Efetivando Negócios no setor de Óleo e Gás – Resultados do seminário

Estivemos no auditório do SEBRAE – ES, representando a Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST,  para o excelente seminário que veremos a seguir em detalhes. O que ficou muito claro, em resumo, foi o fato da atividade e importância do petróleo e do gás para a economia mundial, em que pese o avanço dos novos projetos de energias alternativas. Segundo o especialista/palestrante, Eng. Antonio Batista, temos no mínimo mais meio século de exploração vantajosa em todo o mundo.

 SEMINÁRIO: “O Setor de Petróleo e Gás no Brasil:

Como Efetivar Negócios no Setor de Óleo e Gás?”   –  26 de fevereiro de 2019 –Sede do Sebrae-ES.

1 – INTRODUÇÃO

O seminário O Setor de Petróleo e Gás no Brasil: Como Efetivar Negócios no Setor de Óleo e Gás apresentou a experiência de 20 anos no setor de Petróleo e Gás do consultor, engenheiro e professor Dr. Antonio Batista.

O evento, realizado na sede do Sebrae, reuniu cerca de 75 empresários e autoridades locais, entre eles, o secretário de desenvolvimento do Estado, Heber Resende, vice-secretário Christiano Furtado, diretor superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo e diretor de atendimento do Sebrae-ES, Luiz Toniato.

2  – CONTEÚDOABERTURA

  • Palavra de abertura de Luiz Toniato, diretor de atendimento do Sebrae.
  • Pronunciamento do Secretário de Desenvolvimento do Estado, Heber Resende.
  • Apresentação do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, por Durval Vieira de Freitas.

DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA

Explicitada a demanda global de energia, destacando-se o papel do gás natural e a boa infraestrutura capixaba para o trabalho com o produto.

O Brasil ocupa a 15ª posição em reservas de Petróleo. Porém, apenas 5% das bacias sedimentares do território estão mapeadas, e com o pré-sal, e o país pode se tornar o 9º maior produtor mundial.

Destacou-se as principais entidades que estruturam a cadeia de P&G, enaltecendo a importância de ter o ambiente organizado e firme.

Falou de crise e oportunidades, informando que o Brasil é um grande mercado para diversas economias, como Noruega, Alemanha e França, por exemplo.

O palestrante apresentou também o modelo de negócios, através do Canvas como sugestão para fornecedores da cadeia de P&G. Um passo fundamental é decidir quem são os clientes atuais e potenciais que podem fechar negócios.

A seguir, falou da análise das soluções que serão entregues ao cliente e canais para contato. Com relação aos canais, destacando a importância de cadastros nas empresas que compra me operam as plataformas (alguns cadastros e contatos apresentados estão no item 3, a seguir).

Também informou da importância de se criar relacionamentos com empresas em feiras e eventos, como a OTC (Maio –Texas, EUA), Brasil Offshore (Junho – Macaé, RJ) e Mec Show (Agosto –ES).

Destacou as principais atividades que um negócio em P&G deve focar:

  • Gerenciamento de Cadastro
  • Tecnologia de Processo & Informação
  • Inovação
  • Inteligência de Mercado (Óleo e Gás)
  • Marketing direcionado

Antonio Batista finalizou o seminário destacando a importância de parcerias para os negócios, e apresentou oportunidades para empresas capixabas no setor.

O evento encerrou-se com perguntas e comentários direcionados a Antonio Batista e troca de informações entre os presentes.

3. CANAIS PARA CADASTRO DE FORNECEDORES

Petrobras:www.petronect.com.br

SBM:[email protected]

ExxonMobil: smart.gep.com

BW Offshore: (21)2244 8350

Modec: Link clique aqui ou [email protected]

Dommo Energia: dommoenergia.com.br/fale-conosco/canal-do-fornecedor

Maritime Group: (21)3736-4250 e (21) 3736-4272

Schlumberger: slb.mysupplierportal.com

EPC Group: www.epec.com

Mercado Eletrônico: www.me.com.br

Fonte: FCP&G – Elimar F. Lorenzon – Sistema Findes

Fotos: FCP&G/FINDES/SEBRAE ES

Link para download da palestra de Antonio Batista: Palestra Antonio Batista – clique aqui para acessar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *