A eficácia da gestão empresarial – pensar e agir!

Voltamos ao nosso tema principal: A produtividade empresarial, que pode ser obtida também, mediante adaptações aplicada ao contexto organizacional (setor público). Na verdade nossa proposta é insistir na abordagem da gestão focada no controle das causas dos processos como base para o atingimento dos efeitos pretendidos. A proposta já é amplamente conhecida, como também é conhecida a insistência por parte de alguns chefes (não líderes) se apegando ao combate aos efeitos numa atitude corretiva apenas.

O velho e bom Diagrama de Ishikawa dentro da relação de causas e efeito é um dos melhores instrumentos para a abertura da cabeça para compreender que NADA ACONTECE POR ACASO!

A produtividade tão almejada depende de um processo de gestão centrado nas causas e suas variabilidades. O nosso consultor e guru da Gestão pela Qualidade denomina as causas como Itens de Verificação, e o Efeito como Item de Controle, no mais, o que se deseja transmitir e conseguir em termos de resultados é o mesmo.

Para melhor entendimento da ferramenta criou-se inicialmente o conceito de Diagrama 4M’s de Kaoru Ishikawa (ilustração abaixo) que mais tarde, acrescido, tornou-se diagrama 8M’s. Esta formatação ajuda na memorização e uso prático do diagrama em várias situações dentro da empresa na busca de soluções que possam reduzir desperdícios e melhorar o desempenho da empresa.

Demos um destaque na figura no item MÃO DE OBRA – item que representa os talentos da empresa, cuja motivação e profunda preparação técnica e humana é de fundamental importância para a condução dos demais fatores de causas que vão afetar diretamente os resultados de produtividade.

Nossas abordagens aqui no Gestão e Resultados tem sido insistentes no que diz respeito ao gerenciamento do ser humano e sua importância em todas as fases, processos e resultados das empresas.

A gestão portanto deve sair do modo automático de chefia de correção de problemas para a condição de líder que pensa, planeja ao estilo do Método PDCA, delega e faz com que as providências, processos e resultados aconteçam. Fora disso, o estilo é o abominável “Embromation System” não é mesmo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *