Como uma mentalidade de ‘lixo em tesouro’ pode mudar o lixo plástico

Compartilhe essa notícia

A maioria dos resíduos de plástico é enterrada em aterros sanitários em todo o mundo
Imagem: REUTERS / Mohammad Ponir Hossain

• Apenas 9% do lixo plástico criado é reciclado;

• As taxas de reciclagem podem ser de 100% com uma gestão de resíduos aprimorada, um sistema de reciclagem otimizado e um design de produto inteligente;

• Para construir uma mentalidade do lixo para o tesouro ou do desperdício para o produto, os benefícios financeiros e de sustentabilidade devem ser mais bem compreendidos pelos produtores de plástico.

Desde a década de 1950, o aumento da produção em massa de plásticos resultou em 8,3 bilhões de toneladas de resíduos plásticos. Infelizmente, 12% desses resíduos foram incinerados e apenas 9% reciclados com sucesso, com o restante enterrado em aterros sanitários em todo o mundo. Como o plástico leva centenas de anos para se degradar, a maior parte ainda existe de alguma forma.

E se pudéssemos recapturar esses recursos legados e usá-los para criar novos produtos, evitando a extração de combustíveis fósseis brutos no futuro? Embora a mineração urbana em grande escala possa estar longe, podemos capturar o lixo plástico que produzimos agora e transformá-lo em um tesouro.
Perdendo nossa virgindade

Alguns cientistas pediram um tratado global para acabar com a produção de plástico “virgem” até 2040 . Tal acordo turbinaria o desenvolvimento da circularidade plena na cadeia do plástico, onde tudo é reaproveitado e nada é desperdiçado e o plástico fica em um ciclo perpétuo. Gerenciamento de resíduos aprimorado, um sistema de reciclagem otimizado e design de produto inteligente podem tornar as taxas de reciclagem de 100% possíveis se todas as partes móveis trabalharem em uníssono.

Para adotar uma mentalidade totalmente integrada entre resíduos e produtos, precisamos comunicar a proposta de valor aos fabricantes de plásticos. Existem benefícios financeiros claros para esta estratégia, bem como vantagens de sustentabilidade. Usar conteúdo reciclado não é apenas prevenir o desperdício; também reduz as emissões de CO2 e o uso de energia, permitindo que as empresas atendam aos ambiciosos objetivos de responsabilidade social corporativa (CSR) e previnam a legislação governamental sobre responsabilidade estendida do produtor (EPR) e mandatos de conteúdo reciclado. Além disso, diminui a dependência de importação de matéria-prima, encurtando cadeias de suprimentos e reduzindo custos. Perder a virgindade é um objetivo pelo qual devemos correr.

Loops vs linhas

Em uma utopia circular, todos os plásticos seriam reciclados de volta nos mesmos produtos em um ciclo sem fim. Nada vazaria para o meio ambiente, nada se degradaria e nada seria feito a partir de combustíveis fósseis nunca mais. Porém, mesmo as instalações de última geração apresentam limitações sistêmicas e tecnológicas que as impedem de atingir taxas de reciclagem mais elevadas. Tecnicamente, todos os plásticos poderiam ser convertidos de volta em combustível por meio de métodos avançados de reciclagem de produtos químicos, como a pirólise , mas esses são investimentos inacreditáveis e consomem muita energia e não são viáveis para pequenas comunidades.

A reciclagem mecânica pode ter suas restrições ao lidar com resíduos pós-consumo, mas o que não podemos converter de volta no mesmo produto, ainda podemos transformar em outra coisa. O resíduo para o produto pode ser uma linha em vez de um círculo, mas felizmente, é uma linha muito mais longa em termos de vida útil e uso do material.

De garrafas em tijolos?

A Lego ganhou as manchetes em junho de 2021 com seus tijolos feitos de garrafas PET recicladas . Notícia empolgante, embora tenha causado uma grande tempestade nas redes sociais, onde as pessoas criticaram o uso de rPET (tereftalato de polietileno reciclado), um material reciclado de alta demanda devido à sua ampla aplicação em indústrias críticas como FMCG (bens de consumo de alta velocidade) e têxteis. Por um lado, os tijolos transformam embalagens descartadas e descartáveis em produtos multiuso que durarão gerações; por outro lado, valiosas garrafas de plástico que poderiam fazer parte da economia circular acabam de ser perdidas para a caixa de brinquedos.

PET é o plástico mais comumente reciclado em todo o mundo e é o único material reciclado disponível comercialmente aprovado para contato com alimentos – exatamente por isso que a Lego o escolheu em vez de outros tipos de polímeros, porque as crianças têm tendência a colocar coisas na boca. Os regulamentos para plástico de grau alimentício são proibitivamente rígidos, mas para itens de grau não alimentício em setores críticos, como construção e automotivo, há alguns motivos para não usar o design de resíduos para o produto.

