Juiz do ES no STF, Centro unido e pré-campanha a todo vapor

Ministro Flávio Dino dá palestra no ES

Braço direito do ministro Flávio Dino é um juiz do ES

O braço direito do ministro do STF Flávio Dino nas decisões que toma na Suprema Corte é o juiz federal do Espírito Santo Américo Bedê Freire Júnior. Em sua visita ao Espírito Santo, o ministro não somente o trouxe e o apresentou, como também o citou durante palestra que deu na Conferência da Advocacia, no último dia 19.

Américo se mudou de Vitória para Brasília e tem atuado com o ministro desde sua posse no STF, em fevereiro. “É uma oportunidade única conviver com o ministro Flávio. Ele é extremamente dedicado e uma pessoa brilhante. É uma oportunidade de aprender e ajudar nessa missão que estamos tendo lá, porque realmente é muito trabalho, são muitas questões de alta complexidade”, disse Américo.

Além de juiz federal, Américo também atuou como juiz auxiliar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, no ano passado, foi membro substituto da classe dos juízes federais no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Américo Bedê Júnior é juiz instrutor no gabinete do ministro do STF Flávio Dino

Ele já foi também promotor de Justiça no Maranhão, terra de Flávio Dino. Américo se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, tem mestrado em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais e doutorado em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória.

O cargo de juiz instrutor do STF foi criado em 2009 para auxiliar os ministros na instrução de ações penais e extradições, o que deu mais celeridade a esses processos.

De acordo com o STF, anteriormente, esse trabalho era conduzido “por meio das cartas de ordem, nas quais os ministros determinavam a juízes de todo o País que fizessem a coleta de provas nas comarcas onde residem testemunhas ou réus”.

Questionado sobre qual tem sido a prioridade de processos do ministro, Américo disse que são “todos os processos” e que Flávio Dino lê tudo. “Ele analisa todas as minutas minuciosamente”.

Sobre a função que desempenha, explicou: “Há uma divisão de trabalho. Minha atuação lá são os processos criminais, são processos sensíveis, em que precisa encontrar o equilíbrio de não ter nenhum inocente condenado e nenhum culpado impune. A orientação do ministro é essa: não existe nenhum processo menos importante ali, cada um é a vida de alguém. A preocupação é justamente equilibrar para que tenha uma decisão célere, mas justa, que resolva o caso das pessoas que há tanto tempo estão esperando as manifestações do Tribunal Superior”, disse Américo.

***

Centro unido

Tyago, Luiz Paulo e Vandinho

Os pré-candidatos à Prefeitura de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), Tyago Hoffmann (PSB) e Fabrício Gandini (PSD) continuam no propósito de caminharem juntos nas eleições da Capital.

Os três têm se reunido frequentemente para debater sobre as eleições e sobre o cenário. Nessa semana, o ex-prefeito Luiz Paulo esteve na Assembleia e, com o presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, se encontrou com Tyago, no gabinete do socialista.

Em suas redes sociais, Tyago escreveu: “Reafirmamos nosso compromisso de seguirmos juntos nas eleições municipais deste ano, pelo desenvolvimento da nossa Capital. Durante a reunião, concordamos que Vitória precisa voltar a ser protagonista de sua história e sair, de uma vez por todas, do isolamento em que se encontra”.

Gandini não participou deste encontro, segundo sua assessoria, por estar em agenda no interior.

Em tempo: O que ninguém do grupo fala ainda, publicamente, é sobre quem abriria mão da disputa para apoiar o outro. Na chapa cabem apenas dois nomes e resta saber quem estará com a foto na urna.

***

A todo vapor

Camila Valadão de olho na campanha

E ainda sobre a disputa em Vitória, a deputada estadual Camila Valadão (Psol), que também é pré-candidata à prefeita, fechou a estratégia de sua campanha eleitoral com a empresa Persona.

Ela será acompanhada pelo doutor em Ciências Sociais João Gualberto e pela também cientista social Maria Vitória Rodrigues. Eles já tiveram reunião para traçar as primeiras diretrizes do projeto.

“Com essa parceria, estamos ainda mais confiantes na nossa decisão de concorrer. Queremos apresentar para a cidade uma plataforma política alinhada às demandas da população da capital”, disse Camila.

***

Posse

Francisco Berdeal vai tomar posse como novo PGJ no dia 2 de maio / crédito: arquivo pessoal

O novo procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, tomará posse como chefe do Ministério Público Estadual (MPES) no próximo dia 2 (quinta-feira), às 17 horas. O evento será no Ilha Buffet Álvares, em Vitória, e a expectativa é que entre 500 e 700 pessoas, entre autoridades, servidores, familiares e outros convidados do Estado e de fora, compareçam ao evento.

A coluna De Olho no Poder apurou que a escolha do local foi por conta do número de convidados, que não comportaria na sede do MPES. Normalmente, as cerimônias de posse ocorrem fora. A posse da atual PGJ, Luciana Andrade, por exemplo, ocorreu no Centro de Convenções de Vitória.

Berdeal foi escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB) após figurar na lista tríplice eleita pelos promotores e procuradores de Justiça no dia 22 de março. O promotor ficou como o segundo mais votado da lista. Berdeal faz parte do grupo que já comanda a instituição, sendo o atual secretário-geral do gabinete da PGJ.

***

Eleito

Bruno Lamas é secretário de Ciência e Tecnologia / crédito: Ascom / Secti

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, foi eleito, no último dia 23, membro titular da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti).

A associação é uma entidade que representa instituições públicas e privadas voltadas para pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil.

Bruno era cotado para disputar a Prefeitura da Serra, mas desistiu da disputa. Seu partido, o PSB, vai apoiar Weverson Meireles (PDT).

 

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!