Qualidade de Vida gera produtividade no ambiente de trabalho

Ashampoo_Snap_2014.01.05_21h42m57s_009_A Qualidade de Vida no trabalho pode ser traduzida em dicas/fatores que podem interferir positivamente no rendimento e produtividade da equipe:

1. Comunicações claras o objetivas – uma das melhores ferramentas para se evitar contratempos, retrabalho e até mesmo situações constrangedoras dentro da organização. A comunicação é fundamental para a busca de objetivos, conscientização e cumprimento de metas e objetivos.

2. Procedimentos e a cultura da organização – o conjunto de procedimentos e padrões representa o “P” do Método PDCA (Plan, Do, Check, Action) – Um erro no P compromete todo o trabalho na organização e nesse caso não adianta ser eficiente, é preciso ser eficaz. A cultura da organização é fortemente influenciada pela qualidade dos planos, procedimentos, projetos e padrões estabelecidos – e o seu cumprimento, é lógico.

3. Relacionamento com a Equipe – cabe ao líder (gerente) a criação de um clima favorável ao trabalho em equipe de forma harmônica e produtiva. Evidentemente que todos os membros tem participação ativa na compreensão da pauta gerencial e sua importância sinérgica na busca dos resultados.

4. Produtividade pelo gerenciamento do tempo – O tempo é um recurso escasso e finito, portanto, tanto e talvez mais importante que os demais recursos, deve ser gerenciado de forma a proporcionar aos colaboradores a noção exata do seu uso, sem estresse e perda/desperdício. O uso de ferramentas tipo cronogramas, agendas e check lists colabora com o emocional da equipe e ajuda na distribuição e quantificação das tarefas. A disciplina neste ponto é fundamental.

5. Educação e treinamento – “tudo vem das pessoas” – do Livro Em busca da Excelência, Tom Peters – o ser humano treinado e educado contribui fortemente para o sucesso da organização e também para o seu próprio desempenho. Lembrando, que sob o ponto de vista sociológico, educar é preparar o ser humano para a vida (qualidade como ponto focal) e treinamento é uma ligação direta com as habilidades técnicas e profissionais.

6. Uso racional das redes sociais – As novas mídias estão revolucionando o mundo, mas ao mesmo tempo que prestam inestimável contribuição para o desenvolvimento via educação a distância, comunicações rápidas e efetivas, aumento do marketing via meios digitais, também pode contribuir para a dispersão e perda de foco. Muitas empresas tem repreendido  seus funcionários pelo que consideram mau uso das redes e seus aplicativos. Demissões e repreensões sérias estão acontecendo pela falta de bom senso e uso responsável das redes.

7. Fugir das fofocas – o ambiente empresarial de baixa qualidade é extremamente propício ao surgimento e alastramento de fofocas e comentários depreciativos. O gestor precisa ficar atento e manter um clima mais transparente e positivo e cada um dos colaboradores cabe o uso do bom senso e educação pessoal e corporativa para uma boa convivência.

8. Focar os resultados da organização – em primeiro lugar é salutar que a organização tenha um plano estratégico – quando se sabe a onde se quer chegar fica mais fácil visualizar os objetivos e fazê-los acontecer. Focar os resultados de forma clara e com engajamento de todos da equipe proporciona um clima mais agradável e positivo.

9. Atenção aos exames médicos e indicadores – cuidar da saúde pessoal faz parte do conjunto de fatores prioritários ao desenvolvimento da organização. O projeto 5S quando foca o lado pessoal e a qualidade de vida é claro: Descarte o que te faz mal, Organize-se para os desafios diários e da própria vida, Limpe sua área de trabalho, Valorize a Higiene/Saúde e respeite os Padrões.  Não falte aos exames periódicos e acompanhe com precisão os indicadores que irão nortear sua alimentação, exercícios e sua saúde propriamente dita.

10. Delegar autoridade e acompanhar os pontos chaves – Delegar é o contraponto da centralização. Centralizar é o medo de perder controle. Para delegar é preciso capacitar e educar toda a equipe. Esse é o verdadeiro papel do líder.

11. Aprender a dizer “não”. Em muitos casos será necessário dizer um “não”, obviamente com muita qualidade e fundamento (soma-se gentileza e empatia). Experimente essa ferramenta do “não” de forma consciente e técnica e sua qualidade de vida vai agradecer.

12. Aprender que somos todos substituíveis – Não somos eternos portanto é preciso entender que estamos de passagem pela terra. Nos passamos e as coisas (tão importantes!!!) ficam. Somos um detalhe no universo e o tempo é finito, portanto precisamos rever nossos conceitos, dar o nosso lugar para as próximas gerações e saber o momento exato de parar, tirar férias, passear e contribuir para um mundo novo com novas pessoas – entre elas, os nossos filhos e netos.

Feliz Qualidade de Vida para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *