Movimentos de direita querem lançar Pastor Fabiano a prefeito de Vila Velha pelo PL

Fabiano Oliveira

Movimentos ligados à direita em Vila Velha se reuniram nessa semana e alinharam de lançar Pastor Fabiano Oliveira como pré-candidato a prefeito de Vila Velha. A ideia seria lançá-lo pelo PL, partido no qual ele está filiado há mais de cinco anos e que também abarca muitos dos componentes desses movimentos.

A questão é que o PL já tem um pré-candidato: o coronel Alexandre Ramalho, que foi secretário estadual de Segurança Pública. Ramalho ainda não está no partido, mas falta apenas alinhar a data para sua filiação oficial. Ele, porém, enfrenta certa resistência entre os movimentos que são a base do partido.

Pastor Fabiano ganhou notoriedade ao ser preso, em dezembro de 2022, após uma megaoperação da Polícia Federal, determinada pelo STF, que também prendeu o vereador de Vitória Armando Fontoura, o radialista Max Pitangui e o jornalista Jackson Rangel. Eles são acusados de pertencerem a uma milícia digital, de atacarem instituições democráticas e atuarem em atos antidemocráticos.

A operação ocorreu no dia 15 de dezembro de 2022, mas Fabiano não foi preso neste dia. Ele estava acampado na frente do 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, e foi preso quatro dias depois, após uma negociação com a PF. No último dia 19 de dezembro, ele foi solto, assim como os demais detidos, mas cumpre medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de atuar em redes sociais.

Pastor Fabiano é visto, nos movimentos, como uma liderança da “direita raiz” e como ganhou capital político por conta da prisão, agora tenta se viabilizar numa candidatura majoritária.

“Temos um consenso que o Pastor Fabiano representa a direita verdadeira no Estado. Sua voz é a nossa voz. Ele é filiado ao PL há mais de cinco anos, será um soldado do partido. (…) Todo cidadão em dia com suas obrigações legais pode se candidatar e apresentar um plano de governo. Porém, o fato de uma pessoa usar uma farda não significa que representa o cidadão de direita”, disse Jonas Souza, que coordena o grupo “Soberanos da Pátria”.

Segundo ele, outros grupos como: Direita Canela-Verde, Movimento em Direita, Sindicato dos Caminhoneiros e dos Guincheiros também apoiariam Fabiano como candidato. “A cobrança dos movimentos de direita é cada vez maior (…) Pastor Fabiano nunca serviu a quem condenou e reprimiu os atos democráticos no Estado”, disse Jonas.

A cobrança dos movimentos seria para que o PL, em caso de não lançar o pastor como candidato a prefeito, ao menos o colocasse como vice, numa chapa puro-sangue.

“Candidato é Ramalho”

Embora os movimentos sejam parte importante do capital político do PL, o partido já tomou sua decisão com relação à eleição em Vila Velha. E não parece disposto a recuar.

“O pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha pelo PL será o Coronel Ramalho. Sua filiação está apenas aguardando a definição de uma data pelo partido. Quanto ao Pastor Fabiano, ele será pré-candidato a vereador pelo município canela-verde e segue todas as diretrizes do PL”, disse, em nota, o presidente do PL em Vila Velha, Carlos Salvador, após ser procurado pela coluna.

O PL estaria tentando conciliar a data da filiação de Ramalho com a agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, numa tentativa dele poder participar. Embora haja a cobrança dos movimentos, porém, o martelo já foi batido.

Ramalho durante a campanha de 2022

Ramalho deixou o governo do Estado no dia 1º de fevereiro. Ele alegou que precisava estar livre para definir seu futuro político. Quinze dias depois ele se desfiliou do Podemos e, com isso, abriu mão da 1ª suplência na Câmara Federal. Em 2022 ele disputou uma cadeira de deputado federal e ficou como 1º suplente.

Ramalho começou a ser cotado para disputar como prefeito – em Vitória ou Vila Velha – ainda no início do ano passado. Com a desfiliação do Podemos, ficou mais nítido que sua atuação será em Vila Velha e num palanque oposto ao do governo do Estado, que apoia o atual prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).

 

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

LEIA TAMBÉM:

Ramalho está de romance com o PL