MEIO AMBIENTE – PENSAR E AGIR

Quem não se lembra do filme UMA VERDADE INCONVENIENTE de Al Gore, aquele ex-presidente dos EUA?

Este filme é realmente uma produção muito interessante sob o ponto de vista do Meio Ambiente e das alterações climáticas do planeta. Vários prêmios foram concedidos ao seu grande mentor, Al Gore. Durante nossa participação no curso de pós graduação da Unp – Universidade Potiguar (Natal RN) em Gestão Ambiental/Gestão Pública, apresentamos este documentário e em seguida realizamos algumas experiências em relação às aplicações práticas dos conceitos apresentados. De uma forma geral, e sugeridos pelo próprio filme, reproduzimos abaixo as 10 coisas simples que podem ajudar no controle ambiental.

Quer ajudar a impedir o aquecimento global?
Aqui estão 10 coisas bem simples que você pode fazer e o quanto de dióxido de carbono vai evitar em cada uma delas.
Troque uma lâmpada
Substituindo uma lâmpada comum por outra fluorescente poupa até 68 kg de dióxido de carbono por ano. Estas novas lâmpadas vem caindo de preço e aumentando a durabilidade o que as tornas também bastante atrativas e  competitivas.
Dirija menos
Ande, use a bicicleta, faça carona compartilhada ou pegue o metrô mais vezes. Você vai poupar 0,8 kg de dióxido de carbono para cada quilômetro. É preciso que o poder público participe ativamente deste item provendo acessibilidade aos ciclistas e pedestres. Deixar o carro em casa já é uma prática nas grandes metrópoles do mundo.
Recicle mais
Você pode poupar até 1.088 kg de dióxido de carbono por ano apenas reciclando metade de seu lixo doméstico. A melhoria da reciclagem (índices) passa pela coleta seletiva do lixo a fim de facilitar o seu processamento. A parceria entre o cidadão, empresas e o serviço público é vital. Outro ponto importante é a introdução destes conceitos em sala de aula de forma a capacitar o aluno a participar da idéia.
Revise seus pneus
Conservar os pneus calibrados corretamente pode melhorar o consumo de gasolina em mais que 3%. Cada galão de gasolina economizado evita 9 kg de dióxido de carbono na atmosfera! De uma forma geral os resultados ambientais podem signficar resultados econômicos e de segurança. Confira a calibragem dos seus pneus polo menos uma vez por semana.
Use menos água quente
É necessária muita energia para aquecer água. Use menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo (158 kg de CO2 a menos por ano) e lave suas roupas com água fria ou morna (226 kg a menos por ano). Neste item temos um desafio relacionado a mudança de hábito e exige maior esforço por parte de todos nós.
Evite produtos com muita embalagem
Poupe 544 lg de dióxido de carbono reduzindo seu lixo em 10%. Nos EUA, em muitos casos a embalagem é mais cara do que o produto que ela embala, e algumas delas levam anos e anos para se decompor na natureza.
Ajuste seu termostato
Diminuindo apenas 2 graus de seu termostato no inverno e aumentando 2 graus no verão, você pode economizar cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano. Passe o seu chuveiro da posição inverno para a posição verão. Alguns novos chuveiros já vem  com uma nova opção de regulagem ainda mais econômica.
Plante uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. 2 anos atrás participei de uma SEMANA DO MEIO AMBIENTE em um estado do Nordeste. Foram gastos mais de 100 mil reais com toda a programação, folhetos, viagens, etc etc… Imagine, por um custo menor, se este estado nordestino, promovesse junto aos seus quase 80 mil funcionários o plantio de uma única árvore por funcionário?
Desligue os aparelhos eletrônicos
Desligando sua televisião, DVD, estéreo e computador quando não estiver usando, economiza milhares de metros cúbicos de dióxido de carbono por ano. Fique de olho no consumo de energia do modo Stand By.
Faça parte da solução
Descubra mais e participe através do site ClimateCrisis.net. (EUA) e participe aqui no Brasil de várias iniciativas na área ambiental bastando para isto digitar os termos Ecologia, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Eco eficiência, e outros no Google. Participe e faça a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *