XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Grupo da Vale foi selecionado para participar do XXI CBQP  no Rio Grande do Sul.

Além do grupo CCQ Motriz, de Minas Gerais, a VALE garantiu a participação de mais uma equipe de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) no XXI Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e XXVII Congresso Nacional de Círculos de Controle da Qualidade. Considerado um dos principais eventos do País para a troca de idéias e experiências entre profissionais de gestão e líderes empresariais, o evento está acontecendo desde ontem, dia 5 e deve ser concluído hoje em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O grupo Aliança, formado por empregados da Gerência de Manutenção de Locomotivas, do Espírito Santo, apresentará o trabalho Sistema de reset remoto de falhas. O estudo detalha a ferramenta automatizada, criada para reduzir, em quase 100%, o tempo que os trens ficam parados por causa de falhas nas locomotivas remotas (modelo Dash), na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

A participação na competição nacional foi garantida pelo o bom desempenho da equipe no XXIII Encontro Estadual de CCQ da UBQ e VI Encontro de Grupos Participativos, promovido em Vitória, no Espírito Santo, em 22 de junho. O Aliança concorreu com sete grupos, cinco da Vale e outros dois de grandes empresas do estado. n
A equipe desenvolveu um sistema microprocessado que utiliza o rádio de voz, já existente na ferrovia, para reiniciar os computadores (reset) das locomotivas remotas em caso de falhas. Antes do dispositivo, quando ocorria uma falha, o maquinista precisava parar o trem e seguir até a locomotiva para reiniciá-lo. Este processo poderia levar até três horas. Agora, o reset é realizado via rádio, pelo centro de comando, localizado em Vitória (ES), o que leva, em média, um minuto. Desta forma, a parada do trem não tem mais impacto na circulação.
Realizado desde 1985, pela União Brasileira da Qualidade (UBQ), o evento reúne os melhores trabalhos de CCQ desenvolvidos, no ano anterior, por empresas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Colaboração do Eng. Edenildo Loureiro da Gerencia de Logística da VALE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *