GESTÃO CASAGRANDE

Pesquisa FlexConsult publicada aqui no Folha Vitória mostra que o capixaba  vê o governador Casagrande como um ótimo político, mas sofre na avaliação de Gestor Público. Dados selecionados na pesquisa:

. 65,8% dos entrevistados disseram que o governador é honesto.

. 83% consideram-no, pessoa inteligente

. 74,2%, dotado de simpatia

. 77% consideram-no moderno

. 70%, democrático

No entanto as características de gestão do chefe do Executivo capixaba tiveram avaliação bem menor:

. 42,6% consideram-no ágil para administrar o governo (já foi 40,6% em período anterior). E ainda:

. 57,4% acreditam que o governador cumpre o que promete.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de outubro 2011, e ouviu 1.000 entrevistados.

Apesar dos resultados obtidos na gestão (42,6%), o governador Casagrande vem obtendo boa avaliação externa. No último 30 de agosto, esteve em Brasilia para mostrar os avanços do ES na área da Gestão para o MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO. Naquela oportunidade do 9º. Congresso Internacional Brasil Competitivo, Casagrande dividiu o palco com as melhores experiências de gestão pública e sustentabilidade do Brasil, reconhecidas pelo MBC.

Não resta a menor dúvida que a continuidade da gestão implantada pelo ex-governador Paulo Hartung tendo como base a filosofia do Planejamento Estratégico, o sistema de elaboração e gestão de projetos com foco em resultados e ampla capacitação e educação do funcionalismo deverá elevar a cada dia esta avaliação, que por sua vez, tem grande impacto nos projetos políticos do gestor político.

Outro ponto interessante, que liga o desempenho da Gestão ao processo Político é relatado no livro A CABEÇA DO ELEITOR de Alberto Carlos Almeida (2008) onde mostra que governos avaliados com índices superiores a 45% de Ótimo e Bom, possuem condição favorável na disputa da eleição. Esta afirmação é resultante de vários anos de pesquisas e dados estatísticos de mais de 150 eleições.

Concluindo. Após vários diagnósticos realizados pelo CEBICT em várias oportunidades no setor público, compreendendo prefeituras e governo de estado, podemos afirmar que a competência na gestão focada em resultados de produtividade e melhoria da qualidade de vida da população ainda é um GRANDE DESAFIO para todos os governantes deste nosso Brasil imenso.  Os resultados que obtivemos nesta área da Gestão avaliando os setores essenciais de cada governo ficaram aquém das menores expectativas da sociedade. Os itens que usamos para avaliação da competência da gestão, presentes nos diagnósticos, são: Gerenciamento, Tecnologia da Informação, Visão Sistêmica, Planejamento, Recursos Humanos e Organização.

Enfim, o caminho é longo, mas é possível ter uma Gestão altamente eficaz em nossos governos.

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