Gestão da Vida – Palestra na Petrobras de São Mateus

Palestra recente (Última quarta feira) no site da Petrobras em São Mateus abordou pontos importantes das Regras de Ouro da empresa na gestão da Segurança do Trabalho em sua SIPAT 2017.

GAF_2017.08.19_23h26m46s_010_Coordenada pela gestora Leila Cruz, a SIPAT reuniu apresentações e palestras para o efetivo de São Mateus gerenciado pelo Eng. Venturini, focando a importância das atitudes e cultura de prevenção de acidentes.

Em nossa apresentação de cerca de 60 minutos abordamos a visão sistêmica do processo de mudança cultural necessária ao entendimento e prátiGAF_2017.08.20_21h29m50s_004_ca das regras de ouro, em especial da regra de movimentação de cargas. Na figura a seguir o conjunto das reflexões debatidas na oportunidade, veja:

1. Objetivos e Metas – pontos importantes no atingimento dos mesmos através da orientação do corpo gerencial visando uma operação segura para todos os colaboradores da linha de frente e também na ações do estabelecimento de condições seguras e preventivas. O Zero Acidentes, como meta a ser atingido é totalmente possível e é o objetivo permanente de qualquer organização, especialmente as do setor industrial.

2. O Fator Humano – “Tudo vem das Pessoas” – Estrutura e processos de produção, planejamento, inovação, mudanças e produtividade, segurança, meio ambiente… enfim, o ser humano preparado e educado é forte aliado para as conquistas previstas no planejamento da empresa.

3. A regra de Ouro e o PDCA – as 10 regras da Petrobras e outras quaisquer de empresas industriais organizadas são as mesmas regras e procedimentos de um PDCA (Planejar e treinar nos padrões e planos, Desenvolver ou Executar, Controlar e Agir na correção de problemas de processo ou Agir nas melhorias a partir da rotina dominada).

4. Planejando e Prevenindo – Na área da Segurança as ações corretivas, quando um possível acidente tenha acontecido, devem ser aplicadas imediatamente e no ato seguinte serem priorizadas as ações preventivas de forma a evitarmos esse duro aprendizado com a dor. Existem atualmente informações suficientes para que possamos treinar e criar condições seguras a partir da experiência e literatura técnica.

5. O papel de cada um – Devemos nos conscientizar profundamente sobre a importância do acidente zero a partir do nosso próprio comportamento e responsabilidade pessoal. Atitudes positivas de forma contínua estabelecem um modelo cultural de alto nível – essa também é uma meta importante para todos nós.

6. A vida – A vida não tem substituto, portanto é o nosso maior e mais precioso bem que temos. Ao cuidar da nossa vida estamos também cuidando de todo o nosso ambiente familiar. Ao cuidar da nossa vida estamos também cuidando dos nosso amigos, parceiros e colaboradores.

Para concluir vamos apresentar uma concepção figurada, ou seja, qual é a causa (ou causas) de uma boa fruta na árvore que a produz? Faça suas observações e tire as conclusões sobre o que precisamos para atingirmos a necessária Qualidade de Vida na empresa…

GAF_2017.08.19_22h44m40s_001_GAF_2017.08.20_22h12m04s_007_

 

 

Salvar

Um comentário em “Gestão da Vida – Palestra na Petrobras de São Mateus”

  1. Parabéns pela brilhante apresentação. Conseguiu passar a mensagem numa linguagem acessível para todos os participantes, atingindo todos os níveis.
    E além de tudo é mineiro uai rsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *