Eleições 2018

Política

Saiba quanto tempo cada candidato ao governo do ES terá no horário eleitoral

O ex-governador Renato Casagrande conseguiu formar a maior coligação, com 18 partidos, e terá a maior fatia do horário eleitoral, com quase quatro minutos

Lucas Henrique Pisa

Redação Folha Vitória
No total, serão 50 minutos por dia de propaganda eleitoral Foto: Reprodução/Internet

Começa nesta sexta-feira (31), a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Mesmo em uma das campanhas mais digitais da história, a propaganda nas mídias tradicionais é considerada por estrategistas políticos como um "divisor de águas" das campanhas.

Em busca de mais tempo no rádio e na televisão, candidatos buscaram apoio de partidos, formando as chamadas coligações. Para o governo do Espírito Santo, o candidato que conseguiu angariar mais apoio foi o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Com uma aliança de 18 partidos, Casagrande também terá o maior tempo de televisão: três minutos e 55 segundos (Veja gráfico abaixo).

Os demais candidatos terão tempo bem inferior ao de Casagrande. A senadora Rose de Freitas (Pode) conseguiu a segunda maior aliança. Com seis partidos, o tempo de televisão de Rose será de um minuto e 38 segundos. A candidata Jackeline Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, foi a única que não formou coligação, mas pelo partido ter uma bancada razoável, de 68 deputados, na Câmara, a postulante ao Palácio Anchieta terá espaço de um minuto e 26 segundos.

O deputado federal Carlos Manato (PSL) se aliou a três partidos e acumulou um minuto e onze segundos de rádio e televisão. Aridelmo Teixeira (PDT), terá 36 segundos de espaço. O candidato com menor tempo de exposição é o advogado André Moreira (PSOL), com catorze segundos.

Leia também:
Mesmo com lei, percentual de mulheres nas eleições é o mínimo exigido

Como será?

O horário eleitoral é dividido em blocos de programas, com horários definidos, e em inserções que entram ao longo da programação das emissoras. São dois blocos por dia, cada um com 25 minutos. Na TV, o primeiro bloco começa às 13h e o segundo às 20h30. No rádio, há um bloco às 7h e outro às 12h.

As inserções de 30 segundos são distribuídas ao longo da programação das emissoras de televisão e rádios. A ordem é definida pelo TSE e a exibição precisa ocorrer dentro de três faixas de horários (5h às 11h, 11h às 18h e 18h às 24h).

Tempo de televisão por candidato

>> Renato Casagrande (PSB/PHS/PROS/PV/PSC/AVANTE/PTC/ PPS/PSDB/DEM/PDT/PP/PCdoB/PPL/DC/SOLIDARIEDADE/PRP/ PSD) 3:55;

>> Rose de Freitas (PRTB/REDE/PODE/MDB/PMN/PATRI): 1:38;

>> Jackeline Oliveira (PT): 1:26;

>> Carlos Manato (PR/PRB/PSL): 1:11;

>> Aridelmo Teixeira (PTB/PMB): 0:36;

>> André Moreira (PSOL/PCdoB): 0:14;

>> Tempo total dedicado aos candidatos ao Governo do ES: 9:00.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral-ES

Como o tempo é dividido

Foto: Arquivo/Divulgação/TSE

A propaganda para presidente da República terá duração de 12 minutos e 30 segundos, assim como a faixa reservada aos deputados federais. Para governador serão nove minutos, e mais nove minutos para deputados estaduais. Já a propaganda de senador terá sete minutos.

O tempo é dividido da seguinte forma:

>> 90% distribuídos proporcionalmente ao número de deputados eleitos;

>> 10% distribuídos igualmente entre todos os candidatos.

Candidatos à presidência

Treze candidatos à presidência fizeram o registro no TSE Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo

Os programas dos presidenciáveis irão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados. O tucano Geraldo Alckmin conseguiu pegar mais da metade de todo o tempo de televisão: cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral.

Oito das 13 candidaturas terão direito a menos de 30 segundos por bloco do horário eleitoral. Confira o tempo de cada candidato de acordo com a ordem em que for ao ar, no primeiro dia de exibição:

1) Marina Silva (Rede/PV): 0:21

2) Cabo Daciolo (Patriota): 0:08

3) Eymael (Democracia Cristã): 0:08

4) Henrique Meirelles (MDB e PHS): 1:55

5) Ciro Gomes (PDT e Avante): 0:38

6) Guilherme Boulos (PSOL e PCdoB): 00:13

7) Geraldo Alckmin (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e SDD): 5:32

8) Vera Lúcia (PSTU): 00:05

9) Lula (PT, PCdoB e Pros): 2:23

10) João Amoêdo (Novo): 0:05;

11) Álvaro Dias, (Pode, PSC, PTC e PRP): 0:40

12) Jair Bolsonaro (PSL e PRTB): 0:08

13) João Goulart Filho (PPL): 0:05

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Com informações da Agência Brasil

Pontos moeda