ESTRATÉGIAS E SUCESSO EMPRESARIAL

LIÇÕES DE COMPETITIVIDADE (SUCESSO)

Nesta quarta, 03 de agosto, aconteceu no auditório da FECOMERCIO – Vitória, ES, o SEMINÁRIO REGIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ  e SEBRAE. A abertura foi feita pelo diretor do Sebrae ES, Rui Dias de Souza que abordou as potencialidades do ES no que diz respeito a busca de melhores níveis de competitividade.

Em meio a vários depoimentos e casos de sucesso (FNQ, COMPETE ES, Usinagem Nadai – SP, SABB – Coca Cola – ES, destacamos o caso premiado da AGENCIA AR BONITO , situada na cidade de Bonito em Mato Grosso do Sul, 16.000 habitantes, distante 330 km da capital – Campo Grande.

A apresentação foi feita pelo seu diretor, Alex Furtado e aqui destacamos os principais momentos da sua belíssima apresentação, de uma pequena empresa, vencedora da Etapa Nacional na Categoria Turismo – MPE BRASIL 2010.

IDÉIAS QUE LEVARAM A AGÊNCIA AO TOPO EM TERMOS DE CRESCIMENTO E COMPETITIVIDADE

O interior nunca foi uma limitação para a empresa, pois nada impede que você tenha qualidade de vida no interior e ao mesmo tempo ter uma mentalidade competitiva e conhecimento global.

ESTRATÉGIAS E TÁTICAS IMPORTANTES

  • Pessoas – Estamos sempre precisando de pessoas que saibam vencer adversidades (momentos de turbulências) com calma e competência. Essas pessoas são essenciais. Não adianta ter grande currículo se não tem tais habilidades.
  • Segurança – Precisamos ter backup de tudo que é importante. Quem tem um não tem nenhum. Na hora da verdade você tem que ter alternativa para enfrentar a velocidade que o mundo requer.
  • Tecnologia e Marketing – Um dos pontos importantes foi a nossa filosofia em relação ao site da empresa. Para que ele aparecesse em 1º. Lugar nas pesquisas do Google tivemos que comprar sites de pessoas físicas que apareciam por lá. A partir desta estratégia nossas consultas subiram de forma consistente.
  • Relações com os clientes – Outro ponto importante é a capacidade de responder aos clientes que enviam emails, solicitam produtos, etc. Não se pode ter “over de marketing”, ou seja, a incapacidade de resposta aos vários pedidos e solicitações de clientes.
  • Agilidade – Não podemos perder vendas por falta de agilidade – vivemos num mundo onde atraso de minutos pode ser fatal para a perda de uma negociação.
  • Imagem da empresa – num dado momento a localização da agencia em Bonito transparencia uma certa falta de credibilidade, então montamos uma filial em São Paulo para comunicar esta “Consistência” ao mercado. Isto foi apenas uma estratégia de marketing.
  • Sistema de trabalho – Hoje temos o que chamamos de agentes remotos. Este termo surgiu quando estávamos perdendo uma ótima funcionária por motivo de mudança de cidade, e nesta oportunidade criamos esta modalidade de trabalho a distância. Hoje temos 8 agentes trabalhando em todo o Brasil conectados com Bonito, trabalhando felizes em suas próprias casas.
  • Full Time – Criamos o conceito de AGENCIA 24h. Pelo mesmo preço dos serviços e produtos turísticos passamos a oferecer suporte real e segurança ao cliente 24 horas.
  • Por que ISO? Adotamos a certificação da qualidade e também a ambiental no intuito de promover a EFICIÊNCIA DA GESTÃO na empresa. A agência, que vende para todo País e exterior destinos turísticos com foco em Bonito e no Pantanal, conseguiu no ano passado duas certificações: a ISO 9001 – Qualidade e a ISO 14001, direcionada à Gestão Compromissada com o Meio Ambiente. “Somos a única do setor no Brasil a ter estes certificados”, diz. E ele comenta outros diferenciais: “Nossa maneira de vender é inovadora. Desde que abrimos, há seis anos, a empresa nunca fechou, fazemos atendimento 24 horas”, conta. Segundo Alex, 85% do resultado da ISO é GESTÃO, os outros 15% pode ser considerado marketing positivo para a agência.
  • Fracasso – Na nossa concepção, empresário que está satisfeito com os seus resultados está fadado ao fracasso.
  • Meio Ambiente – A empresa tem hoje 45 funcionários e já é também certificada pela ISO 14001 através de organismo certificador da Alemanha.
  • O prêmio MPE BRASIL foi uma grande e nova conquista da agência. Este prêmio é muito sério, possibilitando além da oportunidade do reconhecimento em si, a realização de amplo e significativo diagnóstico da empresa.
  • Novos desafios – Com a cabeça na Copa do Mundo estamos agora nos preparando para entrar na Bolsa de Valores.

