Gestão da Qualidade de Vida – Agindo contra as perdas

Os ditos “tempos bicudos” em que a crise não dá tréguas, a produção continua em baixa e o desemprego em alta nos resta agir nos pontos que podemos controlar. Se o ambiente externo é complexo e de poucas alternativas temos que atuar no nosso ecossistema de gestão pessoal e profissional. Aqui vão algumas dicas simples a respeito da “sobrevivência na selva” dos dias atuais para aplicação na sua vida pessoal e ou no seu negócio.

1 – Redução dos desperdícios
GAF_2017.04.24_12h05m50s_004_Dados do desperdício no Brasil: 25 a 30% da energia elétrica; 30% da água potável (em alguns estados da região norte/nordeste a perda de água tratada e distribuída chega a mais de 50% em alguns casos); 30% dos alimentos (veja indicadores de perdas nas CEASAS e nos supermercados – os números são impressionantes) e 20% do material de construção. É muita fonte de economia, não acha?

2 – Não queime o seu rico dinheiro
O pior gasto é aquele que não gera benefício algum. Organize-se. Pague suas contas em dia. Concentre o vencimento das suas contas mensais para o mesmo período, de preferência na data do recebimento da sua principal fonte de receita. Sempre que possível use a opção de débito e pagamento automático diretamente com seu banco. Nas contas de energia é comum a explicitação do histórico de consumo – faça uma comparação com períodos anteriores e atue nas variações com foco na economia. Cuidado especial com a fatura do Cartão de Crédito devido principalmente às altas taxas de juros – o pagamento integral ou financiamento da fatura são opções importantes.

3 – Pague apenas pelo consumo – fique atento!
Cancele ou negocie redução de valor pelos serviços adicionais que você não utiliza no telefone fixo ou celular, na tv por assinatura, na internet e similares. Verifique se as opções do tipo “combo” são realmente vantajosas. Evite manter-se associado em clubes que você pouco freqüenta. Contrate seguros apenas de acordo com suas necessidades e hábitos de vida. Se for possível, em alguns casos, a transformação de custo fixo em variável pode ser muito vantajosa.

GAF_2017.05.01_18h12m06s_022_4 – Programe-se para viajar
Quem planeja melhor e com mais antecedência as viagens, geralmente consegue obter melhores tarifas e condições, e este planejamento está muito claro nos dias atuais em relação às passagens aéreas. Sempre que possível, viaje em baixa temporada. É mais fácil encontrar passagens aéreas baratas no meio da semana do que nas segundas e sextas-feiras, e no meio do dia ou da noite do que no início ou final do horário comercial. Fique de olho nas promoções das empresas de viagem.

5 – Mantenha o controle (gestão das despesas).
Saber o quanto se gasta e em que se gasta é meio caminho para evitar problemas financeiros. Não se descuide das pequenas contas. Muitas vezes é na soma dos pequenos gastos que se descobrem os grandes rombos – e as grandes oportunidades para economizar. Faça um orçamento pessoal e doméstico e procure acompanhá-lo com regularidade.

6 – Peça, solicite e exija descontos
Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça desconto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal-atendido, exija desconto. Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmente a preferência dos clientes. É comum a existência de convênios com empresas, cartões de crédito, associações, clubes, condomínios e vários tipos de entidades para ter o privilégio da sua presença como consumidor. Descubra se você é beneficiário de algum convênio antes de pagar qualquer conta.

7 – Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é aquela em que o cuidado com máquinas, equipamentos da casa, do escritório, e automóvel é feito mediante um programa de verificação e correção de problemas antes que eles aconteçam. Faça um check list geral para este item. Muitas vezes uma simples verificação e mínimo cuidado evita grandes inconvenientes e perdas. Evite deixar quebrar para consertar!

Snap_2011.06.19_19h02m20s_0038 – Aplique o 5S em casa

O 5S é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer ambiente. Em casa ele tem efeito didático e prático na busca de melhorias na sua qualidade de vida. Os cinco sensos são: Senso de utilização ou descarte – livre-se das tralhas aproveitando melhor os espaços otimizados. Senso de Limpeza – evite sujar para não afetar o seu ambiente negativamente. Senso de Ordenação/Ordem – organize tudo colocando cada coisa em seu devido lugar. Senso de Higiene/Saúde – Cuidar da higiene e preservar a saúde tem relação direta com a Qualidade de Vida pela prevenção e controle. Senso de Padronização/Autodisciplina – Fortalece a razão e o compromisso de cada um de nós com as prioridades e ações importantes da nossa vida.

9 – O Efeito UBER

Deixando o carro em casa, o Uber oferece uma ótima opção de economia pois em muitos casos a redução em relação ao taxi comum é de 50% do valor normal. Devemos também ficar atento ao uso de transporte público que ofereça qualidade, segurança e confiança – enfim, deixe o seu carro na garagem o máximo possível.

10 – O pensamento Wizard

O pensamento de Carlos Wizard, resultante do seu sucesso como empreendedor do famoso curso de inglês dá uma lição do tipo: comece pequeno, pense grande e seja rápido. Empreender é sempre um risco portanto para minimizar perdas é preciso grande mudança de comportamento e muito planejamento.

Mais dicas? Faça o seguinte – vá na caixa de procura (Lupa) do blog Gestão & Resultados e escreva, por exemplo a palavra CUSTO ou DESPERDÍCIO. Vários artigos sobre os assuntos mencionados irão aparecer. Aproveite e faça acontecer na sua vida pessoal, profissional ou empresarial. Sucesso!

Reflexão: “Toma conta de teu negócio (ou dos seus custos), ou ele tomará conta de ti.”
Benjamin Franklin

 

Fontes: www.maisativos.com.br

Notas de Palestras e aulas da FEST/UBQI-ES e ABQ

(1705Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *