Casagrande é ovacionado na convenção do PSB, e recebe apoio de PDT e Progressista
Aos gritos de "o campeão voltou", Renato Casagrande teve o nome oficializado na disputa ao governo do estado na convenção do PSB. PDT e Progressista também declararam apoio oficialmente
A convenção do PSB realizada neste sábado (4), em Vitória, foi um referendo ao nome do ex-governador Renato Casagrande, que foi ovacionado pela militância, aos gritos de "o campeão voltou". Casagrande teve o nome oficializado na convenção, e no discurso que fez agradeceu o apoio dos correligionários, além de ter aproveitado para soltar algumas críticas e indiretas ao atual governador Paulo Hartung. Entre as frases, disse que agora "temos que sepultar a arrogância e a prepotência".
Casagrande também falou que é necessário "retomar obras e investimentos", e ainda sinalizou com a possibilidade de reativar o Batalhão de Missões Especiais (BME), órgão da Polícia Militar extinto pelo atual governo logo após os episódios da crise da segurança com a greve da PM em fevereiro de 2017. Apesar das críticas, prometeu que, se eleito, não vai governar "com rancor", dizendo que "não tentarei aniquilar quem pensa diferente de mim".
Vice
O nome do vice na chapa só será definido na segunda (6), dia de registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Mas, nos bastidores, há uma informação de que a ex-secretária de Desenvolvimento de Vitória e pré-candidata a deputada federal pelo PPS, Lenize Loureiro, seria favorita à vaga.
PDT
Renato Casagrande também esteve na convenção do PDT, realizada na Serra, que deu apoio oficial ao socialista. A convenção contou com a presença do presidenciável Ciro Gomes.
Apesar do indicativo de neutralidade do PSB à candidatura dele, Casagrande reafirmou que vai fazer campanha para Ciro no ES. Os pedetistas delegaram à executiva estadual a consolidação das coligações proporcionais. Na perna federal a ideia é caminhar com PSDB/DEM/SDD, e na estadual há intenção de fechar com PSDB/DEM/PSB, mas vai depender da boa vontade dos socialistas, que, ao que tudo indica, não querem abrir mão de uma chapa puro sangue à Assembleia.
Durante o evento, Ciro Gomes criticou o PT, em função das tentativas da sigla de fazê-lo recuar da candidatura para apoiar Lula ou um outro nome petista na disputa ao Palácio do Planalto. Sobre o antigo aliado, Ciro disse que "não espero nada, a cúpula do PT está numa viagem lisérgica", alfinetou.
Progressista
Ainda neste sábado, o Partido Progressista também confirmou aliança com o PSB para a campanha majoritária.
O presidente do partido no ES, o deputado federal Marcus Vicente, é um dos aliados de primeira hora do socialista, e é outro que aposta suas fichas numa "perna" para a Câmara dos Deputados que garanta chances de reeleger sua bancada, formada, além de Vicente, pelo deputado federal Evair de Melo. Para estadual, o objetivo é a reeleição de Jamir Malini.