O QUE FAZEMOS DE FORMA DIFERENCIADA?

  • Avaliação da Qualidade – Temos um questionário de avaliação pelo Cliente que é respondido quando ele volta para sua casa e ele é feito pelo Google docs de forma opinativa e também com recurso de gráficos. Hoje estamos observando que 3% em média são avaliações insatisfatórias, e são estas respostas negativas que tem feito com que possamos crescer. Notícias boas, que inflam o nosso ego não servem para nada, queremos atacar nossos defeitos o tempo todo.
  • Comunicação com o Cliente – Instituímos o “pós venda real” para em alta a expectativa dos clientes que compram os pacotes turísticos antecipadamente e de tempos em tempos estamos alimentando o seu sonho através de contatos, normalmente, via emails. Quando o cliente chega em Bonito ele já está totalmente familiarizado com o ambiente.
  • Responsabilidade Social e Ecológica – Estamos investindo no plantio de árvores dentro do princípio do crédito de carbono e já possuímos o certificado de carbono zero.
  • Sustentabilidade – Acreditamos que o Comprometimento social + ambiental + lucro sejam fatores que determinam para nós, o termo Sustentabilidade. O lucro não pode ficar de fora e é este sempre o nosso objetivo.
  • Gestão por Indicadores – Outro ponto importante são os INDICADORES DE DESEMPENHO. Sem eles não há resultados. Neste conceito, passamos a controlar nosso fluxo de caixa diariamente de forma a ter controle total sobre despesas, receitas e sobre o resultado global da empresa.
  • Gestão Estratégica – Temos Missão, Política de Gestão e Manual da Qualidade. Sabemos perfeitamente onde queremos chegar através de um sistema rígido de controle de indicadores. Para todas as atividades críticas e prioritárias temos padrão, metas e controle.
  • Marketing Viral – Brad Pitt esteve em Bonito!!! Um sósia do ator americano apareceu nos jornais locais e a notícia dava conta de que o “original” esteve em nossa cidade. Este fato, meio brincadeira, gerou um tremendo marketing para a cidade e a notícia saiu em vários canais de comunicação. A coisa rodou o mundo.
  • Fábrica de Idéias – aqui na empresa todos participam gerando sistematicamente idéias e sugestões para a melhoria da empresa. Quinzenalmente eles preenchem um questionário onde várias perguntas são feitas com este objetivo. Meu papel como diretor é ver estas idéias e aplicar o que for possível naquele momento. Ninguém mais sabe sobre os produtos e sobre os clientes do que os funcionários.
  • Relatório Diário de Atividades – todos os dias, todos os empregados, fazem um relatório diário de atividades no final do dia. O nosso papel é de ler e cruzar todas as informações e melhorar o ambiente com foco nos resultados.
  • Reuniões Semanais – Abrimos para todos os funcionários o Fluxo de Caixa para que eles percebessem a importância em trabalhar para a sobrevivência e melhoria dos resultados da empresa e como conseqüência desta transparência tivemos um crescimento triplicado nos últimos anos.
  • Mudamos o conceito do Organograma. No início viramos o organograma de cabeça para baixo, onde os funcionários são as figuras mais importantes, depois criamos o conceito de organograma circular ou orbital, onde tudo gira em torno dos resultados da nossa visão estratégica.
  • Pesquisa de Clima – Usamos periodicamente uma Pesquisa de Clima para detectar possíveis insatisfações, proporcionando elementos para correção e prevenção de problemas na empresa.

CONCLUSÕES FINAIS

“Não saímos da idade da pedra por falta de pedras”. As dificuldades e desafios são de todos. Vivemos três fases no conceito da administração: a ERA DA POSSE – era melhor o que tinha mais terras, mais bois, equipamentos… etc, depois passamos para a ERA DA INFORMAÇÃO – nesta era quem tinha a informação era o rei da cocada preta, e hoje estamos na ERA DA GESTÃO – Quem souber gerenciar com competência e articular seus recursos e colaboradores terá o sucesso.

Como conseqüência desta PAIXÃO PELA EMPRESA, estamos crescendo na base de 50% ao ano, o que nos deixa ainda mais comprometidos com nossa missão e valores.

Depoimentos de Alex Freitas, comentários e ilustrações de Getulio A. Ferreira

Um comentário em “ESTRATÉGIAS E SUCESSO EMPRESARIAL”

  1. Parabéns pela matéria, eu estive já em Bonito e viagei com a Agencia Ar em 2010, foi tudo isso e muito mais, posso garantir que tive a melhor experiencia de viagem da minha vida com esta empresa a equipe esta mesmo preparada para fazer feliz aos turistas, e ja agendei minha nova viagem desta vez pra Fernando de Noronha com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *