Eleições 2018

Política

Renato Casagrande define equipe de transição governamental

Formada por quatro pessoas, a equipe começará a atuar na próxima semana.

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), definiu na manhã desta quinta-feira (11), os nomes dos integrantes da equipe de transição governamental. Formada por quatro pessoas, a equipe começará a atuar na próxima semana. O anúncio foi feito ao lado da vice-governadora eleita, Jacqueline Moraes (PSB).

Os quatro técnicos vão dialogar com a equipe de transição anunciada pelo atual governo, buscando informações sobre a gestão. “Vamos realizar a primeira reunião de trabalho na próxima terça-feira. Nossa equipe vai analisar dados da cultura, do esporte, da educação, da segurança, do desenvolvimento urbano. Enfim, de todas as áreas que cabem ao poder público atuar junto à sociedade. O objetivo é elaborar um documento que seja uma radiografia de cada área, para que a gente aponte, a partir daí e dentro do plano de governo que apresentamos na campanha, as nossas ações”, disse Casagrande.

Na segunda-feira (15), as membros da equipe vão visitar a Assembleia Legislativa pela manhã. Também está prevista uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MPES) e também com o Tribunal de Justila (TJES). Em pauta, a superlotação das unidades prisionais. Na terça-feira (16), o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). 

O governador eleito, Renato Casagrande, voltou a afirmar que a equipe terá a missão de realizar uma análise de todos os contratos e editais assinados pela atual gestão nos últimos meses. 

"O ato de governar é um ato de todos os poderes, fazer o estado voltar a crescer é o desejo, e em um momento difícil da economia nacional, esses passos devem ser dados com responsabilidade. Mas ao mesmo tempo em que deve ter cautela, é preciso ter também audácia para seguir em frente", disse Casagrande.

Leia também:
- Eleito com mais de um milhão de votos, Casagrande fala em retomar o crescimento do Estado

Renato Casagrande, do PSB, foi eleito no último domingo (07), no primeiro turno, governador do Espírito Santo para os próximos quatro anos (2019-2022). Com 100% das urnas apuradas, o socialista teve 1.072.224, o que corresponde a 55,49% dos votos válidos, contra 525.973 votos de Carlos Manato (PSL) – 27,22%.

Esta é a segunda vez que Renato Casagrande é eleito governador do Estado. Em 2010, foi eleito governador do Espírito Santo com votação recorde: 82,3% dos votos válidos, a maior da história do Espírito Santo.

Confira quem são os nomes da equipe de transição de Casagrande:

- Álvaro Duboc Fajardo: é delegado aposentado da Polícia Federal e ex-secretário Extraordinário de Ações Estratégicas do Espírito Santo. Será o coordenador da equipe de transição de Renato Casagrande.

Ângelo Baptista: economista, especialista em logística. É ex-diretor da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Lenise Loureiro: advogada, foi secretária de Desenvolvimento da Cidade de Vitória na gestão Luciano Rezende (PPS). Disputou as eleições 2018 como candidata a deputada federal e obteve 17.616 votos.

- Tyago Hoffmann: economista, é ex-secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, na gestão Luciano Rezende. Entre 2011 e 2014, ele foi secretário de Governo e chefe da Casa Civil de Estado da gestão Casagrande. Participou da coordenação de campanha do governador eleito, Renato Casagrande. 

Ângelo, Álvaro, Lenise e Tyago. | Foto: Raphael Marques

Equipe de Hartung

Na última segunda-feira (08), o governo do Espírito Santo oficializou a criação de uma equipe de transição para realizar diálogo com representantes do Governo de Renato Casagrande, eleito no último domingo com 55,49% dos votos válidos.

De acordo com o Decreto Estadual número 1.469-S, a Equipe de Governo que fará parte da transição será coordenada pela secretária de Estado do Governo (SEG), Angela Maria Soares Silvares. Também fazem parte da equipe os secretários de Economia e Planejamento (SEP) e de Controle e Transparência (SECONT), Regis Mattos Teixeira e Marcos Paulo Pugnal da Silva, respectivamente. Ainda de acordo com o decreto, havendo necessidade, o coordenador da Equipe de Governo poderá requisitar servidores de outros órgãos visando apoiar o processo de transição.



Pontos moeda