EMPRESAS “SORTUDAS” OU COMPETENTES?

Nada ocorre por acaso, tudo tem uma razão de ser e não adianta ficarmos pensando que a empresa tal é uma empresa de sorte e está crescendo lucrativamente porque o ambiente é favorável. É preciso sair da ingenuidade e começar a investigar as razões do sucesso. Alguns passos importantes para saber porque algumas empresas tem tanta “sorte”.

    BOM PROJETO: Um projeto competitivo tem como base um belo PLANO DE NEGÓCIOS feito com muito rigor e aprofundamento. Neste momento uma avaliação estratégica do ambiente interno e externo com estudos focando Oportunidades e Ameaças, Pontos fortes e Pontos Fracos, é de suma importância para a definição de diretrizes estratégicas: Onde queremos chegar.

      BOA ESPECIFICAÇÃO: Os grandes comerciantes dizem que o sucesso das vendas inicia-se na boa compra, ou seja, é necessário que saibamos especificar corretamente a QUALIDADE, CUSTO ADEQUADO e o PRAZO REQUERIDO para que possamos agregar valor aos produtos e serviços adquiridos em nosso processo.

        BONS FORNECEDORES: A qualidade no fornecimento depende da competência dos fornecedores. Um bom programa de qualificação e desenvolvimento de fornecedores pode melhorar substancialmente a garantia da qualidade no fornecimento, e podemos ainda exigir que o cadastro de fornecedores para itens críticos em nosso processo, seja constituído de empresas que tenham CERTIFICAÇÃO ISO 9001-2008, e outras certificações, caso o mercado exija.

          BOAS COMPRAS: Como dizia DEMING no seu ponto número 4 (Ver 14 pontos de DEMING). Pare de avaliar as transações (COMPRAS) com base somente no preço. A alta administração deve parar de avaliar as transações baseadas na proposta de preço mais baixo porque o preço não tem significado sem qualidade. O objetivo é ter fornecedores únicos para cada item, e assim desenvolver com eles, a longo prazo, um relacionamento de lealdade e confiança e por meio disso fornecer bens e serviços melhores. Os compradores devem ser treinados em negociação e controles estatísticos e exigir o mesmo dos fornecedores. Eles devem rastrear os materiais durante todo o ciclo de vida do produto a fim de examinar como as expectativas dos clientes são afetadas e dar um feedback aos fornecedores com relação à qualidade do que foi comprado deles.

            PROCESSO CAPAZ: Neste grande e importante tópico está o coração da empresa. A capacidade do processo produzir algo de valor, com qualidade, baixo custo e dentro do prazo requerido pelo cliente ou mercado, envolve um conjunto de itens de rotina e também de melhorias constantes (inovação). Aqui entra a visão sistêmica do processo com base nos Ms: Mão de Obra competente e Inovadora, Máquinas – equipamentos e infra estrutura,adequados e ajustados aos processos, Meio Ambiente respeitado e cuidado em termos de sustentabilidade, Métodos inovadores e seguidos pelos empregados e terceiros, Manutenção preventiva e de baixo impacto no custo total da empresa, Mensagens rápidas e eficazes valorizando a comunicação interna e externa, Mérito e premiação aos empregados e terceiros pelos bons resultados atingidos e Medição via dados estatísticos e gráficos de tendências para prevenir a ocorrência de problemas nos processos e também nos clientes. Medir também todos os gargalos e criar uma logística bem robusta e orientada ao cliente.

            BOAS VENDAS: Além da venda como instrumento vital para puxar a produção da empresa, é preciso também cuidar do Pós Venda, ou seja, dar ao cliente a sensação de que ele depois da compra não ficou abandonado. Para a empresa tal procedimento traz a vantagem de se poder avaliar o desempenho do produto vendido e ao mesmo tempo dar confiança e segurança ao mercado. O respeito ao cliente pode ser melhorado com o uso de canais de comunicação abertos para a sua participação, reclamações e sugestões à empresa via internet ou pelo telefone 0800, ou através do contato com os representantes e vendedores. Um venda não termina na entrega do produto ou execução do serviço, ela (a venda) começa exatamente neste momento mágico.

              Concluindo, QUALIDADE AO CLIENTE E SUCESSO NO MERCADO NÃO TEM MÁGICA, é uma coisa simples, que pode ser estruturada com base nestes 6 pontos. Vamos em frente, a concorrência não vai nos esperar, principalmente os chineses, coreanos, japoneses…

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