INOVAÇÃO E RESULTADOS – COLOQUE A CABEÇA PARA PENSAR!

A questão do lucro é fundamental para a saúde e crescimento das empresas. O conceito pode ser aplicado aos demais tipos de organizações, considerando, que nestes casos o lucro pode ser convertido em resultados, superávit, e outras conquistas de processos focados na sociedade. No artigo que vamos ler a seguir, do Prof. Menegatti, publicado originalmente no site O Gerente, aborda-se a questão do lucro obtido a partir de soluções criativas e inovadoras, portanto, tais soluções podem ser também viáveis em qualquer ambiente.

O uso da Criatividade e da Inovação tem sido objeto de busca permanente nas melhores empresas do mundo, e para se conseguir este clima favorável é necessário que se tenha um processo de liderança e gestão participativa e estimuladora dos talentos dos empregados.

Melhoria de resultados – vamos então ao artigo.

Autor: Prof. Menegatti é considerado um dos maiores conferencistas no de­senvolvimento do potencial humano e um expert em desempenho de alto nível. Seu trabalho tem como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. Suas palestras são experiências destinadas a mudar atitudes e comportamento. O título original deste artigo é Algumas idéias para melhorar os lucros…

“Listamos aqui vários exemplos de empresas que usaram vários tipos de estra­tégias para criarem novos mercados, aumentarem suas vendas e chegarem ao topo:

Inovação: o mercado de barras de chocolate estava saturado e a Ferrero deci­diu lançar um novo conceito: um ovo de chocolate com um brinquedo no seu interior. Um brinquedo que seria o primeiro de uma longa serie para as crianças pudessem colecionar. O Kinder Ovo foi anunciado na televisão e seu posicio­namento era o de um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O ta­manho do ovo contém a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. Quando ela abre um, encontra um brinquedo com o qual se diverte e não pede mais chocolate. Esses dois fatores asseguraram aos pais, que o Kinder Ovo era a escolha certa entre tantas opções.

Espaço: Um automóvel com o menor tamanho possível levou a Mercedes Benz a desenvolver o Smart, uma nova categoria no mercado de automóveis.

Criatividade: Walt Disney criou o primeiro desenho de animação de longa me­tragem, Branca de Neve. Os críticos afirmaram que Disney era louco. A ver­dade é que ele criou um filme com momentos de tristeza, alegria, persegui­ções, dança e música, amor piadas. Uma nova categoria na indústria do ci­nema acabará de nascer.

Nicho: a Lacoste aumentou o comprimento de suas camisas masculinas e descobriu que elas poderiam ser comercializadas como saída de praia para mulheres.

Detalhe: colocar uma torneira na tampa de garrafas de cinco litros de água mi­neral permitiu que elas fossem colocadas deitadas na geladeira e que o con­sumidor pudessem se servir de água gelada diretamente da garrafa, evitando o manuseio do pesado galão.

Margem: depois de um estudo piloto, os hotéis Hilton instalaram mini-bares em todos os quartos. A empresa descobriu que os hóspedes que usavam suas unidades de mini-bar gastavam uma media de 3,40 dólares por noite. Logo a cadeia de hotéis estava faturando mais de 14 milhões de dólares em vendas anuais dos seus mini-bares, com uma margem de lucro de aproximadamente 38%. Isso atingiu cerca de 5,3 milhões de dólares extras!

Distribuição: uma empresa alemã decidiu vender comida congelada da mesma forma que se vendem enciclopédias, perfumes, roupas: porta a porta, através de representantes que ganham comissão. Observe que, nesses exem­plos a fórmula de vender não é nova. A inovação veio de um sistema de distri­buição ou vendas já existentes que foi aplicado a um produto ou serviço que não o utilizava.

Mudança: “propomos uma motocicleta para funcionar na água”. Hoje os Jet Sky é  um produto familiar para todas as pessoas, mas antes de ser criado era uma proposta aparentemente absurda. O produto não deveria ter rodas e o motor deveria ficar na traseira, como em uma lancha.”

Concluindo, podemos ter neste artigo do Prof. Menegatti, a inspiração necessária para repensar nossas organizações e buscarmos novas idéias e projetos que possam redirecionar nossos esforços para resultados mais positivos e interessantes para a sobrevivência e crescimento da organização. Um dos grandes exemplos de empresas inovadoras é a 3M, que tem a prática de reservar tempo e recursos do orçamento original para investir na inovação, e os resultados são altamente compensadores. Um dos exemplos práticos é o caso do Post It, que nasceu de um erro na busca de um adesivo resistente, mas que se revelou inovador na proposta de colar e descolar e ao mesmo tempo servir e ser útil para várias aplicações que hoje usamos naturalmente no dia-a-dia. Resultado: enorme sucesso em vendas no mundo inteiro. Esta experiência está registrada no livro In Search of Excellence – Tom Peters.

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