Check-up em cães e gatos previne doenças silenciosas

Check up em cães e gatos

Você sempre espera seu bichinho estar cabisbaixo, desanimado e sem comer para levá-lo ao veterinário? Atenção, pois nem toda doença tem sintomas tão perceptíveis, e a prevenção também pode ser determinante para que seu pet viva por muitos anos.

Tornar os check-ups periódicos parte indispensável do cuidado com seu melhor amigo é a melhor forma de evitar sustos. Há alguns exames que, se realizados periodicamente, podem ajudar a diagnosticar doenças antes que comecem a afetar seriamente o bem-estar dos pets. Para isso, é importante desenvolver o hábito de procurar o veterinário não apenas nos momentos de sufoco, para tratar, e sim para prevenir. O diretor do CDV (Centro de Diagnóstico Veterinário) Márcio Paiva Barcellos considera que a prevenção é a palavra-chave e a forma mais eficaz e financeiramente inteligente para manter a saúde do animal. “Com a realização do check-up, o médico veterinário consegue intervir no início da doença ou até evitar que ela apareça, gerando uma melhor qualidade de vida para o paciente”, garante.

A idade para começar os cuidados preventivos regulares não é algo determinado, já que algumas doenças de origem genética, como a agenesia, má formação de alguns órgãos ou doenças infecciosas podem se manifestar no início da vida. Depois de levar os pets para os check-ups iniciais, continua sendo importante realizar monitoramentos anuais, já que na maturidade a saúde pode ficar mais frágil – para os idosos, é válido diminuir ainda mais a distância entre uma consulta e outra.

De acordo com Márcio, os principais exames de rotina solicitados pelos veterinários são o hemograma e os que visam o monitoramento renal e hepático. Um novo tipo de serviço que tem se tornado um grande aliado na prevenção de doenças é o Check-up Vacinal, um exame que visa o monitoramento imunológico do paciente, oferecido em Vitória pelo CDV. “Com ele, conseguimos verificar se o paciente está realmente imunizado, mensurando a quantidade de anticorpos presentes e detectando uma possível falha no processo de imunização”, esclarece o veterinário. Esta é uma das formas de auxiliar no diagnóstico de doenças em seu início e ainda de avaliar a eficácia da vacinação, preservando a saúde dos pets.

Um bom tutor deve estar sempre atento aos sinais de que é hora de fazer um visita ao veterinário, mas também deve ser proativo no sentido de evitar que doenças silenciosas se alastrem. Prevenir é sempre o melhor remédio! 😉

Um comentário em “Check-up em cães e gatos previne doenças silenciosas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *