa proposta. Eu vim pra Vitória para ajudar o Tyago na construção, hoje ele é o candidato colocado pelo partido. O núcleo fez esse movimento de querer colocar um nome que pudesse atrair a militância e me perguntaram se eu estava disposta”, disse Jacqueline.

Sobre a resposta que teria dado ao grupo, disse: “Eu falei que estava à disposição do partido. Se o PSB me convocar eu não falo ‘não’ pra nada, até porque minha vida é feita de desafios. Se for uma decisão do partido, do coletivo, da militância e da nossa liderança maior, que é o governador, eu estou à disposição do partido”, disse Jacqueline.

Em outras palavras, a ex-vice-governadora admitiu a possibilidade de colocar o nome para disputar a Prefeitura de Vitória. Na nota, o núcleo diz ainda que a indicação do nome de Jacqueline será encaminhada à cúpula do partido. “A indicação de Jacqueline Moraes como pré-candidata à prefeita de Vitória será encaminhada à Comissão Executiva Municipal do PSB”.

“PSB não tem duas candidaturas”

O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, porém, fechou qualquer possibilidade do partido trocar o candidato, ter duas candidaturas e prévias. Segundo o dirigente, o candidato já foi definido.

“O PSB não tem duas candidaturas, não. A candidatura em Vitória é só do Tyago Hoffmann. Os núcleos de base sentam para conversar, discutem, mas eles não têm autoridade para fazer esse tipo de comunicação”, disse Gavini, com relação à nota encaminhada pelo núcleo à imprensa.

Segundo ele, o nome do deputado para a disputa já tinha sido decidido há muito tempo e que Tyago decidiu ser candidato a pedido do partido. “O PSB estadual e o de Vitória chegaram a um acordo, há muito tempo, de que o nosso candidato a prefeito de Vitória é o Tyago Hoffmann”, disse Gavini.

O presidente do PSB municipal de Vitória, Fabrício Pancotto, fez coro às palavras do dirigente estadual. E Tyago preferiu não polemizar: “Não falo pelo partido”.

***

Sob a mesma direção

O deputado federal Josias da Vitória (PP) vai continuar à frente da coordenação da bancada federal capixaba. Numa reunião realizada ontem (13), os parlamentares do Estado decidiram, em consenso, reconduzir Da Vitória à frente da coordenação, pela sexta vez.

Desde 2019 que Da Vitória, que também é presidente estadual do PP, exerce a função de liderar a bancada no Congresso, tendo o apoio tanto de parlamentares da esquerda quanto da direita.

***

“É um avanço, mas não o desejado”, diz Gandini sobre a Política Estadual de Qualidade do Ar

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado Fabrício Gandini (PSD), ficou um pouco frustrado com a aprovação do projeto do governo que institui a Política Estadual de Qualidade do Ar, ocorrida na tarde de terça-feira (12).

Isso porque Gandini tinha um projeto semelhante, que criava uma legislação com metas de proteção à qualidade do ar no Estado, principalmente no que se refere ao pó preto. Porém, o projeto de Gandini foi preterido em favor do projeto do governo, que foi aprovado em regime de urgência e numa votação simbólica. O projeto, porém, contemplou uma emenda de Gandini.

Fabrício Gandini em sessão / crédito: Ales

“Infelizmente, meu projeto não foi aprovado pelas comissões. Ao perceber que isso aconteceria, busquei, no mínimo, ter alguns avanços. E qual é o principal avanço? Nós temos um decreto de 2013, que estabelece os números que devem ser perseguidos para se falar em qualidade do ar. Isso já tem mais de 10 anos. Minha emenda fala que esse decreto tem de ser renovado este ano, garantindo um avanço na política pública. Ou seja, em 180 dias, o governo do Estado deve editar um novo decreto falando dos novos padrões de qualidade do ar no Espírito Santo. Seria trágico, se o governo publicasse um novo decreto com retrocesso”, avaliou.

Atualmente, a Poeira Sedimentável (PS), o popular pó preto, tem como limite 14g/m3 (segundo o decreto de 2013). O projeto de Gandini estabelecia 10g/m3, com reavaliações a cada dois anos, com a expectativa de atingir 5g/m3, o mesmo parâmetro utilizado na cidade de Nova Iorque (EUA).

“Desde 2015, com a CPI do Pó Preto, tínhamos uma sinalização de que o Estado precisava ter uma política de qualidade do ar. Conseguimos aprová-la, mas é claro que o meu propósito era de que os padrões fossem definidos por lei. Não foi possível. O plenário entendeu diferente. E acabaram deixando por decreto, como já é feito desde 2013. É um avanço, mas não o desejado”, insistiu.

Em tempo: Na última segunda-feira, 25 dos 30 deputados estaduais participaram de um almoço, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em que se comprometeram a não votar projetos que causassem entraves ao crescimento da indústria, responsável por 38,3% do PIB capixaba e por 20% das vagas de trabalho no Estado.

***

PDT vai ter candidato a prefeito em Viana

O PDT vai ter candidato próprio a prefeito de Viana. Trata-se do comerciante José dos Santos da Silva, mais conhecido como Faustão, que já foi vice-prefeito no município, na primeira gestão do então prefeito e hoje deputado federal Gilson Daniel.

Faustão é presidente do PDT de Viana e já tem o aval do diretório estadual do partido para a disputa. Além de Viana, o PDT deve ter mais duas candidaturas próprias na Grande Vitória: uma na Serra – provavelmente com Sergio Vidigal – e a outra em Vitória, com Sergio Majeski.

***

PT vai ter candidato em Vila Velha

Edson e Babá

O PT definiu que vai ter candidatura própria em Vila Velha. A decisão foi oficializada num evento no início do mês e dois nomes já se apresentaram para a empreitada: João Batista Gagno, o Babá, e Edson Wilson. Os dois querem ser candidatos a prefeito no município canela-verde.

O PT faz parte de uma federação com o PV e o PCdoB e, no evento – que contou com a presença da presidente estadual do PT-ES, Jack Rocha, e diversas lideranças petistas –, também foram apresentados nomes de pré-candidatos à Câmara dos Vereadores.

***

Bloco na rua

O advogado Aylton Dadalto reuniu mais de 200 pessoas no lançamento de sua pré-candidatura a vereador de Vitória, no auditório da FDV, semana passada. Filiado ao Republicanos, Dadalto contou com a presença do ex-vice-governador César Colnago e do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), entre outros.

Aylton é vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Urbana de Vitória (COMSU) e tem reduto eleitoral na Praia do Canto e em Maruípe. Durante o evento, lançou o movimento “A Vitória que queremos”.

***

Nova lei eleitoral

A Assembleia promove hoje (14), a partir das 8h30, uma palestra com o tema: “Conheça a nova legislação eleitoral”. O advogado eleitoral Marcelo Nunes vai falar sobre as mudanças na regra do jogo eleitoral para este ano. A palestra será transmitida pela TV Ales.

 

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!