Mais de 5 mil PMs farão o policiamento no ES na véspera das eleições
Para monitorar o pleito, um Centro Integrado de Comando e Controle também será instalado na Secretaria de Segurança Pública do Estado no dia da votação
Um total de 5,1 mil policiais militares estarão nas ruas dos 78 municípios do Espírito Santo, a partir das 7 horas do próximo sábado (06), véspera das eleições, para garantir a segurança da população durante a votação.
O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (02) pelo comandante geral da corporação, coronel Alexandre Ramalho. Na segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) já havia anunciado que, somente no domingo, mais de 6 mil policiais estarão nas ruas.
O reforço no policiamento, segundo Ramalho, tem como objetivo assegurar a normalidade da eleição. "Paralelo aos locais de votação, nós teremos também policiamento ostensivo nas imediações e teremos a tropa especializada, que ficará de prontidão, bem como atuará nos locais de apuração, quando se definirá então o término da eleição e os candidatos que, por sua vez, forem eleitos", frisou o comandante.
Para monitorar o pleito, um Centro Integrado de Comando e Controle também será instalado na Sesp. Todas as sessões eleitorais do Espírito Santo foram mapeadas no planejamento. Somente na Grande Vitória, serão 501 pontos de votação.
Além da Polícia Militar e da Sesp, o trabalho conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Federal e Ministério Público Eleitoral. Até mesmo uma videoconferência com o Ministério da Segurança Pública foi realizada.
"Estaremos alimentando o banco de dados desse Ministério da Segurança Pública por intermédio também do Centro de Comando e Controle Nacional. Então todas as ocorrências geradas aqui no Espírito Santo servirão para abastecer esse Centro de Comando e Controle, que fará o registro de todo o Brasil e monitorará, da mesma forma, o Espírito Santo", destacou Alexandre Ramalho.
De acordo com o comandante, cerca de 1,5 mil ocorrências são geradas diariamente no Ciodes. Apesar do emprego dos PMs na operação, Ramalho garante que a população não ficará desassistida durante o período de votação.
"Isso é uma demanda violenta de planejamento, de execução, de dedicação da nossa tropa, de contribuição da Polícia Militar para que o pleito eleitoral transcorra dentro da democracia esperada pelo povo brasileiro", ressaltou.
Crimes Eleitorais
Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo do Pardal, disponível na App Store e na Play Store, e no site www.tre-es.jus.br. Em caso de outras intercorrências, a Polícia Militar pode ser acionar no Ciodes-190.