Quanto lixo plástico descartável os países geram? Imagem: Statista

Soluções de resíduos para produto

Grande parte dos 381 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados a cada ano vêm de países em desenvolvimento, onde a gestão de resíduos e a reciclagem são, na melhor das hipóteses, rudimentares. No entanto, a reciclagem mecânica básica pode transformar resíduos mistos de baixa qualidade em produtos funcionais de longa duração, como móveis, latas de lixo e latrinas – mantendo o lixo fora do oceano e impulsionando a economia local. Por exemplo, uma espreguiçadeira feita de HDPE (polietileno de alta densidade) reciclado foi selecionada no Plastics Recycling Awards Europe 2021 por seu design de resíduo a produto.

“A cadeira mostra não apenas que é possível incorporar material reciclado sem sacrificar a estética, mas também que é possível usar tecnologia discreta em ambientes remotos”, disse Jaap Patijn, da Searious Business .

Outra oportunidade notável de transformação de resíduos em produtos está na indústria pesqueira, que contribui com 10% dos plásticos oceânicos na forma de equipamentos e redes descartados . Por exemplo, a iniciativa grega Enaleia recolheu mais de 20.000 kg de redes usadas e transformou-as em 260.000 pares de meias, evitando a poluição do oceano e proporcionando uma renda extra a 1.000 pescadores da região.

Não existe algo como descartável

A pandemia nos forçou a priorizar temporariamente as preocupações com a saúde sobre o futuro do nosso planeta. Milhões de pessoas recorreram a EPIs (equipamentos de proteção individual) descartáveis para se proteger e proteger outras pessoas da infecção por COVID-19. Máscaras são usadas por um curto período de tempo e depois descartadas, muitas vezes sujando nossas ruas e parques. Os varejistas do Reino Unido, a Wilko e os especialistas em reciclagem da ReWorked apresentaram uma possível resposta para o problema. As máscaras podem ser lavadas e fragmentadas em matérias-primas e, em seguida, remodeladas em produtos que variam de outros materiais de segurança para empresas a materiais de construção e móveis.

Uma economia de plástico totalmente circular pode ser um sonho, mas não é uma fantasia total e projetos inovadores de transformação de resíduos em produto como esses demonstram as possibilidades. Enquanto a tecnologia de reciclagem está se desenvolvendo cada vez mais rápido, nos empurrando para mais perto de um modelo do berço ao berço, devemos abandonar nossa mentalidade de levar para o lixo. Não existe desperdício, apenas oportunidades.

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2021/08/plastic-waste-products-recycling/
Escrito por Emma Samson. As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não do Fórum Econômico Mundial.

9 Respostas para “Como uma mentalidade de ‘lixo em tesouro’ pode mudar o lixo plástico

  1. Que maravilha ler algo assim.
    Tenho muita esperança que possa se realizar. Não só por mim, pois, estou com uma idade próxima à melhor idade. Mas, fico feliz pelo planeta e pelas futuras gerações.
    Orando a Deus pela vitória.

  2. Acredito que toda cadeia de reciclagem, não se sustentará sem a devida valorização da mão de obra humana,que será imprescindível nessa transformação onde a reciclagem abre caminhos para uma vida melhor para as comunidades mais pobres com geração de renda.

  3. Excelente matéria.
    Participo, com minha contribuição individual, fazendo dos compostagem orgânica dia meus resíduos de cozinha, por meio de um.projeto em BH, Mg, de hortas urbanas.
    Evito adquirir produtos em.plastico, o que aí da é muito difícil.
    Entrego pra uma ONG, os vidros.
    E estou doando latinhas de alumínio para colaboradores domésticos, q vendem.
    Precisamos de políticas públicas q insentivem.essa.educacao ambiental, e implemente todo o processo de retorno dos resíduos sólidos,.sem.essa.decisao.politica de.educar e regular, torna se muito difícil um impacto significativo nesse processo.

  4. Bom dia.
    Sou o Renato professor de história de EF e EM de escola pública estadual em São Vicente. Sempre reutilizo material plástico, reciclo em adubo o lixo orgânico e plantamos árvores na escola, ensino estas ações aos nossos estudantes, mas sinto que preciso trabalhar mais sustentávelmente, pois o mar está muito tomado de plásticos, retiro na minha parca contribuição, mas minha cidade não possui usinas de reciclagem desses materiais e provavelmente o que recolho volta para o mar ou vão para lixões. O que posso fazer?

    1. Oi Renato, procure junto a prefeitura da sua cidade, uma forma de recolher esse resíduo, talvez alguma cooperativa em uma cidade mais próxima, enquanto isso, se puder separar e juntar até que consiga resolver, já ajudará muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *