GERENCIANDO OS CUSTOS

A Gestão dos Custos passa por uma obsessão pela racionalização, ou seja, melhor do que CORTAR custos a opção inteligente é RACIONALIZAR os custos. Quando o mercado vem reagindo bem e proporcionando bons resultados de vendas a preocupação com os custos acaba ficando minimizada. Neste momento as oportunidades de melhorias e racionalização ficam encobertas pelo volume de produção ou pela grande procura de produtos e serviços pela sociedade. Falar em redução nos custos neste momento é chover no molhado, diriam os amigos mineiros.

Chega então o momento em que as “gorduras” acabam e o gestor começa então a questionar todo o sistema empresarial em função do aumento dos custos, ou da revelação dos mesmos. Nos momentos de maiores dificuldades para as organizações  é que os gestores/líderes começam então a buscar alternativas e ao mesmo tempo, começam a atirar para todos os lados. Desespero é a ferramenta dos despreparados.

Nesta fase 2 (ver quadro acima) o papel da alta administração é o de participar ativamente da definição de métodos, técnicas de gestão, treinamento de pessoal, acompanhamento e controle do projeto, e em especial, do projeto de combate às perdas (desperdícios) em todos os níveis e departamentos.

O comprometimento e envolvimentos de todos os colaboradores é vital para o sucesso da atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *