Capixaba conclui a ultramaratona mais difícil do Brasil e percorre 217km em 40 horas

O capixaba Marcos Ladislau concluiu, neste sábado (23), a Brazil 135+ Ultramarathon, ultramaratona mais difícil do Brasil. Ele percorreu 217km em 40h59min em um percurso difícil na região montanhosa da Serra da Mantiqueira, que cruza os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A emoção tomou conta do atleta ao se tornar mais um finalista da ultramaratona mais difícil do Brasil. Ouça o áudio que Ladislau gravou, logo após a conclusão da prova, para agradecer o apoio dos corredores capixabas:

“A força de vocês me empurrou montanha acima e me segurou montanha abaixo. Não teve nenhuma montanha que fosse fácil. Tanto para subir, quanto para descer, é ruim. A BR não é nem de longe o que eu imaginava. Em nenhum minuto na minha cabeça pensei em desistir. Nunca. Quando o corpo estava cansado, coloquei a camisa com as mensagens de vocês (corredores capixabas) e lembrei o quanto a gente é apaixonado por esse esporte. Ia lendo cada mensagem, andando e correndo metro a metro, subindo e descendo, até a hora de chegar. Foi difícil, mas tá feito! Muito obrigado, vocês é que são demais!”, Marcos Ladislau.

A largada da prova aconteceu na manhã de quinta-feira (21), na cidade de São João da Boa Vista, em São Paulo, e o atleta capixaba cruzou a linha de chegada dois dias depois na cidade de Paraisópolis, em Minas Gerais.

Ladislau era o único representante do Espírito Santo aceito na competição que reuniu atletas de nove países nas modalidades de 135 e 160 milhas, ou 217 e 253km, respectivamente. Como o atleta conseguiu concluir o primeiro trecho em menos de 48 horas, poderia ter optado por fazer uma segunda etapa da prova e percorrer ao todo 253km. No entanto, o coach Carlos Gusmão e o guia Leonardo Seabra – imprescindíveis para que Ladislau completasse a prova – avaliaram que as condições físicas de Marcos Ladislau não eram favoráveis.

“Optamos por parar e não prosseguir para os 253km porque o Marcos estava muito debilitado, pois se alimentou muito mal durante a prova. Eu e o guia Leonardo Seabra brigamos com ele a prova toda. Em alguns momentos, não deixei ele seguir a prova enquanto não comesse alguma coisa. Tínhamos que obrigar ele a comer. Foi muito difícil, mas o Marcos tem uma força enorme e é muito determinado. Graças a Deus deu tudo certo e o Espírito Santo tem mais um ultramaratonista finisher na ultramaratona mais difícil do Brasil”, disse o coach Carlos Gusmão, da Ultra Sports.

Com essa conquista, Marcos Ladislau ganha qualificação para outras ultramaratonas pelo mundo, já que a Brazil 135+ Ultramarathon faz parte do circuito de eventos de ultra-resistência e de esportes radicais que inclui a Badwater Ultramarathon (no Vale da Morte, na Califórnia) e Arrow (conhecido como Inferno Gelado no norte de Minnesota). A corrida do no Brasil é a prova de qualificação (4 pontos) para a The North Face Ultra Trail Du Mont-Blanc, nos alpes franceses.

Parabéns Ladislau e toda a equipe de apoio: Carlos Gusmão, Leonardo Seabra e Juliane Schmidt!

O antes e depois da BR 135+
O antes e depois da BR 135+

Vamos doar!
Como todo bom ultramaratonista, Marcos Ladislau carrega a bandeira da solidariedade. Além de incentivar o cadastro de doadores de medula óssea, a Brazil 135+ Ultramarathon o levou a criar um outro desafio. Em suas redes sociais, ele convoca os corredores capixabas a doarem 50g de alimentos para cada km percorrido por ele durante a prova. Como ele percorreu 217km, cada um doa 10kg. Os alimentos arrecadados serão levados para doação na APAE de Guarapari. Ladislau estará no próximo sábado, dia 30, das 8h às 12h, para receber as doações. Eu já aceitei o desafio! E você?!

3 Replies to “Capixaba conclui a ultramaratona mais difícil do Brasil e percorre 217km em 40 horas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *