Agronegócio – o caminho certo para o futuro do Brasil

GAF_2017.01.18_17h20m24s_012_Desde meados de 2008 discute-se a questão da desindustrialização brasileira e seus reflexos na economia de forma geral, e da mesma forma verifica-se no setor do agronegócio uma capacidade suficiente forte para minimizar os impactos da queda dos indicadores da indústria tradicional de transformação.

Os números do comportamento da Indústria de Transformação no país são claros quanto a queda real da participação no PIB (veja gráfico do IBGE). Deve-se considerar ainda que as más notícias não andam sozinhas, outros indicadores estratégicos também apresentam números realmente preocupantes com temos citados aqui no Gestão e Resultados em relação aos índices de Inovação, Competitividade, Educação, Produtividade do Trabalho entre vários outros igualmente estratégicos.

Em meio a tanta notícia desfavorável apresentamos o quadro a seguir sobre a importante saída/alternativa nacional pela agricultura. Os números são simplesmente fantásticos e muito importantes para nossa busca de resultados positivos em termos econômicos, sociais e ambientais. Vejam:

GAF_2017.01.18_16h16m31s_004_GAF_2017.01.18_17h05m33s_009_GAF_2017.01.18_16h20m23s_008_GAF_2017.01.18_17h05m55s_010_Neste conjunto de boas informações e tendências positivas do Agronegócio conforme mostra o quadro há ainda um conjunto de ações e perspectivas de inovação e agregação de valor que certamente irão contribuir de forma altamente radical com nossos resultados finais. Em resumo, nossa opção pela qualidade na produção que sempre passou pelas pesquisas de sucesso da Embrapa devem agregar tecnologias e inovações que possam criar diferencial e renda em produtos finais.

Recentemente um determinado produtor rural capixaba foi notícia nos meios de comunicação com sua decisão de jogar no lixo centenas de kg de tomates maduros prontos para comercialização, devido ao baixo preço do produto no mercado. Na mesma semana estive em um grande supermercado onde pude perceber na área da rotisseria que se vendia o produto “tomate seco” por mais de 100 reais o kg. O segredo: Agregação de valor com produto de qualidade e foco no mercado.

Em resumo – Agronegócio: esperança de muito trabalho e conquistas pela frente!

Salvar

Um comentário em “Agronegócio – o caminho certo para o futuro do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *